Para muitos leigos, clientes e até alguns profissionais da área seja qual for a identidade ela é chamada de logo ou logotipo. Entretanto existem algumas diferenças que caracterizam o que é um logotipo, imagotipo, isologo e isotipo.
LOGOTIPO
Logo = palavra + Tipo = letra ou caracter. Isto é, um logotipo é quando atribuímos uma identificação (à marca/produto/serviço) apenas pelo Lettering. Exemplos: Zara, Google, GAP, entre outras.
IMAGOTIPO
Combinação da imagem simbólica/ícone + Lettering. Geralmente o símbolo/íconone + o Lettering poderão eventualmente funcionar em separado. Exemplos: Lacoste, Audi, Motorola, entre outros.
ISOLOGO
Combinação integrada da Imagem/ícone + Texto. O ícone está integrado no Lettering ou vice-versa. Nunca podem ser separados uma vez que não funcionam um sem o outro. Exemplos: BMW, Burguer King, Harley-Davidson, entre outros.
ISOTIPO ou SÍMBOLO
É apenas o Ícone/símbolo que visualmente sintetiza os valores, o caráter, os princípios e a personalidade da marca/produto/serviço.
Agora você já conhece todas as diferenças entre logotipo, imagotipo, isologo e isotipo e pode usar a nomenclatura da maneira correta!
Falta do que fazer desse povo que vive inventando nomes que se confundem um com o outro, onde a diferença é sutil, principalmente se considerarmos como ela é escrita.
Não poderia ser simplesmente logomarca (tipo + símbolo) e logotipo (só lettering)?
Nem vou entrar na questão se existe o termo logomarca, pois que não existe é outra besteira sem tamanho, inventada por quem também não tinha o que fazer.
Se todo mundo intende, e não causa embaraço (no caso, pelo contrário, usar o termo logomarca facilita em muito o trabalho), o que importa a etimologia da palavra?