O marketing de atração é uma das maneiras mais utilizadas atualmente no mundo digital para atrair e converter leads. Também conhecido como inbound marketing, essa metodologia é definida em três pires fundamentais: estratégia em redes sociais, SEO e marketing de conteúdo. Embora ainda seja uma novidade para muitas pessoas, o marketing de atração é uma prática antiga no mercado da publicidade. O foco dele está em levar informação para o cliente final através do conteúdo.
O que é o marketing de atração?
Para ficar fácil de entender o que é o marketing de atração, vamos analisar o que vemos no dia a dia. Em uma propaganda de televisão, por exemplo, o espectador é impactado durante seu momento de entretenimento. O mesmo princípio se aplica no rádio, seja no intervalo comercial dos programas musicais, entre os blocos dos programas jornalísticos ou até mesmo com spots ou inserções durante uma jornada esportiva. O marketing de atração vai na contra mão disso.
Ao contrário da “publicidade tradicional”, que interrompe uma programação, o marketing de atração conduz o cliente até o seu conteúdo. É uma forma de entregar o conteúdo que se encaixe nos desejos do seu cliente de modo que ele avance na jornada do cliente.
Veja também: Como desenvolver a jornada de compra de um potencial cliente?
O marketing de atração pode ser separado em cinco etapas.
As etapas do marketing de atração
- Atração;
- Conversão de visitantes em leads;
- Conversão de leads em vendas;
- Fidelização;
Cada uma destas etapas possui um momento certo na jornada de compra para impactar o cliente. Se você conseguir identificar qual é a persona do seu cliente e em qual momento da jornada de compra ele está, certamente vai conseguir aumentar os seus resultados significativamente.
Leia mais: Qual a importância de definir as personas da sua marca?
Atração
Como o marketing de atração não é baseado na interrupção, o conteúdo oferecido deve ser diferente. Por isso, compreender como funciona um funil de vendas é primordial. Uma das formas de atrair público é através do marketing de conteúdo, através de palavras-chave e técnicas de SEO. Uma estratégia bem feita de mídias sociais pode atrair mais leads para o negócio.
Conversão de visitantes em leads
Uma das melhores maneiras de converter um visitante do seu site é coletando informações como nome e e-mail. Através do contato do seu lead é que você vai conseguir desenvolver o relacionamento e entregar conteúdo para ele. Mas, para conseguir captar estes dados, é necessário entregar um conteúdo de valor, como e-books, por exemplo.
Para amplificar a taxa de conversão de leads, é de extrema importância que a landing page (página de conversão) seja atrativa para o usuário, e que o formulário não seja muito extenso.
Conversão de leads em vendas
Existem diversas maneiras de fazer isso, como remarketing e disparo de e-mails com promoções. Mas a que vamos apresentar para vocês é interessante quando se pensa em quantidade: automação de marketing.
Através de uma plataforma específica, como o RD Station, por exemplo, é possível programar disparos de determinados e-mails de acordo com as ações que o seu lead tomou em seu site.
Por exemplo: um cliente que entrou em seu site e converteu em uma landing page de topo de funil vai receber um conteúdo específico de acordo com sua persona e estágio na jornada de compra. Assim você consegue conduzi-lo para a compra através do marketing de atração.
Fidelização
Você pode utilizar o marketing de atração para manter um relacionamento com o seu cliente, visando a fidelização. A maioria das empresas abandona o cliente após a compra e vai atrás dos próximos clientes.
A sua empresa faz esse relacionamento com os clientes? Conta pra gente nos comentários.