Você já deve ter ouvido falar algo sobre os arquétipos de marca, não é?
Os arquétipos são modelos de personalidades que as pessoas têm no inconsciente e influenciam na percepção do consumidor, que então reage e possui funções eficazes na comunicação.
Neste texto iremos falar sobre o arquétipo cara comum, que faz parte do grupo onde o que os motiva é a estabilidade e controle.
Entenda o arquétipo governante!
O Governante
O arquétipo governante é aquele que acima de tudo quer exercer o poder, que se posiciona como um líder, e sem contar que sempre busca ter estabilidade, status e ser previsível.
Seu carisma se apresenta sempre, mas isso não o impede de ter autoridade e força em seus discursos. Embora esteja sempre no meio de multidões, se sente confortável e se expressa com facilidade, contando com um vasto poder de persuasão.
O governante está sempre em busca de criar algo em que seja bem sucedido e prospere,
porém tem medo de que as coisas fiquem fora de controle.
E então, existem alguns pontos marcantes nas características de personalidade do governante, onde ele sempre procura ter status, poder, glamour e ostentação!
E como ele funciona na prática para o meu negócio?
Dentro do negócio, o arquétipo governante procura proporcionar qualidade, status, confiança e garantia, para assim conquistar seus consumidores. É preciso unir luxo, poder e segurança em uma marca só!
Logo, marcas com produtos baratos não fazem parte deste arquétipo, mas sim marcas que proporcionem ao consumidor a sensação de luxo, poder, e tradicionalidade, o que mantém essas pessoas mais organizadas e com seus desejos e necessidades satisfeitos.
Portanto, marcas que possuem o arquétipo do governante como o ideal são marcas que tenham seus preços mais altos do que o normal, e um valor de status, poder e luxo, agregado ao produto, com o público-alvo de classe A.
Não se preocupe, o consumidor de arquétipo governante não irá hesitar em pagar caro pelo que a sua marca oferece, se você entregar todas as necessidades e desejos dele, é claro.
Algumas marcas que se identificam com o arquétipo governante são:
- Rolex
- Montblanc
- Mercedes
e por aí vai.
Qual a vantagem no meu negócio?
Com uma estratégia de conteúdo bem traçada e baseada no arquétipo ideal da marca, é possível encontrar vantagens excelentes.
Um design bem executado, com classe e requinte, valorizando o produto e seus diferenciais que chamam a atenção de pessoas com o arquétipo governante, irá demonstrar a qualidade do produto oferecido e fará com que ele queira comprar de você.
E então, seus consumidores criaram um tipo de comunidade, onde quem pertence ao mesmo, é visto com as características de um governante, agregando valor à marca!
Outra vantagem é a credibilidade dada à marca, pois o governante é fascinado por luxo, o que ajuda a sua marca a reafirmar todo o poder e requinte que o consumidor tem. E com isso, ele se sentirá representado pela marca, o que irá trazer essa credibilidade para você.
Identificou o governante como o arquétipo ideal para a sua marca?
Acesse também: Gatilhos mentais: entenda o que são e como usá-los.