Todo negócio precisa de uma identidade visual. Como o próprio nome sugere, é ela que irá contar a história da empresa, transmitir os valores da marca e contribuir para aproximar o público.
Além do mais, é a identidade visual que irá orientar a inserção da empresa nas mídias impressas, digitais e audiovisuais, sendo um dos pilares estratégicos da comunicação.
Inclusive, especialistas em comunicação e design atestam que a identidade visual é capaz de transmitir os gostos, a personalidade e os desejos da empresa, contribuindo para a diferenciação das marcas no mercado.
A representação mais completa da identidade visual é o logo. Ele será a “cara” da sua marca e aparece em todos os meios de divulgação, seja em um wobbler display, cartazes, fotos em redes sociais, entre outros.
Por isso, ele deve ser fácil de reconhecer e transmitir os valores do seu negócio, com objetividade e direcionamento.
Para quem não sabe por que tudo isso é importante. O artigo de hoje irá responder essa pergunta, mostrando quais os motivos da estratégia da identidade visual e sua importância para o seu site. Acompanhe a leitura.
1 – Transmite uma boa impressão
É capaz que já tenha ouvido: “a primeira impressão é a que fica”. Apesar dessa frase não ser verdadeira em relação às pessoas, ela faz muito sentido quando falamos do mundo corporativo.
Quando a sua empresa não tem uma identidade visual bem definida, o seu negócio passa a impressão de certo amadorismo, o que pode comprometer a reputação da marca.
Imagine, por exemplo, produzir um panfleto inauguração totalmente amador, sem uma padronização de cores, formatos, tipografia e até mesmo sem um logo. Isso não é benefício para a sua empresa e você pode até perder clientes.
Desse modo, quando a sua identidade visual é bem elaborada, é possível transmitir credibilidade e profissionalismo para o público, além de contribuir para aproximar a sua marca da sua audiência.
Além do mais, a identidade visual pode atrair a atenção e fixar a marca na mente do público (brand awareness).
As grandes empresas são um exemplo disso, pois todas conseguem ser lembradas pelo seu logo, mesmo quando o nome do negócio não aparece.
2 – Atrai o público certo
Independentemente do seu ponto de venda, seja um restaurante, uma empresa que vende lustre para sala pequena ou até mesmo um prestador de serviço, a falta de uma identidade visual não gera uma proximidade com o público.
Sendo assim, ninguém sabe muito bem o que esperar do seu negócio. Desse modo, as pessoas podem achar que o seu produto ou serviço é desnecessário.
Além disso, você deixa de atrair a audiência certa, justamente porque as pessoas não entendem qual é o seu produto ou serviço.
3 – Consolida o posicionamento da sua marca
A identidade de uma marca faz com que o público compreenda o seu diferencial competitivo, mostrando como a sua empresa pode oferecer algo vantajoso para o público e se destaca da concorrência.
Tanto que em um projeto de hotelaria, por exemplo, elaborar a identidade visual é um dos pontos principais para todo o planejamento do negócio.
Assim, quando a sua identidade visual é bem desenvolvida, as pessoas sabem qual é o seu produto ou serviço, bem como os diferenciais da empresa (bom atendimento, compromisso com a sustentabilidade, entre outros).
Desse modo, os clientes passam a valorizar o seu estabelecimento, contribuindo para melhorar a reputação da sua marca no mercado.
No entanto, é importante reforçar essa imagem, colocando o logo e a padronização visual da sua empresa nos materiais de divulgação e marketing, desde um flyer digital até mesmo nas embalagens dos produtos.
4 – Estimula a repetição da compra
Já que trouxemos o exemplo do setor hoteleiro no item anterior, vamos imaginar que um cliente foi até o seu hotel e adorou a hospedagem.
Um dia, ele resolve voltar, mas não consegue encontrar o nome do seu estabelecimento ou nem mesmo o site.
Isso pode acontecer quando a identidade visual do seu negócio não é bem construída, já que o consumidor pode ter dificuldades para se lembrar de como era o seu hotel.
Com isso, você perde a oportunidade de fechar um novo negócio com o mesmo cliente.
Por isso, é importante construir bem a sua identidade visual e além disso, reforçá-la em diferentes materiais de divulgação, como no folder de viagem que fica no balcão do hotel, nos copos, guardanapos, e principalmente, no site.
Assim, ao formular as cores, formas, tipografia e o logo adequadamente, a sua marca passa a ser lembrada e identificada pelo público. Consequentemente, você terá maiores chances de vendas e estimula a repetição da compra.
5 – Compartilha os valores da marca
Hoje em dia, as pessoas não adquirem um produto ou serviço só pelo preço, mas sim, por todo o valor que está por trás da mercadoria.
Por exemplo, muitos clientes preferem fechar uma compra com empresas ambientalmente corretas, que realizam ações sustentáveis e colaboram com a preservação da natureza.
Sendo assim, a sustentabilidade aparece como um valor da marca.
No entanto, para transmitir esses valores, é preciso trabalhar bem os aspectos da identidade visual, pois ela será a grande responsável por compartilhar as ideias da sua empresa com o público.
Claro que outras estratégias também contribuem com essa transmissão de valores, como:
- Produção de conteúdo relevante;
- Oferta de produtos ou serviços específicos;
- Campanhas de divulgação;
- Promoção de eventos.
Contudo, é a partir da identidade visual que as demais campanhas de marketing têm um andamento padronizado e uniforme.
Daí a importância de reforçar essa imagem em diversos meios, seja nas mídias digitais ou no balcão promocional expositor dos seus produtos.
Vale dizer que a transmissão de valores de uma marca é capaz de melhorar a experiência de consumo.
Afinal de contas, o cliente sente que está adquirindo algo que realmente tem valor para a sua vida e contribui para potencializar suas próprias ideias.
Como citamos no exemplo anterior, ao comprar um produto de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade, o cliente percebe que ele também está contribuindo com a preservação dos recursos naturais.
Desse modo, não só a experiência de compra é melhor, mas também o relacionamento da marca com o público se torna muito mais próximo.
6 – Fideliza os clientes
Diante de tudo que vimos até agora, deu para perceber o quanto a identidade visual é importante para os negócios.
Além de todos esses benefícios, a proximidade que ela gera com o público faz com que os seus clientes se transformem em verdadeiros defensores da marca, sendo fiéis e recomendando os seus produtos ou serviços para outros conhecidos.
De certa forma, as pessoas podem ajudar na divulgação da sua empresa, mesmo sem perceber. Por exemplo, quando usam um cordão para caneca com o logo da marca.
Outras pessoas acabam identificando prontamente o seu negócio, o que amplia consideravelmente as divulgações.
Portanto, a identidade visual gera clientes fiéis, defensores e promotores da sua marca, sendo uma maneira muito eficiente de tornar a sua empresa reconhecida.
7 – Aumenta a lucratividade
Esse talvez seja um dos pontos mais atrativos para os empreendedores. No entanto, ele é o resultado de todos os outros benefícios citados acima.
Até porque, você só consegue ampliar as vendas quando investe no reconhecimento da sua marca e em um bom relacionamento com o público.
Por esse motivo, as empresas que investem na identidade visual costumam lucrar mais e obter melhores resultados.
Afinal de contas, elas constroem uma estratégia ampla de marketing, comunicação e vendas.
Vale lembrar que mesmo que o seu foco seja apenas lucrar mais, no final de tudo, você vai descobrir que a identidade visual trouxe muitos outros ganhos para a marca.
Sendo assim, vale a pena investir em um planejamento assertivo da identidade visual, até mesmo contratar profissionais especializados, para a confecção de um logo e uma padronização imagética que realmente reflita os interesses da sua empresa.
Conclusão
A imagem que uma empresa transmite também é um fator de sucesso. Saber se portar adequadamente no mercado, compartilhar valores que façam sentido para o público e manter o profissionalismo são apenas algumas das iniciativas importantes nos dias de hoje.
Diante disso, percebe-se a importância de ter uma identidade visual bem elaborada, que possa contribuir com o crescimento da empresa e a geração de brand awareness (consciência de marca).
O artigo de hoje mostrou alguns dos motivos pelos quais você precisa ter uma boa identidade visual.
Desse modo, temos a certeza que a sua empresa vai se destacar da concorrência e ter ótimos resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.