4 KPIs que um bom gestor precisa saber

Certamente você já deve ter ouvido falar no uso de KPIs para auxiliar o seu negócio.

Isso porque o KPI, Key Performance Indicator em inglês, que traduzido para o português significa indicadores chave de desempenho, possibilita que a sua empresa realize uma análise de como estão sendo os resultados.

 

Desse modo uma empresa de estrutura metálica para galpão, pode investir em um ou mais indicadores de desempenho e analisar os processos operacionais.

 

Já parou para pensar como seriam os processos produtivos e outras funcionalidades da sua empresa, sem analisar o desempenho?

 

É quase impossível que isso resulte em bons resultados. E não é atoa que existe o KPI para auxiliar nos negócios, e acompanhar de modo preciso e eficaz para que os gestores tomem decisões assertivas.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você saiba os quatro indicadores de desempenho, que você, como gestor, não pode deixar de fora da sua empresa. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para descobrir!

 

1. Ticket médio

 

Quer saber o real valor gasto em média pelos consumidores? O ticket médio é a solução!

O uso desse KPI proporciona a você, gestor, entender da melhor forma sobre os processos de vendas do seu negócio, permitindo tomar decisões estratégias para melhorar os resultados e potencializar ainda mais as vendas.

 

Ou seja, ter um negócio com a possibilidade de ter uma visão ampla sobre quem compra e qual valor em média é gasto na sua empresa, é determinante para que gere o lucro empresarial a partir das estratégias e metas definidas na análise.

 

2. Taxa de sucesso em vendas 

Se você trabalha com vendas de placas em acrílico, por exemplo, a taxa de sucesso em vendas é imprescindível no seu negócio.

 

Isso porque, com base na análise e soluções do ticket médio, a sua marca precisa analisar a taxa de desempenho alcançado no número de vendas para os consumidores.

 

Sendo assim, é possível saber a quantidade exata de vendas e até mesmo quantas pessoas tiveram o contato com a sua empresa gerando a oportunidade de vendas, mas que não foram efetivas.

 

3. Taxa de conversão

Outro KPI determinante para o sucesso da organização é a taxa de conversão, que nada mais é que a capacidade de analisar o desempenho em relação à prospecção de clientes.

 

Suponhamos que você vende balcão refrigerado pequeno. Ao aplicar o KPI será possível analisar a quantidade dos leads que foram transformados em clientes. 

 

Logo, com o número detalhado de acessos de usuários no seu negócio e os que finalizaram a compra, novas estratégias podem ser realizadas para buscar o sucesso organizacional. 

 

4. ROI (Return On Investment)

Por fim, mas não menos importante, implementar o ROI é indispensável para qualquer negócio. Se você ainda não utiliza no seu negócio, sugiro que comece a usar agora mesmo.

 

Afinal, se você faz investimentos e não obtém um retorno real sobre o que investiu, é quase impossível saber se as suas estratégias estão sendo um sucesso, não é mesmo?

 

O uso deste KPI, que significa retorno sobre o investimento, tem a capacidade de analisar o desempenho do seu investimento em anúncios, campanhas e afins para captar os seus potenciais clientes.

 

Sendo assim, se os resultados forem positivos, é sinal de que a sua estratégia foi eficiente e que você pode investir dessa mesma maneira para continuar captando o consumidor no seu negócio e garantir o sucesso da sua marca!

 

Então, o que está esperando para investir no uso desses KPIs e ter a possibilidade de analisar o desempenho geral do seu negócio?

 

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.