O marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para as empresas que estão presentes nas plataformas digitais. E, cada vez mais, as corporações entendem a importância de estarem ali e conquistarem a sua autoridade online. Junto com o marketing digital surgiram novas áreas de pesquisa para se obter sucesso online – e, para isso, é preciso entender e dominar algumas ferramentas. Entre elas, o SEM merece destaque.
Afinal: o que é SEM?
O SEM (sigla para Search Engine Marketing), é um conjunto de técnicas de marketing online. Seu objetivo é promover um site nas nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador – como o Google, por exemplo. Páginas que estão mais bem ranqueadas nessas buscas são as que recebem mais visitas. Por isso, saber o que é SEM e utilizar desse conhecimento para a sua sua marca é tão importante.
Vale lembrar que o SEM engloba estratégias que envolvem duas grandes frentes:
- Os links patrocinados (Google Adwords) – anúncios que aparecem nas páginas de resultados em formato de links;
- O SEO (Search Engine Optimization) – resultados orgânicos da página de buscas. Para ser bem ranqueado de acordo com o SEO, é preciso utilizar de maneira correta as estratégias avaliadas pelas buscas do Google.
– Sugerimos que você complemente a leitura com: Otimização SEO: melhores práticas para aplicar no seu site
Qual a importância do SEM?
De acordo com uma pesquisa recente da DMR, empresa americana responsável por oferecer dados e estatísticas sobre o mundo digital, são feitas cerca de 2.3 milhões de pesquisas no Google a cada segundo. Ou seja: as pessoas estão buscando informações o tempo todo.
Vale lembrar que não foi à toa que o Google se tornou essa empresa gigante que conhecemos hoje. Isso acontece porque ele oferece muita credibilidade e incentiva a produção de conteúdos de qualidade. Isso tudo proporcionando uma boa experiência ao seu usuário. Porém, para que a sua página apareça nesse site de busca, ela deve seguir algumas orientações. Seguir essas dicas se torna mais fácil quando você sabe o que é SEM e a importância desses critérios.
4 dicas básicas para utilizar corretamente o SEM:
- Use boas palavras-chave em seus textos. Para escolher as mais relevantes, observe como está a concorrência por uma keyword nos links orgânicos e também nos patrocinados. Muitas vezes, durante essa pesquisa, você pode descobrir ou conhecer termos que farão a diferença na hora de você se sair na frente dos concorrentes.
- O Google preza pelo bom conteúdo, não tente enganá-lo. Ou seja: aposte em títulos que realmente condizem com o que está escrito no seu texto, não force a repetição de palavras e faça postagens de tamanho adequado – normalmente, acima de 300 palavras.
- Faça e utilize boas chamadas para a ação (call to actions, ou CTAs) nas suas postagens.
- Lembre que o material feito por você tem como principal objetivo melhorar a vida do usuário. Por isso, foque em materiais com boa qualidade e relevantes.
– Veja também: 5 motivos para você se apaixonar por Inbound Marketing
Agora que você já sabe o que é SEM, é hora de colocá-lo em prática!
Essas são algumas dicas teóricas que explicam o que é o SEM e como ele funciona. Se você ainda ainda ficou com alguma dúvida no assunto e não sabe por onde começar a colocá-lo em prática entre em contato conosco! Oferecemos as melhores soluções para ajudar a sua empresa crescer no mercado virtual.