Como aumentar a produtividade do seu time comercial

A produtividade é um fator determinante para impulsionar os resultados de uma empresa, principalmente no time comercial. Contudo, é um dos principais desafios nas organizações.

Mas, é necessário investir em ações estratégicas na equipe de vendas a fim de aumentar a produtividade para alcançar metas e objetivos de modo eficiente.

 

Até porque o mercado está cada vez mais competitivo, e se a sua empresa não possui um time engajado, motivado e produtivo, tende a obter insucesso no mercado.

 

Uma empresa do segmento de automação predial, por exemplo, pode ter um time comercial e, basicamente, depende da eficiência da equipe para fechar negócio com os clientes.

 

Por isso, gerar motivação e produtividade, independente de qual for o setor da empresa, é mais que necessário contar com profissionais que atendam às características e a cultura organizacional.

 

Caso contrário, será quase impossível colocar todos na mesma direção!

 

Continue a leitura e confira quatro dicas para aumentar a produtividade do seu time comercial e, consequentemente, potencializar as vendas do seu negócio!

 

1. O treinamento é primordial para aumentar a produtividade do seu time comercial

Não há como negar que o treinamento da equipe é um dos principais fatores que influenciam no aumento da produtividade e melhor desempenho.

 

Imagine uma empresa que atua com vendas de estrutura metálica para telhado. Certamente há muitos processos a serem realizados, desde a prospecção de clientes, vendas, administração, entre outros.

 

Logo, com todos os setores engajados e produtivos, permite garantir o sucesso do empreendimento.

 

Dito isto, invista em treinamentos para alinhar a equipe de vendas e conquistar qualidade nos serviços e atendimento. 

 

Aproveite para compartilhar novos conhecimentos que podem agregar valor na rotina do seu time, a fim de influenciar a desenvolver novas habilidades e aprimorar os conhecimentos.

2. Defina metas

Toda equipe de vendas tem como objetivo ter sucesso nas vendas a fim de garantir a lucratividade, não é mesmo?

 

Portanto, é fundamental definir metas de modo claro e objetivo e apresentar para sua equipe.

 

Isso inclui um bom planejamento para que seja possível identificar quais os passos a serem seguidos para conquistar os resultados almejados.

 

Lembre-se: para engajar e motivar os funcionários a comunicação é indispensável. 

3. Ofereça boas ferramentas de trabalho

O time comercial é responsável por vender produtos ou serviços a um público específico, como martelete demolidor para a área de construção civil, por exemplo.

 

Ou seja, nada mais necessário do que oferecer boas ferramentas ao vendedor para evitar que as atividades tenham processos interrompidos devido a má qualidade de um equipamento. 

 

O desempenho dos membros da organização não está associado somente a motivação e treinamento. Isso significa que a empresa deve contribuir com ferramentas adequadas para que os profissionais cumpram com suas tarefas no dia a dia.

 

No entanto, não deve deixar de lado o planejamento e ações motivacionais, além de acompanhar o desempenho da equipe comercial.

 

4. Aposte na padronização de processos

Definiu metas com a equipe e alinhou as estratégias? Então, aposte na padronização de processos!

 

Isso é primordial para garantir o aumento da produtividade na equipe de vendas, pois auxiliam os vendedores a entenderem como devem executar suas tarefas. Desse modo, serve como um guia para evitar erros nas abordagens de vendas e negociar com eficiência. 

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os seus colegas nas redes sociais e deixe o seu comentário!

 

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.