Instagram: Shadowban o que é e como evitar?

Quem trabalha com redes sociais ou utiliza elas apenas por hobby já sabe que algumas têm regras bastante restritas sobre uso impróprio. Mas, muita gente ainda não entendeu o shadowban do Instagram, que dá um passo além.

De fato, o que essa mídia social conseguiu foi uma espécie de penalização que ocorre sem a exclusão ou bloqueio da conta do usuário, ou mesmo sem que ele seja notificado de maneira explícita pela própria plataforma.

Imagine que o perfil profissional de uma assistencia tecnica Apple Iphone comece a perceber que simplesmente seu conteúdo não está sendo distribuído da maneira correta. 

Portanto, ela faz postagens e nota que seus seguidores não estão recebendo. Isso pode incluir o feed de notícias deles, ou mesmo o campo de publicação dos stories

Muita gente passa por isso sem saber o que está acontecendo, sendo assim decidimos escrever este artigo, até porque os usuários do Instagram crescem diariamente.

Também não é para menos, já que o brasileiro está entre os povos que mais tempo passam conectados às redes sociais no mundo todo. 

Basicamente, ficamos 3 horas e meia conectados a essas mídias, e quase 6 horas à internet em geral.

Os dados são da Global Digital Overview, e mostram que hoje o Instagram já conta com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo todo, sem considerar contas inativas.

Por isso, já é possível encontrar de tudo por lá, desde pessoas comuns compartilhando fotos do churrasco do fim de semana ou das férias tão desejadas até negócios como uma empresa de alimentacao hospitalar produzindo conteúdo diariamente.

Mais uma razão para entendermos melhor do que se trata o shadowban, pois alguns perfis simplesmente acabam caindo nessa punição sem entender porque exatamente, embora haja razões um tanto quanto justas para isso ocorrer.

Às vezes, pela vontade de crescer mais rápido do que os outros, alguns acabam recorrendo a estratégias que a plataforma considera ruins.

Portanto, se você quer entender como exatamente isso funciona e sair do risco, basta seguir adiante na leitura.

Por que usar Instagram?

Se tem algo que vai ao encontro das novas gerações são as redes sociais, porque o que essas pessoas mais buscam é justamente o consumo de conteúdos.

Quer dizer, como as últimas gerações cresceram com acesso bem maior à informática, à internet e à informação, de modo geral.

Elas são bastante exigentes e querem cada vez mais conteúdo original, relevante e que possa agregar valor à sua vida.

Tanto que outro traço disso tudo é a customização. Trata-se de pessoas que querem montar o seu lanche do seu jeito, personalizar suas roupas, suas casas e até mesmo equipamentos como os próprios celulares ou um computador completo.

Aí é que entram as grandes mídias sociais, que descobriram um modo de unir as duas coisas: o desejo por conteúdos e o desejo por customização. 

Ali são as pessoas que criam seu próprio conteúdo, podendo disseminá-lo para milhões de seguidores.

O Instagram deu um passo além, percebendo a tendência e o poder do aspecto visual, que começou amparado em fotos e imagens.

Entretanto, hoje já está presente em lives, stories, filtros super divertidos e uma infinidade de recursos, como ficará claro adiante.

O fato é que o maior motivo que temos para marcar presença no Instagram, tanto como pessoa física quanto jurídica, é que se trata de uma das mídias sociais que mais cresce no mundo. Sua sensibilidade às tendências mostra que isso só deve aumentar.

Por dentro das suas funções

Como vimos, no começo o Instagram era focado em fotos e imagens. Contudo, ali já havia um fator diferenciado que fazia as pessoas se engajarem incrivelmente, que eram as famosas hashtags.

Hoje elas estão presentes em outras redes sociais também, porém, foi o Instagram quem inventou esse recurso, dando um salto de qualidade em termos de usabilidade.

Depois disso as postagens foram evoluindo com o tempo, incrementando o recurso dos vídeos, dos filtros e de vários tipos de interação.

É preciso entender isso melhor para poder tirar proveito de tudo e garantir sinergia com o público, já que as escolhas podem mudar se falamos em uma assistência de impressora de etiqueta colorida ou um influencer de tendências de moda.

Basicamente, é preciso ficar de olho nas seguintes funções ou recursos:

  • Agendar publicações;
  • Utilizar links na bio;
  • Procurar boas hashtags;
  • Fazer lives e enquetes;
  • Utilizar os vários filtros;
  • Usar os stickers nos stories.

Enfim, há todo um universo de novidades, que aliás não param de chegar e se renovar, para garantir que a plataforma seja dinâmica e divertida para todos.

Inclusive, a grande solução para crescer sem cair no shadowban é entender que ali é um ambiente descontraído e quase informal.

Visto que mesmo o profissionalismo pode e deve andar de mãos dadas com isso, sem fazer ações artificiais demais.

O que é o shadowban?

Como já referido, esse fenômeno é algo meio nebuloso, que ocorre de maneira que ninguém sabe dizer como exatamente é. 

Engana-se quem pensa que isso é incomum na esfera digital, pois há motores de busca cujos parâmetros e algoritmos também são “sombrios”.

Aqui, como a própria tradução sugere (shadow ban seria algo como “banimento fantasma”), o que se faz de modo discreto é penalizar a conta de um usuário, diminuindo o alcance do seu perfil e dos seus conteúdos.

Aí é que está o problema, pois sem distribuição você não consegue tráfego, ou seja, as pessoas não veem o que você publica, portanto, não podem curtir, comentar e compartilhar.

Agora imagine um buffet para eventos, que faz duas ou três postagens por dia, informando o seu público sobre as novidades no cardápio, sobre promoções e até sobre o evento especial que vai acontecer no próximo fim de semana.

Enfim, não dá para ficar assim, na “sombra”, como se fosse um fantasma, ou as melhores oportunidades vão se perder.

O único modo de visualizar as novidades de alguém que caiu neste algoritmo seria indo até a página da pessoa, manualmente. 

Porém, pode ter certeza de que pouca gente faz isso, pois elas só esperam as novidades no feed e nos stories.

Assim, devido ao shadowban o perfil do usuário não consegue impactar o seu próprio público e muito menos conquistar um público novo, atraindo mais gente.

Os padrões do algoritmo

Até hoje o Instagram não fez nenhum comunicado oficial sobre um algoritmo, parâmetro ou qualquer inteligência artificial que fizesse mais ou menos o que o shadowban faz.

Tudo indica que esse fenômeno acontece há mais de uma década, embora só recentemente ele tenha sido ventilado pelas pessoas que utilizam a plataforma.

Por isso, também não é tão difícil entender por que esse tipo de banimento ou penalidade ocorre, de modo que dá para evitar essa interferência.

A primeira razão certamente são os programas de automação, os famosos “robozinhos”, cuja função é angariar seguidores e fazer interações artificiais para conseguir chamar atenção.

Veja bem, uma coisa é uma empresa de embalagens delivery personalizadas criar posts diariamente, esperando que a qualidade do seu conteúdo atraia as pessoas de maneira natural.

Porém, outra bastante diferente é começar a adicionar um monte de gente desconhecida, utilizar outras contas para falsificar curtidas e comentários, e daí em diante.

Essa prática se tornou tão comum que, infelizmente, já existem até programas que fazem isso, multiplicando as curtidas e comentários de modo totalmente artificial.

Nesse sentido começa a parecer justo que o algoritmo do shadowban penalize um perfil desses.

Porém, há indícios de que outras ações muito menos danosas também possam causá-lo, como o uso excessivo de hashtags irrelevantes.

Como evitar a punição?

O primeiro grande passo já ficou claro acima: jamais utilize os “robozinhos”, programas ou mesmo profissionais que prometem milhares de curtidas e de seguidores em pouco tempo.

Mas, isso não é tudo, pois é preciso estar em dia com as novidades, buscando ler sempre os termos de uso da plataforma. 

Outro exemplo de como é importante informar-se: uma empresa de papel de parede 3D pode estar usando hashtags proibidas.

Mesmo que elas não tenham nada de mau, pode ser que tenham sido mal interpretadas por muita gente, então foram banidas. Para evitar isso, basta pesquisar por cada hashtag antes de utilizá-la.

Outro ponto fundamental é pesquisar bem antes de fazer uma publicação sobre temas diversos, para evitar dizer algo errado que irrite ou ofenda alguém, além de fake news

Afinal, qualquer um pode denunciá-lo a qualquer momento.

Seguir outros usuários, deixar de seguir e interagir com eles também são coisas que pedem moderação, pois toda atividade em massa gera desconfiança.

Concluindo

Enfim, tudo o que dissemos deixou bastante claro que o shadowban é um problema que pode acabar afetando qualquer conta do Instagram que faça ações em massa.

Mas, às vezes, a conta é realmente séria e idônea, tendo cometido apenas uma falha sem perceber. 

Por exemplo, um perfil sobre mobiliario urbano em Sao Paulo não tem motivos para cometer infrações, mas precisa ficar de olho também.

Se for o caso, não deixe de fazer um report para a própria plataforma, que é o contato no qual você comunica que sua conta está com problemas. Fora isso, todas as demais dicas que trouxemos aqui vão ajudar e muito.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.