Os KPIs do Marketing, Key Performance Indicator, são métricas específicas que as empresas usam para medir o quanto progrediram com suas estratégias de marketing. Na maioria das vezes são levados em conta apenas três desses indicadores: receita de vendas, leads e o custo por aquisição (também chamado de custo do inbound marketing).
Claro que você deve analisar esses três indicadores, mas existem outros os quais também devem ser levados em conta. E que vão contribuir para direcionar suas estratégias de inbound marketing.
Conheça agora quais são os 10 KPIs do Marketing:
10 KPIs do Marketing
1 – Receita de Vendas
A receita de vendas permite que você saiba o quão eficaz é a sua campanha de marketing, tanto que é provável que você já se utilize desse KPI. Para fazer o cálculo da sua receita de vendas é preciso que você entenda o que você quer e onde quer chegar com sua estratégia de inbound marketing.
Sabendo disso basta então fazer o cálculo:
Vendas totais do ano – receita total de clientes adquiridos = receita de vendas
2 – Custo do inbound marketing
A ideia aqui é entender quando custa para sua empresa adquirir um cliente através de estratégias de inbound marketing. Dentro desse cálculo estão inclusos o custo da mão-de-obra (criativa e técnica), tecnologias e softwares e também a sobrecarga geral.
Ao ter conhecimento desses custos você consegue alocar de forma mais certeira o orçamento destinado a cada uma das estratégias de inbound marketing.
3 – Valor do cliente
O valor do cliente depende do número de vezes que um cliente compra da sua empresa em um determinado período (geralmente um ano) e o tempo médio em que você consegue mantê-lo fiel.
Uma forma interessante de manter os clientes por mais tempo com a sua empresa é fornecendo informações sobre novos produtos, serviços e recursos novos. Literalmente é não se deixar ser esquecido.
O cálculo do valor do cliente é feito da seguinte maneira:
Venda média por cliente x número médio de vezes que um cliente compra por ano x tempo médio de retenção de um cliente típico
4 – ROI de inbound marketing
O cálculo do ROI ajuda a avaliar o desempenho mensal e anual de suas estratégias de inbound marketing. Assim você poderá desenvolver estratégias mais certeiras e determinar um orçamento mais preciso para os próximos meses.
Para fazer o cálculo do ROI utilize a seguinte formula:
Crescimento de vendas – investimento de marketing / investimento de marketing
5 – Taxa de conversão de visitantes
É preciso compreender de onde vem o tráfego do seu site. Seus visitantes encontram sua empresa pela busca orgânica? Pelas redes sociais? Ou através de outras formas?
Depois de entender de onde vêm esses visitantes é hora de fazer um comparativo com seus leads. Um alto tráfego de visitantes com baixa quantidade de leads é sinal de que há algo errado.
Sendo assim, a taxa de conversão de visitantes ajuda você a entender quando é preciso fazer mudanças em textos, design e até mesmo formulários.
Dica: Utilize o RD Station para comparar a quantidade de visitantes e leads do seu site e verificar se sua taxa de conversão está alta.
6 – Taxa de conversão de clientes
Além de analisar a taxa de conversão de visitantes, dentre os KPIs do Marketing se encontra também a análise da taxa de conversão de clientes. É o momento em que você vai entender quantos de seus leads são oportunidades e quantos estão prontos para a compra.
Você está convertendo leads no momento certo? Eles estão vindo preparados? A taxa de conversão de clientes vai ajudar você a responder essas perguntas.
7 – Taxa de conversão de landing pages
Será que suas landing pages estão cumprindo seu propósito? Ou seja, será que elas estão gerando leads para sua empresa?
Monitore a taxa de conversão de landing pages. De nada adianta ter muitos visitantes e poucos leads. Observe quantas pessoas realmente preenchem seu formulário ou baixam seus materiais.
8 – Tráfego orgânico
O ideal é que as pessoas encontrem sua empresa através da busca orgânica, para assim reduzir custos e esforços para atrair clientes. Então dentre os KPIs do marketing esse pode ser considerado de grande importância. Pois você irá monitorar como se encontra o tráfego orgânico para o seu site.
Esse indicador trabalha em conjunto com sua estratégia de SEO. Entendendo como está o seu tráfego orgânico você sabe quando precisa mudar ou melhorar o SEO da sua página.
9 – Taxas de conversão e tráfego de mídias sociais
As mídias sociais vêm ganhando cada vez mais espaço, o que explica porque também precisam ser analisadas dentro dos KPIs do Marketing. As pessoas estão sempre conectadas, então podem encontrar sua empresa pelas mídias sociais.
Analise quanto do seu tráfego vem das redes sociais e quantos visitantes realmente se convertem em leads. Não se esqueça também de verificar qual rede social tem mais impacto nas visitas do seu site.
Assim você saberá exatamente onde concentrar seus esforços.
10 – Tráfego, leads e taxas de conversão a partir de dispositivos móveis
Seu site é otimizado para dispositivos móveis? Ainda não? Pois comece a observar o quanto do seu tráfego vem a partir de smartphones e tablets. Você pode estar perdendo leads pelo simples fato de não ter um site otimizado para esses aparelhos.
Quanto mais conversões você tem a partir de dispositivos móveis mais precisará investir nesse quesito. E o mesmo é válido no caso das rejeições. O que afinal precisa ser otimizado?
O objetivo desse último dos KPIs do marketing é entender o que seus visitantes fazem em seu site quando acessam pelo celular/tablet para então melhorar sua experiência e aumentar a taxa de conversão.
Você conhecia esses 10 KPIs do marketing? Já os analisava em sua empresa ou apostava apenas nos três mais conhecidos? Conte nos comentários como foi a sua experiência com esses indicadores!