O marketing digital segue uma metodologia que foca na solução de problemas do consumidor, em estágios diferentes. Afinal, algumas vezes estamos apenas “dando uma olhadinha”, outras, queremos logo fechar a compra.
Mas seja qual for o momento em que nos encontramos, hoje buscamos praticamente tudo – inclusive imóveis – que precisamos no Google, certo? E, assim, surgem os resultados, isto é, as respostas para as nossas dores.
Agora, chegou o ponto de mencionar chamado Inbound Marketing, que reúne estratégias que buscam atrair e converter leads, isto é, “prospectos”. Isso faz parte de um processo de funil de vendas, dividido nas seguintes etapas:
- Atração: chamar as pessoas para seus canais (site, por exemplo);
- Conversão: converter visitantes em leads ao obter informações sobre eles (preenchimento de um formulário, por exemplo);
- Relacionamento: alimentar os leads com informações válidas, para que avancem para outra etapa do funil (e-mail marketing, contato por Whatsapp, por exemplo);
- Venda: continuar o trabalho feito pelo marketing, com direcionamento para fechar o negócio.
- Análise: avaliar resultados e manter o relacionamento com clientes, de forma a encantá-los, sempre.
Em outras palavras, a proposta é levar o lead qualificado – que demonstrou que está encontrando soluções com você – funil abaixo e, assim, converter a venda.
A conversão de leads é fundamental para gerar oportunidades e, por isso, é preciso continuar a alimentação por meio de um conteúdo valioso e estratégico. Mas, para isso, devemos sempre ter em mente quem é o seu cliente ideal, ou seja, a sua persona.
Esse conceito é mais específico que um público-alvo, pois deve reunir exatamente as características, como idade, profissão, localização, bem como as dores, as vontades, o comportamento, os hábitos e tudo mais que for útil para a estratégia de conversão.
Canais de marketing digital
Leads são alimentados por meio de estratégias online, como blog, conteúdo para redes sociais, e-books, formulários para baixar determinado conteúdo relevante, participação em webinars, pesquisas, entre outros. Essas ações podem ser feitas em diversos canais digitais. Alguns deles são:
- Site/blog;
- E-mail marketing;
- Aplicativos e plataformas;
- Redes sociais.
Nesse ponto, destacam-se as ferramentas de CRM, ou “Customer Relationship Management”, que são uma forma de automação e gestão de relacionamento com os clientes”.
Elas facilitam consideravelmente a relação com os clientes, conforme o estágio no funil onde se encontram.
E, assim, por meio do marketing de conteúdo, a empresa vai educando o visitante, o lead, mostrando soluções para aquilo que está buscando. Portanto, todos os setores, inclusive de construção, devem apostar em marketing digital.
Marketing digital funciona para o mercado imobiliário?
A forma de consumo foi totalmente transformada por meio do marketing digital, e isso precisa ser reconhecido pelo mercado imobiliário. Se no passado as apostas eram nas estratégias que envolviam muito mais a ação direta de corretores e vendedores, hoje o consumidor é capaz de se informar sobre aquilo que deseja, como um martelete demolidor, estruturas metálicas, ou embalagens plásticas antes de fazer qualquer contato.
Em outras palavras, as construtoras que encontram maneiras de se posicionar digitalmente, e fazem isso com sabedoria e planejamento, são capazes de construir sua marca e autoridade de mercado.
Principalmente em tempos de coronavírus, é de grande importância facilitar a vida do consumidor por meio do online.
Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.