4 estratégias de Marketing Digital para clínicas odontológicas

As estratégias certas de Marketing Digital aplicadas em clínicas odontológicas pode levá-las a outro patamar! Quer saber como? Veja agora!

De uns anos para cá o mercado odontológico está entre os que mais crescem no Brasil, e com isso surgem muitas clínicas, consultórios e pessoas procurando por tratamentos funcionais e estéticos.

A alta competitividade no segmento exige que dentistas busquem alternativas para destacarem-se da concorrência com recursos que tragam retornos rápidos e sólidos e sejam de baixo investimento, de preferência.

E assim, com tamanha disputa e a necessidade de destaque surge o Marketing Digital para clínicas odontológicas, que tem como foco usar a internet para fortalecer o relacionamento com o público e vender mais a partir disso.

Mas, como fazer isso? Acompanhe agora 4 estratégias de Marketing Digital para sua clínica!

1 – Links patrocinados

Links patrocinados são anúncios em formato de textos simples que aparecem a partir dos resultados de uma busca, ou seja, são personalizados.

O mais famoso deles é o Adwords, a plataforma on-line de publicidade do Google onde os anúncios aparecem antes dos resultados orgânicos de acordo com o termo buscado.

Os links patrocinados são programados a partir de palavras-chave relacionadas a um segmento e costumam ser usados para gerar leads rapidamente a um negócio.

Por exemplo, uma empresa que vende plano odontológico pode criar anúncios a partir de termos e links como “convênio dentista”, “convênio odontológico”, “convênio dental”, dentre outros.

Dessa forma, o link patrocinado irá figurar entre os resultados antes dos orgânicos, trazendo a essa empresa os seguintes benefícios:

  • Baixo investimento x Alto retorno;
  • Geração de leads;
  • Visibilidade;
  • Fortalecimento da marca;
  • Mais clientes;
  • Mais vendas em um curto período.

2 – Redes sociais

Para conquistar mais pacientes e fortalecer o relacionamento com eles o uso das redes sociais é muito importante, porém é preciso conhecer o perfil do público a fim de saber em qual rede social ele está e o que está buscando ali.

As redes sociais são canais digitais potentes quando o assunto é atrair novos clientes (gerar leads), anunciar, publicar conteúdos e claro, gerir o relacionamento com o público a fim de engajá-lo e fortalecer a imagem da sua clínica.

Geralmente as redes sociais baseiam-se em publicações visuais e dinâmicas como vídeos curtos, posts com dicas e promessas e também imagens.

Dica bônus: as pessoas costumam procurar por serviços relacionados a odontologia no Instagram, justamente por ser uma rede social mais visual que as demais. Porém, não deixe de fazer o estudo do seu público.

3 – Blog

Os blogs são usados com a proposta de publicar conteúdos mais extensos e detalhados que as redes sociais, educando o usuário até que ele acabe com suas dúvidas e chegue até o momento de compra.

Nas redes sociais convém publicar conteúdos mais curtos e diretos, já no blog da clínica é interessante abordar um tema com maior profundidade ao mesmo tempo em que toca em outros assuntos relacionados à área e ao paciente.

Normalmente uma pessoa acessa blogs de odontologia para adquirir informações que lhe sejam úteis para acabar com dúvidas sobre produtos, tratamentos, cuidados e por aí vai.

Por isso, é importante que você conheça o perfil do seu público e saiba quais são suas dores e como eles pretendem resolvê-las para que os conteúdos sejam assertivos.

Assim como as redes sociais, o blog é também um canal de distribuição de conteúdo que com o tempo ajuda a fortalecer a imagem da sua clínica e trazer novos pacientes para ela.

4 – SEO

SEO é o conjunto de técnicas usadas em sites, blogs e demais páginas da web a fim de deixá-las dentro dos padrões exigidos por mecanismos de busca como o Google para que elas tenham melhor posicionamento.

Em outras palavras, só está no topo do Google quem trabalha a metodologia  SEO.

Para clínicas odontológicas, SEO pode ser útil em duas finalidades: promover um tratamento e/ou procedimento e também informações relevantes a potenciais pacientes.

Assim, o site institucional e também os conteúdos da clínica ficam dentro dos critérios estabelecidos pelo Google e ocupam as primeiras posições da busca.

Os benefícios de estar no topo são: aumento das vendas, autoridade no segmento e principalmente visibilidade à clínica.

 Conclusão 

Neste conteúdo você acompanhou o que é Marketing Digital, qual a importância de estar on-line e como usar a internet a favor da sua clínica!

Por se tratar de um recurso que exige baixo investimento e traz grandes resultados, o Marketing Digital é hoje uma realidade dentro das maiores empresas do mundo.

Afinal, considerando o mercado atual, quem está off-line não é visto e nem lembrado pelo público. Então, potencialize o crescimento da sua clínica e invista em Marketing Digital!

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto