Se você começou agora a pesquisar mais sobre Inbound Marketing, deve ter esbarrado com o conceito de “buyer persona”, certo?. Quer entender melhor o que isso significa e como aplicar no seu planejamento de produção de conteúdo? Continue lendo esse post no blog.
Persona x Público Alvo
É muito mais comum entender os possíveis consumidores da sua marca como o seu público-alvo, certo? Isso porque esse é um conceito muito mais difundido e já usual do marketing tradicional. Entretanto, é preciso compreender que público-alvo e persona são duas formas diferentes de pensar para quem seus esforços de marketing serão direcionados.
A persona procura personificar a pessoa ideal como consumidora da solução que a sua empresa oferece. Para dar uma cara para esse consumidor, você precisa ir além de dados superficiais.
Vamos trabalhar com um exemplo para explicar essa diferença de forma mais didática. Imagine-se um (a) empresário (a) que tem um comércio eletrônico que vende calçados femininos de múltiplas marcas. Podemos exemplificar como poderia ser seu público-alvo principal e uma das personas da sua marca:
- Público-alvo: mulheres, 22 a 50 anos, graduadas, com renda mensal de mais de 2.000,00 reais, que costumam comprar roupas e calçados online.
- Persona: Maria Eduarda, 27 anos, solteira, formada há alguns anos e trabalha em uma agência de turismo e adora sapatos. Prefere fazer compras online, já que não tem muito tempo no dia a dia para ir até as lojas e porque confia nesse tipo de venda. Como gosta muito de moda, sempre acessa blogs sobre o tema, além de seguir perfis de interesse em redes sociais como Instagram, Facebook e Pinterest.
É claro que esse foi só um exemplo, mas a ideia é que você entenda que uma buyer persona é a representação fictícia do consumidor ideal da sua marca.
Vale lembrar que é bastante comum criar mais de uma persona, de acordo com o mercado de atuação em que seu negócio está inserido.
Veja também: Como faturar mais em seu e-commerce com inbound marketing?
Planeje antes de executar
Um erro muito comum de quem começa a produzir conteúdo com o objetivo de atrair visitantes é não planejar o que será feito e partir para ação de imediato.
Pense na produção de conteúdo da sua empresa como uma rodovia. Você precisa saber onde quer chegar para fazer sentido entrar no carro e começar a dirigir.
A primeira parte de um bom planejamento de Inbound Marketing é pensar em quem irá ler o seu conteúdo, para quem você vai escrever, quem são as pessoas que você quer atrair como leads. Isso será norte para o tipo de material a ser desenvolvido, a linguagem, onde esse material será divulgado.
E é aí que entra a definição de personas.
Leia mais: As principais técnicas para gerar leads com inbound marketing
Como construir a persona corretamente?
Se você estiver planejando Inbound Marketing para uma empresa que já atua no mercado, use isso a seu favor e faça a pesquisa com clientes reais, que já consomem da marca, para entender quem deve ser seu foco. Por outro lado, se a empresa estiver começando do zero, entreviste consumidores de concorrentes diretos ou clientes em potencial.
A definição assertiva de uma persona envolve alguns pontos que devem ser abordados na pesquisa:
- Dados básicos não podem ser desconsiderados: pergunte o sexa, idade, faixa salarial, com o que ela trabalha, estado civil, com quem mora, nível de escolaridade…
- Quais são os hábitos de consumo dessa pessoa?
- Quais são os sonhos e metas que ela tem na vida?
- Qual o maior medo dessa pessoa?
- Quais são as metas pessoas que ela procura alcançar?
- Que tipo de atividade ele faz nas horas livres?
- Que tipo de problema ela encontra no dia a dia?
- Principalmente, que problemas a sua empresa pode ajudar a solucionar?
- Quanto essa pessoa estaria disposta a investir nessa solução?
- Onde esse consumidor busca por informações hoje?
- Que tipo de formato de conteúdo ele costuma consumir (vídeos, publicações em blogs, discussões em fóruns, e-books, podcasts de discussão, aulas online)?
Construir a persona (ou personas) é parte fundamental e deve ser o primeiro passo na hora de começar a trabalhar com produção de conteúdo e marketing de atração. Pense na persona como uma pessoa real, que tem problemas, sonhos e medos, para depois entendê-la como consumidor.