O que é Inside Sales e como ele funciona?

Alcançar o sucesso e aumentar as vendas é o objetivo de toda empresa. Isso porque somente dessa maneira é possível obter lucro. Com isso, conta-se com bons colaboradores, é possível satisfazer as necessidades do público-alvo e ampliar os seus negócios. Nesse aspecto ganha espaço no mercado o Inside Sales. Mas você sabe o que é Inside Sales? Então confira:

– Veja também: Você está fazendo retenção de clientes corretamente? Veja 5 dicas

O que é Inside Sales?

O Inside Sales – que em português seria traduzido como “vendas internas” – é um processo em que as empresas que se destacam vem utilizando para complementar os tradicionais processos de vendas. Esse método auxilia na captação e fidelização de clientes. Também potencializa o trabalho dos vendedores e, com isso, faz com que haja um maior faturamento e menores gastos para a corporação.

Vale lembrar que, para saber o que é Inside Sales é preciso entender que esse é um formato de vendas remotas. Ou seja: se você já conta com vendedores fazendo ligações para completar as vendas, já executa o Inside Sales na sua empresa. Porém, talvez a sua corporação não utilize de todas as ferramentas e capacidades que essa técnica oferece. Isso porque, para um Inside Sales funcionar de forma efetiva, a empresa deve investir nas facilidades que a tecnologia e internet lhe oferecem – além das ligações telefônicas.

Porém, apesar de esse método contemplar ligações, é sempre importante ressaltar um ponto: Inside Sales não é telemarketing. Confira as diferenças:

Telemarketing:

Ligar para o maior número de pessoas possíveis com um roteiro pré-definido, sem informações personalizadas.

Inside Sales:

Vendedores bem treinados, que personalizam os discursos para cada cliente em potencial. O vendedor sabe quem é o consumidor e o contexto em que ele está inserido. Então, oferece as melhores soluções.

– Você também pode se interessar por: 5 dicas para vender mais

Implantando o Inside Sales

Sabendo o que é Inside Sales, é possível investir nessa ação para a sua empresa. Para isso, é preciso entender que essa transição – do método tradicional para o novo – não acontece de um dia para o outro. Você precisará de tempo, treinamento – de equipe e de clientes, – ações certeiras e paciência. Confira algumas dicas para implementar o Inside Sales:

1. Treine a sua equipe

É preciso contar com vendedores que saibam de todas as informações sobre aquilo que comercializam. Assim, poderão transmitir mais credibilidade ao cliente. Portanto, ofereça treinamentos com esse conteúdo. Também aproveite para mostrar aos vendedores o conceito do Inside Sales. Deixe claro as vantagens que esse método representará para os negócios:

  • Redução de custos – pois não há a necessidade de deslocamento;
  • Personalização de atendimento – é possível atender cada cliente com maior atenção;
  • Otimização de tempo – menor perda de tempo com reuniões presenciais;
  • Aumento de produtividade – como o tempo é melhor aproveitado, há um aumento na produtividade. Com isso, melhores resultados para a empresa e para cada vendedor.

2. Prepare a sua empresa e o público para a transição

Todo processo passa por uma transição. Com o Inside Sales não é diferente. Cabe à empresa fazer esse processo de maneira estratégica e bem planejada. Essa estratégia deve abranger tanto os clientes quando os consultores da empresa. É preciso que todos entendam o motivo dessa mudança e, mais do que isso, comprem a sua ideia.

3. Ofereça material para capacitar vendedores e clientes

É preciso preparar a empresa e clientes para o Inside Sales. Assim, a empresa deve oferecer materiais capacitadores para seus clientes e colaboradores. Para os colaboradores, a empresa pode investir em vídeo aulas e treinamentos que reforcem as ferramentas e metodologias do Inside Sales.

Para os clientes, a empresa deve fazer materiais que o aproximem da empresa, também aproveitando para mostrar as vantagens dos seus serviços/produtos – e relembrando, as forma sutil, sobre o atendimento via remota.

4. Invista em uma boa estrutura

Tenha bons computadores e softwares, smartphones com aplicativos que possam auxiliar no relacionamento com clientes e aprendizado sobre Inside Sales. Também é importante contar com uma internet rápida e linhas telefônicas. A parceria com a equipe de marketing deve ser bem trabalhada. Afinal, caberá a esse time desenvolver landing pages adequadas e a boa atuação nas redes sociais.

– Veja também: Como obter melhores resultados com marketing e vendas trabalhando juntos

Agora você já sabe o que é Inside Sales, que tal investir nesse formato de vendas para a sua empresa? Os resultados são extremamente positivos e gratificantes.

Ainda possui alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco que com certeza poderemos lhe ajudar!

guia inside sales