Você sabe o que é público-alvo? Essa é uma expressão que faz (ou pelo menos deveria fazer) parte da rotina de todas as empresas, sem exceção. Isso porque é fundamental saber quem irá consumir seus produtos ou serviços. Porém, quem exatamente faz parte do seu público-alvo? Como defini-lo de maneira certeira? Confira nossas dicas e acerte em cheio no seu target.
Afinal, o que é público-alvo?
O público-alvo é, basicamente, o grupo de pessoas que você identifica como aqueles que possuem o perfil ideal para se tornarem seus clientes. Ou seja, aqueles que você acredita que vão se identificar com sua marca, que têm características e pensamentos em comum com a empresa e, consequentemente, irão comprar seus produtos ou serviços. Basicamente, são as pessoas em quem você irá focar as estratégias do seu negócio. Aqui, estão incluídas as estratégias de marketing, passando pela criação, produção, distribuição, lançamento, compartilhamento, entre outras.
Então, definir quem ou o que é público-alvo é muito importante. Afinal, é somente a partir do conhecimento desses dados que você irá traçar suas estratégias. Também, é a partir dessa definição que você também irá criar sua brand persona, que se refere àquelas pessoas que você gostaria que comprassem da sua empresa. Vamos entender um pouco mais sobre o tema:
– Veja também: Persona: qual a importância e como definir a da sua marca
Por que preciso conhecer quem é meu público-alvo?
Você já deve saber que não é possível agradar a todo mundo, certo? E sim: isso funciona também no mundo empresarial.
O seu produto/serviço, por mais utilidades que possa ter, não pode ser direcionado para todo mundo. Ou seja, você não pode sair por aí anunciando para qualquer pessoa sem entender melhor quem realmente precisa daquilo que você vende.
Assim sendo, além de compreender o que é público-alvo, também é fundamental conhecer e estudar alguns dados que irão definir quem é o seu target. Dentre eles, existem algumas categorias que podem ser fundamentais nesse processo. Confira:
Faixa etária
Saber o que é público-alvo significa compreender, dentre inúmeras questões, qual é a principal faixa etária do seu cliente. Ou seja: seu produto/serviço é voltado para quais idades? É algo destinado para adolescentes? Para adultos a partir dos 18 anos? Voltado para idosos?
É preciso definir qual é a faixa etária que irá consumir o que você está vendendo.
Lembre-se que pessoas de outras idades até podem comprar da sua empresa, mas elas não são o seu foco principal.
E como descobrir a faixa etária ideal do meu público? Por meio de questionários, estudo da concorrência e outras pesquisas de mercado.
Dica da Amura: mantenha a faixa etária bem definida, para não “atirar para todos os lados” – e, com isso, perder a atenção do seu público.
Renda média
Outra categoria importante que deve ser levada em consideração quando você está em busca de definir o que é público-alvo é definir e avaliar qual é a renda média do seu perfil de clientes. Isso significa que você precisa entender qual é a base salarial do seu público para, a partir de então, oferecer sua solução a ele.
A lógica é simples: você não vai oferecer o seu produto para alguém que não pode comprá-lo, não é mesmo? Da mesma forma, se você trabalha com algo mais simples, não pode ofertar a alguém que busca por serviços e/ou produtos de alto valor agregado.
Gênero
Ainda, seu produto e/ou serviço é destinado para homens ou mulheres? Ou seu público-alvo é formado por pessoas de ambos os sexos? É importante reconhecer esse dado pois a linguagem trabalhada com homens e mulheres é diferenciada. Também, essa é uma questão que deve ser abordada e levada em consideração por empresas que vendem e se comunicam com o público LGBT, por exemplo.
Localização
Dependendo do que é vendido, é preciso também estudar a região em que o cliente em potencial reside. E, então, e colocar como característica do público-alvo. Isso é interessante no caso de produtos sazonais ou muito característicos de determinado local.
Pode também estar relacionado com a proximidade com a sua empresa ou com a classe social a qual essas pessoas pertencem. Empresas que fazem ações locais – como a Uber, por exemplo, – precisam ter esses dados bem definidos.
Preferências
Além das características citadas acima, outro ponto fundamental na hora de definir o seu target é saber quais são as preferências das pessoas que utilizariam o seu produto/serviço. Elas gostam de rock? Frequentam bares e casas noturnas? Ou preferem ficar em casa assistindo a TV? Quais são seus hobbies?
Entender as preferências desse grupo de pessoas é outra característica que faz com que você possa alinhar sua linguagem e formas de trabalhar certos temas. Assim, na hora de produzir um material de marketing de conteúdo para informar e educar o seu público-alvo, saberá exatamente aquilo que lhes interessa – e, também, como passar essa mensagem para eles. Também, reconhecerá os canais que esse público está presente. Ou seja: é fator fundamental para a sua empresa.
– Confira: Conseguindo clientes com marketing de conteúdo
Como identificar seu público alvo
Identificar quem é seu público-alvo não é uma tarefa difícil. Se você já está atuando no mercado pode estudar melhor as pessoas que se identificam com sua marca, aqueles que já são seus clientes e também os seus leads.
Porém, se você ainda está começando, é interessante definir exatamente quais são as características do seu produto/serviço. Então, estude a sua concorrência e analise se seus clientes seriam as mesmas pessoas. Assim, você saberá se oferecerá algo novos e realmente relevante para esse target.
Já possui um blog, site ou perfis nas redes sociais? Então comece a analisar quem interage com o que você posta, quem se inscreve para saber mais sobre o seu produto/serviço. Assim você conseguirá identificar com mais facilidade quem é exatamente o seu target. Mãos à obra!