Hashtags são muito comuns em nosso dia a dia e você provavelmente já as viu em diversas redes sociais. Basicamente podemos definir hashtag como uma palavra que é antecedida pela cerquilha.
Ok, talvez você conheça esse símbolo “#” como sustenido ou jogo da velha. Ainda assim isso é o que seria uma hashtag. Uma palavra com a cerquilha (sustenido ou jogo da velha) que se torna um hiperlink.
Criada no Twitter, hoje a hashtag está presente em diversas outras redes sociais e possui um uso diferente em cada uma delas.
O detalhe é que apesar de serem muito conhecidas, a grande maioria das pessoas – e das empresas – não sabe como usar as hashtags corretamente. O resultado disso são alguns erros – que no caso de empresas pode resultar em não atingir o público-alvo certo.
Vamos mostrar agora para que serve a hashtag e como você pode utilizá-la:
Para que serve a hashtag?
As hashtags têm uma utilidade diferente em cada rede social. Mas geralmente seu principal objetivo é promover conteúdo e gerar interação. E, no caso das empresas, ajudar sua marca a se tornar mais conhecida e atingir clientes em potencial.
No Twitter o principal objetivo é gerar interação entre os usuários, tanto que as hashtags que estão em alta aparecem nos chamados “trend topics”. Já no Instagram a ideia é divulgar o seu conteúdo. No Facebook ainda não se percebe tanto impacto nos usuários ao utilizar hashtags, mas a rede social agrupa todas as postagens que usam uma mesma hashtag.
Como usar a hashtag?
Como você leu acima, é difícil que alguém não saiba ou nunca tenha visto – e até mesmo utilizado – uma hashtag. O problema está na forma como ela é usada. Na maioria das vezes pessoas e empresas colocam hashtags em suas postagens simplesmente por colocar, sem pensar se as mesmas se relacionam com seu conteúdo.
No Twitter menos é mais. Por se tratar de um microblog, o indicado é colocar no máximo duas hashtags. Tente observar se o que você irá divulgar se relaciona com alguma das hashtags que estão em alta, de qualquer forma não force seu tópico a aparecer. Coloque apenas palavras que se relacionam com seu negócio ou com o que você tem a dizer.
Já no Instagram você pode abusar um pouco mais da hashtag. Coloque palavras que se relacionam com a foto que você postou e que não sejam parte da descrição. Só cuidado para não usar hashtags como se não houvesse amanhã. Bom senso, moderação e um propósito ainda devem ser levados em conta na hora de usar hashtags.
Benefícios de usar hashtags
Dentre os principais benefícios de colocar uma ou mais hashtag em suas postagens nas redes sociais estão:
- Maior conexão com seus clientes
- Possibilidade de atingir mais público
- Entender o que seus seguidores gostam
- Aumentar suas vendas
Cuidados no uso de hashtags
Apesar de ser interessante e benéfico o uso de hashtags, alguns cuidados também são necessários para que você não acabe se queimando. Como dito acima, o bom senso, um propósito e a moderação devem ser levados em conta.
Veja também outros cuidados que você deve ter ao utilizar hashtag em suas postagens:
• Não abuse na quantidade
Pense que tudo tem um limite. Analise a quantidade média de hashtags que seus concorrentes usam em suas postagens e respeite sempre o limite de cada rede social.
• Fuja de hashtags longas
Hashtags são palavras. Não faça uma frase utilizando o que está sendo dito em seu conteúdo. Nada de usar #otitulodoseupost como uma hashtag.
• Não monte frases com hashtags
Então se a hashtag deve ser uma única palavra significa que posso criar uma frase com hashtags, como: #você #deveria #ler #esse #texto? Não. As palavras escolhidas devem se relacionar com a foto ou texto, mas não, você não precisa – e não deve – criar frases.
Agora você já sabe como a hashtag pode ajudar em seu negócio! Use a seu favor e lembre-se: Moderação e bom senso devem ser levados em conta nesse momento!