Não é novidade que o processo de automatização tem ganhado cada vez mais espaço na comunicação. Tanto que, provavelmente você já deve ter entrado em contato com a mídia programática, mesmo sem ter conhecimento sobre ela.
Esse processo, que foi crescendo aos poucos, logo revolucionou o método de compra e venda de espaço de mídia online! Aquelas horas investidas ao telefone negociando inserções com os mais diversos meios de comunicação para chegar aos melhores valores, ficaram para trás. Hoje, com apenas alguns cliques podemos chegar ao fim de nossas buscas.
E para que você possa compreender, além de fazer uso da mídia programática em seu negócio, preparamos este conteúdo bem completo. Confira!
O que é mídia programática?
De forma prática, a mídia programática é uma ferramenta que proporciona a automação da procura e compra de mídia online. Ou seja, através dela, empresas de diferentes setores podem encontrar o melhor espaço para publicar seu anúncio de forma rápida.
Tudo isso, sem precisar de uma pessoa para intermediar as negociações.
Muito parecido com um pregão financeiro, para realizar a compra várias informações são disponibilizadas ao chamado publisher com objetivo de segmentar seu anúncio. É responsabilidade desse profissional gerenciar, dentro de plataformas, as informações de acordo com sua estratégia de comunicação e objetivos de venda.
Alguns exemplos de plataformas de mídia programática, que provavelmente você já deve ter entrado em contato, são o Facebook e o Google. No entanto, há outras plataformas um pouco mais completas como a PubMatic, OpenX, e Oracle.
Sabe quando você entra num site e depois anúncios naquele sentido começam a pipocar nas sua redes sociais, sites e blogs? É disso que estamos falando!
Como funciona?
Pode até parecer algo simples, mas a mídia programática é essencial para estratégias de marketing digital. Um vez que, diferentemente dos padrões comuns que apresentam o anúncio para qualquer pessoa, através da mídia programática é possível segmentar o banner para um perfil específico.
Dessa forma, a compra dos espaços de mídia online acontece por meio de plataformas que gerenciam dados como: perfil de pessoa que visitam determinados ambientes online, qual o tempo de permanência no site, qual o tipo de pesquisa essas pessoas fazem, além de seus interesse de compra. Informações que proporcionam maior assertividade
Vantagens da mídia programática
Mais importante do que saber o que é como funciona, é conhecer as vantagens e com isso implementar essa ferramenta nas estratégias, não é mesmo?
- Campanhas mais assertivas: Como os anúncios serão mostrados para um perfil específico após ter demonstrado interesse certo pelo assunto, o valor de impressão pago é realmente investido com clientes em potencial;
- Monitoramento e otimização de resultados: Além do tempo investido nas negociações com os tradicionais meios de comunicação, um grande problema relaciona ela é a falta de certeza se a campanha realmente foi efetiva. Com o avanço das tecnologias digitais é possível mensurar os resultados relacionando com as metas da empresa, como: Quantos dos cliques converteram em venda, cadastro e etc. Dessa forma, é fácil acompanhar os resultados e realizar alterações durante a campanha;
- Menor custo-benefício: As negociações com veículos de comunicação, além de serem um processo moroso, costumam representar altos investimento, visto que isso depende do reconhecimento do canal. Já com a mídia programática o preço é definido pelo potencial de resultado efetivo do anúncio.
Agora que você sabe o que é mídia programática e como ela funciona, que tal incluir essa ferramenta na sua estratégia de marketing digital?