Há pouco mais de 10 anos, a rede social que fazia sucesso entre o público brasileiro era o Orkut. Até então, ninguém imaginava que pouco tempo depois esse canal perderia força até ser extinto – e substituído pelo Facebook e demais redes. Mas… O que vem no futuro? Você já ouviu falar sobre a rede social Vero? Ela pode assumir esse importante papel de ser a sucessora do Facebook.
Porém, a Vero possui suas próprias características, que a distanciam do Facebook e trazem consigo um ideal mais humano. Ficou curioso? Então conheça um pouco mais sobre essa nova rede e esteja pronto para utilizá-la da melhor maneira em um futuro não tão distante.
– Veja também: Entenda a importância das redes sociais para Inbound Marketing
Como surgiu a Vero?
A Vero surgiu em 2015 como uma rede social alternativa para os usuários de Facebook que estão cansados das falhas e bugs ali presentes. Principalmente, destacam-se as questões que envolvem a privacidade das informações e postagens dos usuários, por exemplo. Assim sendo, a Vero surge com o objetivo de controlar e proteger melhor essas informações.
A marca defende que seus usuários são os verdadeiros clientes e não “um produto vendido a anunciantes”. Ainda, também ressalta ser uma plataforma em que “deixa o usuário ser ele mesmo”. Exatamente por isso o nome dela é “Vero”. Palavra que, em italiano, significa “verdade”. Ou seja: é uma rede social que deseja transmitir essa mensagem e sensação para os seus usuários.
As diferenças entre Vero e as demais redes sociais
Ao utilizar a Vero, é prometido que os usuários receberão apenas exatamente aquilo que desejam. Não terão a navegação interrompida por anúncios ou algoritmos – como acontece no Facebook, por exemplo. Assim, o objetivo da rede é aumentar e fortalecer efetivamente o relacionamento entre as pessoas. Ressaltando o motivo pelo qual surgiram as redes sociais em primeiro lugar: aumentar e fortalecer os laços humanos.
Outra grande grande diferença para o Facebook é que a rede social Vero funciona com um esquema de assinatura anual. O primeiro ano é gratuito, porém, após esse período, é cobrada uma taxa para seu uso. Também, é importante ressaltar que a Vero só funciona por meio de aplicativos e em smartphones. Ou seja: para utilizar e conhecer a rede, é preciso baixar o app. Ele está disponível para download nos sistemas Android e iOS.
Ainda, um fator que tem atraído o público para a Vero é um item que era utilizado anteriormente pelo Facebook, Twitter e Instagram. Porém, devido aos anúncios, algoritmos e questões que envolvem o engajamento, foi deixado de lado. Estamos falando da ordem cronológica de postagens. Esse é um ponto muito prezado e valorizado pelos usuários – e é mantido e garantido pela Vero. Ponto positivo para a rede!
– Veja também: 7 ferramentas de redes sociais que vão ajudar no gerenciamento da sua página
Como funciona a rede social Vero?
Assim como no Facebook e no Instagram, a base da Vero é o compartilhamento de conteúdo. Porém, além dos pontos citados anteriormente, ela também se diferencia por permitir que o usuário segmente seus contatos. Assim, eles são colocados em categorias diferentes de acordo com a proximidade do usuário com essas pessoas. Dessa forma, o usuário opta por quem verá os seus compartilhamentos, garantindo sua maior segurança e privacidade.
Ps.: o Facebook também permite o controle sobre quem verá aquilo que será postado. Porém, essa é uma ação que exige mais tempo e conhecimento sobre a rede. Na Vero, basta apenas um toque na tela do smartphone para definir quem verá o material que será publicado.
Outro ponto sobre a Vero é que a rede separa as postagens em seis categorias distintas. São elas: foto, link, música, filme/tv, livro e lugar. Ainda, algumas dessas categorias trazem consigo o selo “Recomendar” ou “Não recomendar”. Também, permite postar a ação que está sendo feita pelo usuário, como “assistindo”, “ouvindo”, “lendo”, entre outros.
A organização das postagens é outro ponto que merece destaque na rede social Vero. Isso porque tudo o que o usuário postar ficará reunido na aba “Collections”. Ali, ele encontrará de maneira ágil tudo o que já compartilhou – ou o que foi compartilhado com ele. Dessa forma, tem um acesso fácil a todo esse material caso queira consultá-lo – ou apagá-lo – no futuro.
Ainda, para auxiliar na organização, é possível utilizar hashtags nas publicações. Inclusive, na própria tela inicial do perfil do usuário, são exibidas várias tags que estão em alta. Elas auxiliam o usuário a ter noção de quais são os temas populares do momento. Essa é uma característica do Twitter que foi muito bem incorporada pela rede social Vero, por exemplo.
Está disposto a conhecer a rede social Vero?
Sabe-se muito bem que a tecnologia muda com frequência. Assim sendo: é difícil prever se a rede social Vero realmente destronará o Facebook. Porém, não se pode mais negar ou ignorar a existência dessa rede visionária.
Com seu visual agradável, a Vero se destaca por manter a ordem cronológica de postagem e agregar recursos básicos das principais redes sociais – como Facebook, Instagram e Twitter. Também, a rede apresenta uma política de uso mais democrática e humana, que promete manter a essência de uma rede social de verdade. Ou seja: enfatizar os relacionamentos e focar no usuário como o que realmente importa para a rede – e não nos anunciantes.
E você? Está disposto a conhecer essa nova rede? Já utiliza a Vero? Acha que ela pode comprometer o reinado de outras redes sociais já existentes? Comente e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!