Você já deve ter ouvido falar algo sobre os arquétipos de marca, certo?
Os arquétipos são a representação de um conteúdo que influencia na percepção do consumidor e então reage e possui funções eficazes.
Neste texto iremos falar sobre o arquétipo explorador, que faz parte do grupo onde o que os motiva é a independência e a realização.
Entenda o arquétipo explorador!
O Explorador
O arquétipo explorador é aquele tipo de pessoa que sonha acordado, está sempre em busca de conhecer novas culturas, de viajar e apreciar coisas novas.
Ele também procura por desafios em seus dias, algo que faça ele sair da rotina, gosta de resolver e tem a necessidade de se sentir livre. Sem contar que autonomia e ambição já é quase o seu sobrenome!
Mas como qualquer um, tem seus medos e angústias. Detesta se sentir preso, ficar no tédio e se sentir com um vazio interior.
Logo, o explorador está sempre em busca de viver o que a vida tem de melhor para oferecer. Gosta de curtir, viajar, e estar em contato com a natureza, claro!
Portanto, se sua marca está sempre em busca do novo, adora desafios, quer estar sempre em movimento, e gosta de uma boa aventura, você é um explorador!
E como ele funciona na prática para o meu negócio?
Caso o arquétipo explorador for o ideal para a sua marca, e para você fazer com que essa estratégia funcione e você consiga aplicar
da melhor maneira, é preciso entender algumas coisas.
O ideal é que seja apenas usado em marcas onde os produtos/serviços são voltados para o público-alvo de mesmas características que o arquétipo explorador.
A persona ideal da sua marca, tem que ser inquieta e procurar por produtos ou serviços que irão ajudar ela a atingir seus objetivos como exploradora, proporcionando sensação de liberdade e independência.
E se não for assim?
Caso não tenha essas características, pode soar como algo forçado ou falso, podendo ter um resultado do completo oposto do que você quer.
Portanto, se o seu negócio é do ramo que envolve viagens, carros ou até roupas, desde que voltadas para esse público, você pode se enquadrar no arquétipo explorador.
Mas não se esqueça, tudo o que é forçado ou falso, não é bem visto pelos consumidores. Então seja original e autêntico!
Qual a vantagem no meu negócio?
O arquétipo auxilia você a desenvolver com
mais facilidade a personalidade e o tom de voz da sua marca, influenciando também no posicionamento, para que você seja sempre coerente.
Outra característica do arquétipo explorador, olhando para o negócio, é se a marca também tem e-commerce.
Se a sua marca tem todas as outras características e ainda disponibiliza vendas na internet, você é um explorador!
Alguns exemplos de marcas com arquétipo explorador são:
- Jeep
- The North Face
- Go Pro
e muitas outras.
Agora ficará fácil reconhecer!
Agora que você já conhece o arquétipo explorador, já pode ver o que ele tem em comum com a sua marca!
Acesse também: Qual a importância do brandbook para a sua empresa.