Os gatilhos mentais são conhecidos como uma poderosa ferramenta de engajamento e motivação na publicidade. Com o uso correto dessa estratégia, você consegue atingir em cheio o seu cliente e direcioná-lo ao consumo de seu produto ou serviços. Isso através de uma leitura instintiva de nosso cérebro em contato com frases indutivas ou motivacionais.
Cientificamente falando, nosso cérebro tenta poupar o trabalho de processar os pontos positivos e negativos de reagir a mensagem recebida. E como forma de evitar esforços, você tende a seguir essa instrução recebida na devida mensagem.
A quantidade de gatilhos, são diversas. E cada um tem uma função específica, variando em questões de ética, economia ou até mesmo relações sociais. Confira algumas dicas sobre quais os principais, e como usá-los.
1° Escassez
Podemos dizer que é um dos mais poderosos gatilhos na venda de produtos. Pois a sensação de que o produto está acabando, e que a promoção será apenas em dias específicos. Despertam no consumidor a necessidade de compra com urgência antes do esgotamento dos produtos.
Tratar a oferta como imperdível ou limitada, trás a sensação de necessidade instantânea.
2° Reciprocidade
Muito famoso na fidelização de clientes, sendo um gatilho que ativa suas emoções. Isso por meio da gratidão e gentileza. Um bom exemplo de gatilho de reciprocidade é a entrega de amostras grátis e ou publicidade afetiva por empresas que usam o marketing de lovemarks. Estabelecendo uma relação de troca e estreitamento de laços entre o cliente e a empresa.
Talvez você também se interesse por: Copywriting: descubra os segredos dos textos que convertem
3° Antecipação
Sem dúvidas, este é o gatilho usado incansavelmente por marcas que produzem tecnologia ou entretenimento. E são os famosos trailers ou divulgações de vídeos com pré lançamento de celulares entre outros produtos tecnológicos.
Sempre tendo em mente a função de dar uma amostra do que está por vir e assim despertar o interesse e ou necessidade de compra em seu cliente.
4° Prova social
Uma forte técnica de engajar pessoas e atrair o seu público, isto por meio da prova de que todas as outras pessoas estão fazendo e ela não deve ficar para trás. Onde podemos caracterizar este gatilho como algo muito específico e que deve ser bem estudado antes do uso, pois é sempre importante se atentar a promoção de informações e dados que você consegue fornecer e que são verdadeiros.
Ou seja, ao usar este gatilho forneça dados reais do número de pessoas atingidas ou quantidade de produtos vendidos. Mas tenha certeza de que ao representar números e informações atrativas, demonstrando que outras pessoas estão usando ou comprando, você com certeza atingirá o seu público em cheio. Pois somos especialmente movidos pelas recomendações, indicações e reproduções de outras pessoas.
5° Dor e Prazer
Pode ser um bom aliado para o convencimento do seu cliente, quanto ao merecimento de seus produtos. Essa técnica exige um bom entendimento das experiências e expectativas de seu público, pois durante a abordagem você deve mostrar o que ele tem ou pelo que ele passa, e de que forma ele pode melhorar ou ser recompensado por todo o esforço. É um bom gatilho para marcas que trabalham com lazer, entretenimento e alimentos.
Essas foram algumas dicas de gatilhos mentais e como usá-los ao seu favor. Lembrando que existem diversos gatilhos, sendo alguns muito similares em suas abordagens e influências. Então é sempre importante estudar muito bem o seu público, produto e concluir de que forma deseja atingi-los.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos cometários.