O marketing de conteúdo é uma das estratégias de inbound marketing que mais vem sendo utilizada pelas empresas. É assim que elas vêm conseguindo clientes. Isso porque a melhor forma de atrair clientes em potencial é fazendo com que eles lhe encontrem. E convenhamos que o Google é uma ferramenta e tanto nesse caso.
Mas como você pode fazer isso? Afinal, produzir conteúdo não envolve apenas jogar um material qualquer e esperar que seu público-alvo goste disso. É preciso pensar em estratégias diferenciadas para conseguir se destacar no mercado.
Conseguindo clientes: 10 dicas que você deveria utilizar
Se as empresas vêm conseguindo clientes com marketing de conteúdo, porque você também não pode? Vamos mostrar para você como é possível fazer isso:
1 – Criar conteúdo útil e prático
Quando for criar um texto, vídeo, podcast ou qualquer outro material destinado a seu público-alvo, procure sempre entregar algo que seja útil. Você deve oferecer uma solução, algo que seu cliente em potencial precisa.
Isso significa que o conteúdo precisa fazer sentido, estar ligado a sua marca e ao mesmo tempo deve conversar com quem o está acompanhando.
2 – Criar títulos criativos e atrativos
Pense que o primeiro passo para atrair um visitante é através do título do seu texto. E como outras empresas vêm conseguindo clientes com o marketing de conteúdo? Apostando em títulos que sejam criativos e atrativos.
Evite algo muito longo ou enrolado. Vá direto ao ponto e tente despertar emoções nas pessoas já no título de seu artigo. “Saiba tudo sobre o tema X” ou “Como você pode conseguir X” atraem a atenção logo de cara. O motivo? Pois estão oferecendo soluções para um problema que aquela pessoa tem e precisa resolver. O que significa dizer que ela vai clicar no seu artigo e provavelmente vai lê-lo.
3 – Produzir conteúdo atemporal
É interessante trabalhar com conteúdos que estão em alta no momento? Sim. No entanto, para que você possa estar sempre conseguindo clientes novos o ideal é apostar também em assuntos atemporais.
Produza conteúdo relacionado a temas que nunca caem em desuso e que podem ser considerados atuais a qualquer momento, o que chamamos de conteúdo evergreen. Assim, mesmo que você já tenha escrito esse artigo há algum tempo, poderá voltar a divulgá-lo em suas redes sociais ou em anúncios.
4 – Disponibilizar materiais
Além de trabalhar com textos, vídeos ou podcasts você pode também disponibilizar outros materiais para seus visitantes. É uma chance de fazer com que se tornem leads e quem sabe futuramente virem seus clientes. Ofereça e-books ou outros materiais que as pessoas podem baixar gratuitamente e que irão ajudá-las em algo.
Claro que haverá uma troca. Para poder baixar o conteúdo será preciso realizar um pequeno cadastro, com dados como e-mail, nome e telefone, por exemplo. Assim você estará conseguindo clientes em potencial e poderá saber mais sobre eles.
5 – Trabalhar com “trend topics”
Os trend topics são aqueles temas que estão em alta em determinado momento. A grande maioria das empresas que estão conseguindo clientes com o marketing de conteúdo aposta nessa estratégia. Além de trazer textos – ou outros materiais – que tratem de temas atemporais, fale também dos trend topics.
É preciso mostrar a seu público-alvo que você está por dentro do que está acontecendo quando essas situações se aplicam ao seu negócio.
6 – Usar linguagem pessoal
A não ser que você esteja a falar com um grupo de médicos ou de advogados, para o qual será necessária uma linguagem mais rebuscada e cheia de termos específicos, use uma linguagem mais pessoal.
Literalmente converse com seus visitantes e mostre que sua empresa o compreende. Se você está conseguindo clientes é porque eles se identificam com seu negócio e veem sua marca como um ser vivo.
7 – Apostar em diferentes formas de abordagem
Você pode até ter um blog como parte do seu site. Ainda assim não utilize apenas essa forma de produzir conteúdo. Faça vídeos, webinars e até mesmo podcasts. A variedade de abordagens pesa a seu favor para conquistar seu público-alvo.
8 – Fazer “guest posts” e textos “top 10”
Procure se tornar mais conhecido trabalhando com os chamados guest posts. Encontre empresas que possam ser suas parceiras e que trabalham com algo semelhante ao seu produto e serviço. Vocês podem então combinar de fazer um guest post um para o blog do outro ou até mesmo produzir um e-book em conjunto.
Quanto aos textos “top 10” é interessante fazer ao menos uma lista de “10 coisas que você deveria” ou “Top 10 do assunto x”. O motivo? Esse tipo de texto é muito procurado nas buscas do Google e desperta o interesse.
9 – Começar o texto de forma atrativa
O começo do texto, ou melhor, o limite dele até que a barra de rolagem precise ser mexida, é o que irá ganhar o seu visitante. Quem está conseguindo clientes com frequência sabe que precisa ganhar o cliente logo no começo do artigo.
Então nada de enrolar e procure ser o mais claro possível logo nos primeiros parágrafos. Se você está falando de um assunto que realmente interessa ao seu público-alvo, as chances de que o resto do texto seja lido são maiores.
10 – Usar botões call to action
Coloque botões call to action em seu blog e site. Incentive seu cliente a tomar uma decisão. “Clique aqui e conheça mais sobre o produto x”, “Veja mais dicas sobre esse assunto aqui” e até mesmo um “registre-se” ou “Assine nossa newsletter”, “baixe nosso e-book”. São alguns exemplos de call to action.
Esses botões deixam o visitante curioso e assim ele acaba se tornando um lead, pois irá se interessar em conhecer mais sobre sua empresa e poderá preencher um formulário com seus dados pessoais.
E você, acha que está conseguindo clientes com a ajuda do marketing de conteúdo? Já utilizou alguma dessas estratégias? Conte para a gente nos comentários!