Mídia Programática: dicas de como aprimorar habilidades

A mídia programática gira em torno de uma possibilidade da publicidade em colocar anúncios nas páginas da web de modo automatizado, alcançando públicos diversos com comunicações de marcas que tenham algo a acrescentar dentro de uma ação de compra.

 

Podemos ver esse tipo de mídia ao entrarmos em um site e olhar para as laterais da página, procurando uma marca ou uma empresa conhecida para comunicar algo.

 

Também é bastante comum ter uma conexão com anúncios quando entramos em uma página de compras, e após sair da plataforma, continuamos vendo em outras páginas da internet as mesmas opções de produtos que acabamos mostrando algum interesse.

 

De modo geral, essa é uma chance de as empresas terem uma maior conectividade com seus clientes, sem precisar investir apenas em mídias de comunicação tradicionais.

 

Mas, para além disso, a mídia programática pode oferecer vantagens interessantes, como a personalização, ainda mais para negócios que são nativos digitais ou possuem um pequeno porte, sendo então mais fácil de aderir a soluções voltadas à tecnologia.

Quais são seus benefícios para as empresas?

Entender os benefícios que esse tipo de mídia pode ter para o seu negócio é determinante para que sua escolha seja bem aproveitada, principalmente para aquelas que estão começando no mercado e demandam de uma força em sua imagem.

 

A seguir, acompanhe os pontos principais dessa prática, e saiba porque ela é uma das mais importantes e eficientes maneiras de comunicação com o público hoje em dia.

Alcance de públicos segmentados

Diferente de outras formas de anúncios comprados, a mídia programática concede uma visualização e administração de campanhas voltadas aos públicos segmentados da marca, conseguindo trazer uma maior garantia de que o público ideal vai consumir a comunicação.

 

Por exemplo, por meio de uma plataforma de captação e distribuição de campanhas por um computador completo, é possível delegar algumas características relacionadas à:

 

  • Localização;
  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Segmento.

 

Dessa maneira, o profissional responsável pela campanha da companhia poderá afirmar os pontos de maior interesse, e gerenciar o melhor anúncio possível para futuros clientes.

Tipo de investimento menos custoso

O anúncio por meio da mídia programática é altamente mais barato do que aqueles vistos em meios tradicionais, muito utilizados desde o princípio, quando a internet não existia.

 

Por exemplo, para uma empresa de impressora de etiqueta colorida é muito mais barato anunciar na internet do que em um canal de televisão, já que os custos desta última opção são consideravelmente mais elevados do que por impulsionamento online.

 

Isso tem a ver, ao mesmo tempo, com a popularidade e a infinidade de canais possíveis, como uma página de um site de tecnologia, que anuncia a impressora do exemplo.

Obtenção de dados para análise

A potência das ferramentas desse tipo de mídia é altíssima, e quase sempre necessária para mudanças positivas traçadas pela empresa. Dentre esses pontos de interesse, estão a análise e gerenciamento de dados provenientes das campanhas.

 

Isso acontece porque, quando uma empresa de alimentacao hospitalar recorre a uma ferramenta de anúncios, ela pode obter os dados dessa veiculação.

 

As informações entregam não apenas dados sobre o público-alvo, mas também os horários de visualização, a taxa de rejeição focada na entrada nas páginas da empresa, e também uma análise sobre os sites que melhor trouxeram leads para a companhia.

Possibilidade de retargetting

O retargetting acontece quando uma pessoa que acabou de clicar em um anúncio de mobiliario urbano em sao paulo indexa informações para o software de mídia programática, informando que é uma pessoa que pode ter interesse em uma compra.

 

A partir dessa intenção, o anúncio pode aparecer novamente para quem já entrou em uma página ou clicou em um banner de publicidade, contribuindo para a tomada de decisão de compra.

 

Essa estratégia é ideal para evocar desejos de compra em pessoas que ainda não se decidiram pelo produto ou serviço, mas que podem ter um olhar diferente de uma opinião formada em uma próxima comunicação e troca de interação com a marca.

Maior precisão nas campanhas

Imagine o quanto custa para a sua empresa formar uma campanha publicitária sobre um novo lançamento da marca de buffet para eventos em um anúncio na internet.

 

Além disso, todo o trabalho gasto e o tempo investido necessita de um retorno cada vez mais garantido, e por meio da mídia programática isso é possível, graças a frequência de resultados vistos por meio de campanhas direcionadas e próprias para um público.

 

Essa é uma maneira de ser, além de tudo, mais assertiva nas ações que evocam algum tipo de sentimento dos consumidores, principalmente em relação a uma possível compra.

Dicas para desenvolver o uso dessa ferramenta

Que tal entender formas práticas de colocar o máximo de produtividade nos anúncios de mídia programática, melhorando o reconhecimento da sua marca, seja ela de papel de parede 3d ou um salão de cabeleireiro?

 

Com as dicas a seguir, você vai saber um pouco mais sobre essa possibilidade, e transformar a sua autoridade em uma das maiores de toda a internet.

1. Entender a plataforma de anúncios

O primeiro ponto que deve ser uma prioridade para os profissionais que trabalham com mídia programática dentro da sua empresa é o entendimento sobre a ferramenta utilizada para colocar em pauta os anúncios de uma marca, segmentando o público certo.

 

Por meio dessa administração é possível saber quais os melhores formatos de conteúdos a serem entregues, além de colocar o público-alvo correto, com a localização certa.

 

Para isso, é essencial que a equipe responsável pesquise a fundo as melhores maneiras de comunicação com o cliente, além do entendimento sobre o valor investido na campanha, que varia de acordo com a localização e a abrangência do anúncio em sites.

2. Conhecer o público e determiná-lo na ferramenta

O conhecimento do público é a forma básica de iniciar uma campanha pela mídia programática. Afinal, é isso que vai ditar todas as outras estratégias de comunicação.

 

Por isso, tenha em mente qual a determinação do seu público, envolvendo todas as informações aqui apresentadas, que induzem a criação de uma campanha com chances de atingir o público e trazer resultados para uma empresa de persianas automaticas.

 

Uma forma de começar esse conhecimento é por meio de pesquisas, de constatações das vendas da companhia, mas também pelo feeling dentro de cada campanha. 

3. Formar o objetivo da campanhas

O objetivo da campanha vai ser o mote principal para toda a criação do anúncio, desde a comunicação visual (dentro disso a escolha de imagens, ilustrações e gráficos) bem como na forma escrita, com frases de efeito, voltadas sempre ao copywriting.

 

Mas, para além disso, essa determinação vai levar o anúncio à máxima conexão com o cliente, afirmando tudo aquilo que ele mesmo deseja e que pode ver em determinada publicidade.

 

O alinhamento dessas considerações dentro da ferramenta de distribuição de mídia para a campanha de uma empresa de caixa display papelao é parte essencial do trabalho de um profissional de marketing, e deve ser trabalhado com rigor para o público em questão.

4. Pensar na página de comunicação

Os anúncios que são disponibilizados dentro das ferramentas de mídia programática, geralmente, estão atrelados a uma página específica da marca.

 

É por meio desse canal que a comunicação feita no anúncio irá se prolongar, criando maneiras de guiar aquele possível cliente a uma compra, ao engajamento em uma página, a um preenchimento de formulários, dentre outras propostas da empresa.

 

Logo, pensar em uma página bem trabalhada, como uma comunicação e layout envolvente, e ao mesmo tempo pautada de acordo com o anúncio principal é uma prioridade.

5. Analisar a campanha de tempos em tempos

Até aqui você já sabe que um dos pontos mais consideráveis dentro de uma campanha anunciada por meio de uma ferramenta específica é a quantidade de dados que ela pode absorver e redirecionar para que a empresa comece uma análise profunda.

 

Isso deve continuar sendo utilizado mesmo após as campanhas, de modo a entender quais comunicações têm trazido resultados e quais não tem.

 

Isso gera muito mais chances de reorganizar as ideias de uma campanha anterior, e pensar em diferentes modos de conexão com o público, sempre à base de testes contínuos e por meio de informações vindas do comportamento dos leads da página.

Considerações finais

A mídia programática é uma das principais maneiras de levar anúncios para o público certo, no momento ideal, além de possibilitar o anúncio de sua empresa pelos menores preços possíveis, conquistando o máximo de benefícios.

 

Entender como essa ferramenta funciona e quais as estratégias de divulgação são essenciais para que resultados interessantes venham à tona.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.