Como funciona o design para redes sociais e 3 dicas para realizá-lo

Não é nenhuma novidade o quanto as redes sociais são importantes para o Marketing Digital. Uma empresa que sabe se posicionar bem tem melhorias no engajamento com o público, proximidade com os usuários e até fidelização de clientes.

– Confira: Lovemark: Como fazer a sua empresa ser amada em 5 passos

São mais de 130 milhões de usuários brasileiros cadastrados só no Facebook, mostrando que a internet também pode atingir grandes massas.

Tendo isso em vista, muitas empresas produzem e realizam postagens regulares, sejam elas para promoção de vendas, comunicados, lançamento de produtos, reforço de marca, etc.

Um ponto a ser considerado é o forte apelo visual que essa abordagem exige. Nesse sentido, os post que possuem alguma imagem tendem a ter 30% mais interações do que uma postagem que possua apenas textos.

O design para redes sociais é, talvez, o aspecto mais importante da confecção do material de social media. O texto pode ser o que convencerá o leitor, mas a imagem que chama a sua atenção e o faz parar para contemplá-lo.

Neste blog post discorreremos mais a respeito da parte visual das redes sociais no Marketing Digital e como o design para redes sociais é desenvolvido.

O que é design para redes sociais? 

Basicamente, o design para redes sociais ou social media design é a utilização das práticas do design digital para o desenvolvimento de conteúdos e artes para as mídias sociais como o Instagram, o Facebook, o Linkedin, entre outras.

Como essas artes são desenvolvidas?

Primeiramente, são definidos a quantidade e frequência de postagens através dos objetivos iniciais. Após isso, o conceito das peças é desenvolvido pelos setores de planejamento e redação. Assim, com essas idéias já realizadas, as peças chegam na mão do designer.

Um dos primeiros pontos a serem levados em consideração é que as artes não são baseadas apenas na percepção de quem está criando, muito pelo contrário. Na verdade, toda a parte visual deve ser desenvolvida e alinhada com os conceitos campanha.

Para isso utiliza-se a persona, que funciona como um arquétipo do seu cliente ideal. Nela, são apresentadas as dúvidas, afinidades e gostos dos possíveis clientes, e, assim, acaba funcionando como uma espécie de guia para toda campanha.

Outro fator importante de se notar é que o estilo de arte ideal muda a depender da rede social que o mesmo será inserida. Por conta disso, é importante estar sempre atento quando se realiza o design para redes sociais.

A partir desses itens o processo criativo é realizado e finalizado, e o profissional utiliza suas ferramentas de preferência para confeccionar cada peça. Ainda, dominar o uso da ferramenta é importante, porém, o que define um bom design é sua habilidade de interpretação e o seu repertório.

– Confira: Como criar uma postagem ideal para Facebook e Instagram.

Dicas para design para redes sociais

Agora que você já sabe mais a respeito desse serviço, a Amura Comunicação separou algumas dicas para quem deseja aplicar o design para redes sociais na estratégia de marketing do seu negócio.

Crie conteúdo específico para cada plataforma

Como já citado, cada rede social tem um público e formato de conteúdo diferente. No Instagram, por exemplo, as pessoas tendem a ter uma atenção a detalhes bem menor que no Facebook, que, a depender do conteúdo, os usuários podem até parar para ler um texto mais longo.

Tendo isso em vista, é de suma importância estar atento ao formato exigido pela rede social na hora de desenvolver o seu processo criativo.

Não se prenda a apenas um formato

Produzir um conteúdo rico também se trata de ter variedade, não fique preso sempre aos mesmo modelos, tome a liberdade de criar, desde que seja dentro briefing. Nesse sentido, um conteúdo repetitivo visualmente pode se tornar monótono para os usuários.

Acompanhe a repercussão 

Mantenha-se sempre inteirado a respeito do engajamento que a suas artes recebem quando postadas, isso é importante para perceber pontos que devem ou não ser mudados e a eficiência de novas estratégias desenvolvidas.

– Saiba mais: Procurando um gerenciador de Instagram? Conheça essas 5 opções.

Concluindo

Agora você já sabe mais a respeito da importância da mensagem visual para o serviço de social media e também os cuidados que se deve ter ao desenvolver uma peça.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre redes sociais? Nós temos um e-book exclusivo sobre Instagram Comercial, é só baixar!

 

GUIA PRÁTICO PARA SEU INSTAGRAM COMERCIAL