As redes sociais podem ser consideradas extensões digitais da vida das pessoas. Atualmente, com mais de três bilhões de usuários em todo mundo, elas caíram no gosto dos brasileiros.
Para os empreendedores elas são ferramentas muito valiosas para a geração de resultados, fortalecendo a presença online, aumentando a autoridade e trazendo muitos leads qualificados.
No entanto, a maior parte faz um uso equivocado, usando-as apenas como um tipo de portfólio, sem uma boa estratégia de marketing. Isso faz com que percam muitas funcionalidades e possibilidades no mercado digital.
Com um uso adequado e bom conteúdo, elas se tornam meios de comunicação extremamente efetivos na atração e fidelização de clientes.
Pensando nisso, se você quer usar essas ferramentas de forma mais assertiva e potencializar os resultados do seu negócio, que pode ser uma empresa de alimentacao hospitalar, acompanhe as próximas dicas.
1. Comece com boas escolhas
Em sua definição, rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.
Existe uma grande diversidade de opções, como:
- WhatsApp;
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- Twitter;
- YouTube;
- TikTok;
- Snapchat;
- Pinterest.
Cada uma conta com suas particularidades, como o formato das publicações, o público que a utiliza e até mesmo a finalidade de cada rede, que é bem diversificado.
Caso você tenha dúvidas de qual é a plataforma mais adequada para seu tipo de negócio, vale uma boa pesquisa, tanto para auxiliar na sua escolha quanto para direcionar todas as ações que fará em cada uma.
Sua gráfica, que possui caderno brochura personalizado, por exemplo, não precisa estar em todas elas, mas certamente aumentará sua visibilidade ao estar presente no máximo de opções, principalmente naquelas em que seu público marca presença.
No entanto, mais importante do que estar em todas, é fazer um bom uso de cada uma delas. Aliás, um bom estudo do seu público-alvo deve conter dados importantes de quais redes eles utilizam e em quais plataformas eles passam mais tempo.
2. Se possível, use as versões Business
Grande parte das redes sociais são oferecidas em duas versões, uma voltada para o usuário em geral e uma própria para empresas, as versões Business.
Cada rede conta com suas particularidades, mas em geral, são essas versões que disponibilizam ferramentas para anúncios e oferecem maior possibilidades de personalização.
O mais importante para que você possa realmente tornar as redes sociais do seu negócio mais atrativas são os dados e métricas fornecidos por essas opções.
São diversas informações fundamentais para seu negócio, que pode ser um buffet para eventos. Tratam-se de dados referentes às interações do público com cada uma de suas publicações, assim como informações demográficas, entre muitas outras.
Aproveite e use esses dados com inteligência no desenvolvimento de suas estratégias de publicação.
3. Invista em anúncios pagos
Anúncios pagos e publicações patrocinadas são boas formas de ganhar um bom destaque para a sua página. A maior funcionalidade desses anúncios é a segmentação de mercado que eles permitem.
Dessa forma, os anúncios da sua empresa serão direcionados para o público de acordo com as personalizações realizadas dentro da plataforma.
Esse impulsionamento das publicações faz muita diferença na atração de leads qualificados, devido à sua automatização.
4. Aposte na qualidade visual
Os seres humanos são criaturas visuais e as redes sociais utilizam desse princípio. São como vitrines expositoras online, não só de produtos, mas também de conteúdos.
Todas elas contam com um forte direcionamento visual, aceitando diferentes mídias como fotos, infográficos, vídeos, gifs, etc.
Conteúdos precisam ser atrativos visualmente, uma vez que existem milhares de outras imagens passando pelas redes sociais de um usuário. Reflita sobre a quantidade de coisas que você ignora diariamente em suas redes sociais porque não te atraíram visualmente.
O novo perfil de consumidor que está no mundo digital é super conectado, mas extremamente distraído, visto que existe um bombardeio constante de informação.
Imagens
Dê atenção à qualidade desses conteúdos, tanto da parte visual quanto sonora. Use fotos e imagens atrativas e com boa definição.
Além disso, não se limite às imagens de seus produtos. As redes sociais de uma loja de mobiliario urbano em sao paulo não devem possuir somente fotos dos móveis à venda.
É importante expor seu produto, mas aproveite para trazer imagens e conteúdos sobre decoração, por exemplo.
Uma boa ideia é compartilhar em suas redes sociais fotos de como seus clientes utilizaram seus móveis em suas casas ou escritórios. Essa é uma boa estratégia para gerar engajamento e ainda fazer com que o que você vende se torne desejado.
Explore também imagens conceituais, que se ligam aos propósitos e valores do seu negócio, como uma imagem de um computador completo com uma lâmpada acesa que pode ser usada no perfil de uma assistência técnica.
Suas imagens sempre devem chamar a atenção do público para que se inicie uma identificação, e consequentemente, conexão. Tenha em mente que toda imagem carrega uma mensagem, então sempre considere com cuidado o que você quer dizer.
Quanto mais informativas e educativas, mais relevantes suas imagens serão. Infográficos são ótimas opções nesse sentido, sendo muito bem recebidos.
Vídeos
Os vídeos também são boas estratégias de marketing para as redes sociais. Esse tipo de conteúdo atrai e gera muito mais engajamento do que longos textos.
As CTAs (Call to Action), que são as chamadas para ação colocadas no fim de conteúdos, como “deixe seu comentário” ou “inscreva-se em nosso canal”, possuem uma taxa de conversão maior em conteúdos audiovisuais.
Para o total sucesso, aproveite e coloque legendas em seus vídeos. Isso fará muita diferença.
A grande maioria dos usuários utilizam as redes sociais sem ativar o som ao longo do dia, por diversos motivos. Então faça seus vídeos com uma boa qualidade sonora, mas não de forma que dependa do áudio para fazer sentido.
Além disso, legendas tornam o conteúdo mais inclusivo, pois permitem que pessoas com problemas auditivos não tenham dificuldades para assistir seu conteúdo sobre instalação de papel de parede 3d, por exemplo.
Legendar em outros idiomas é outra boa ideia, aumentando muito o alcance de seus vídeos.
Mas toda superprodução para a melhor qualidade visual não é nada sem um bom conteúdo por trás, o que nos leva a nossa próxima dica.
5. Certifique-se que o conteúdo é relevante
As redes sociais são movidas por conteúdo, e fazer postagens aleatórias e sem sentido só vai resultar em perda de tempo.
Para uma boa presença online que cative clientes, aumente o tráfego em suas páginas, gere mais leads e resulte em muitas vendas, são necessários conteúdos que conversem diretamente com o público.
Tenha consciência de que seguidores são pessoas e não números. Sua estratégia de marketing nas redes sociais deve existir para humanizar sua marca, ou seja, se conectar a cada um deles.
6. Fale com suas personas
Ao desenvolver seu estudo sobre o público-alvo, crie personas. Essa é uma estratégia do Novo Marketing e a ideia é desenvolver um perfil fictício completo que compreenda o seu cliente ideal e real.
Sugerimos fazer um trabalho que dê um nome, idade, profissão, escolaridade, situação social, hobbies e problemas à elas.
Com essa visualização estratégica, será bem mais simples pensar em conteúdos atrativos e relevantes para sua assistencia tecnica apple iphone, assim como a linguagem certa, conteúdos personalizados e todos os demais detalhes.
Outras dicas valiosas são sempre usar textos e roteiros bem escritos, com informações verdadeiras e consistentes, e dar o devido crédito às suas fontes.
7. Atenção ao título e as chamadas
Não adianta um bom conteúdo, imagens e vídeos perfeitos sem títulos e chamadas interessantes.
O título precisa ser tão atrativo quanto o conteúdo, sempre o mais curto e objetivo possível. Títulos que oferecem soluções ou pontuam tópicos costumam ter sucesso, como “Como organizar um evento em X passos”.
É fundamental, claro, que o conteúdo faça jus ao título. Nunca faça promessas falsas, como um título como “10 dicas de bem-estar” e traga apenas cinco, por exemplo. Esse tipo de ação trará resultados negativos para sua popularidade nas redes.
8. Faça uma boa gestão e tenha controle
Existem diversas ferramentas para apoiar a gestão das redes sociais, programando postagens, medindo o alcance das páginas e monitorando métricas, acompanhando a evolução dos seguidores, além de avaliar o engajamento.
Inclusive, ter controle e automatizar suas estratégias são chaves para qualquer empresa se destacar nos meios digitais, inclusive nas redes sociais.
9. Use-as de forma integrada
Nossa última dica e conclusão de todo esse discurso é que você precisa das redes sociais para ter sucesso em uma estratégia digital, então integre o uso de todas as suas plataformas.
Por exemplo, você pode divulgar sua gráfica pelo Instagram, conversar e caminhar com as negociações no WhatsApp e fechar a venda na sua plataforma de e-commerce, ou ainda compartilhar no Facebook seus vídeos do YouTube.
São infinitas as possibilidades, basta desenvolver sua estratégia e ter foco, se dedicando diariamente.
Conclusão
Marcar presença nas redes sociais passou de ser uma necessidade para se tornar uma obrigação para qualquer empresa, possibilitando criar maior autoridade no mercado e ficar mais conhecido pelos consumidores.
Alinhando a rede em que seu público está com o que ele procura por lá, você começa a realmente se comunicar e criar uma relação de proximidade com eles, garantindo que sua impressora de etiqueta colorida ou quaisquer produtos e serviços tenham muitas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.