O e-commerce é uma tendência atual, que não mostra sinais de queda, pelo contrário, só tende a crescer com o passar dos anos.
A comunicação digital foi uma salvação e cada vez mais os meios digitais se fortalecem, as compras online aumentam e o uso de redes sociais também.
O aumento do número de pessoas que realiza compras online é nítido.
Saiba por que o futuro está reservado para o e-commerce!
E-commerce e a pandemia
Como foi preciso passar o maior tempo possível em casa, a fim de evitar aglomerações e diminuir o contato físico, a população usou e continua usando as plataformas digitais com muita frequência.
Neste cenário atípico de 2020, devido a pandemia, aconteceu uma grande transformação em relação a compra e venda online.
A vitrine principal passou a ser a virtual, foi por lá que muitas marcas conseguiram sobreviver, e muitas surgiram ou se reinventaram, aumentando suas vendas, mesmo em momento de crise para muitos.
Trazendo assim o começo da melhor era do e-commerce.
Facilidade e praticidade
A loja online garante uma maior facilidade e praticidade, tanto para o cliente quanto para a marca em si.
As pessoas estão cada vez mais imediatistas e suas rotinas refletes isso, querem as coisas na palma da mão o mais rápido possível e com uma solução mais prática.
Algumas pessoas não possuem tempo para ir às compras, seja mercado ou lazer, e fazer essa ação pelo celular ou computador, poupa tempo. Com apenas alguns clique elas podem fazer a sua compra e mandar entregar em seu endereço, sem a necessidade de perder tempo se deslocando até o estabelecimento para realizar a compra e escolher produtos.
Uma coisa que facilita e deixa esse comércio mais prático é o frete. Como foi dito anteriormente, os consumidores querem otimizar o seu tempo e evitar deslocamentos que podem ser resolvidos com cliques, no conforto do seu lar.
Outra ponto é a segurança e facilidade do pagamento online.
Já que a compra é feita facilmente e as lojas trabalham o tempo todo para agilizar a entrega, não tem porque o pagamento ficar de fora.
O e-commerce vai substituir as lojas físicas?
Muito provável que não!
Mesmo com o crescimento do e-commerce, ainda falta muito para a tendência substituir a loja física.
Por mais que seja uma opção mais fácil e prática comprar online, o ambiente da loja continua sendo o preferido da maior parte das pessoas por proporcionar experiências sensoriais aos clientes. O ser humano gosta de interagir com pessoas, portanto, gosta do atendimento pessoalmente.
Outro ponto é o fato de que, muitas pessoas gostam de ir às compras pelo passeio, às vezes nem tem a intenção de comprar, mas acaba vendo vitrines, entrando em lojas e até comprando produtos.
Mesmo que não haja essa substituição, é muito provável que as marcas optem pelo e-commerce. E assim, poderão abrir espaço para que as lojas físicas sejam apenas um apoio as lojas online, e melhorar ainda mais a experiência do consumidor.
Oferecendo uma boa experiência para o consumidor, a marca pode conseguir atraí-lo e até mesmo fidelizá-lo.
Esses e muitos outros fatores mostram que o futuro está mesmo reservado ao e-commerce, e que essa tendência veio para ficar, revolucionar o mercado e dar oportunidade para muitas lojas crescerem.