O arquétipo ideal para sua marca: explorador

Você já deve ter ouvido falar algo sobre os arquétipos de marca, certo?

 

Os arquétipos são a representação de um conteúdo que influencia na percepção do consumidor e então reage e possui funções eficazes.

 

Neste texto iremos falar sobre o arquétipo explorador, que faz parte do grupo onde o que os motiva é a independência e a realização.

 

Entenda o arquétipo explorador!

 

O Explorador

 

O arquétipo explorador é aquele tipo de pessoa que sonha acordado, está sempre em busca de conhecer novas culturas, de viajar e apreciar coisas novas.

 

Ele também procura por desafios em seus dias, algo que faça ele sair da rotina, gosta de resolver e tem a necessidade de se sentir livre. Sem contar que autonomia e ambição já é quase o seu sobrenome!

 

Mas como qualquer um, tem seus medos e angústias. Detesta se sentir preso, ficar no tédio e se sentir com um vazio interior.

 

Logo, o explorador está sempre em busca de viver o que a vida tem de melhor para oferecer. Gosta de curtir, viajar, e estar em contato com a natureza, claro!

 

Portanto, se sua marca está sempre em busca do novo, adora desafios, quer estar sempre em movimento, e gosta de uma boa aventura, você é um explorador!

 

E como ele funciona na prática para o meu negócio?

 

Caso o arquétipo explorador for o ideal para a sua marca, e para você fazer com que essa estratégia funcione e você consiga aplicar

da melhor maneira, é preciso entender algumas coisas.

 

O ideal é que seja apenas usado em marcas onde os produtos/serviços são voltados para o público-alvo de mesmas características que o arquétipo explorador.

 

A persona ideal da sua marca, tem que ser inquieta e procurar por produtos ou serviços que irão ajudar ela a atingir seus objetivos como exploradora, proporcionando sensação de liberdade e independência.

 

E se não for assim?

 

Caso não tenha essas características, pode soar como algo forçado ou falso, podendo ter um resultado do completo oposto do que você quer.

 

Portanto, se o seu negócio é do ramo que envolve viagens, carros ou até roupas, desde que voltadas para esse público, você pode se enquadrar no arquétipo explorador.

 

Mas não se esqueça, tudo o que é forçado ou falso, não é bem visto pelos consumidores. Então seja original e autêntico!

 

Qual a vantagem no meu negócio?

 

O arquétipo auxilia você a desenvolver com

mais facilidade a personalidade e o tom de voz da sua marca, influenciando também no posicionamento, para que você seja sempre coerente.

 

Outra característica do arquétipo explorador, olhando para o negócio, é se a marca também tem e-commerce.

 

Se a sua marca tem todas as outras características e ainda disponibiliza vendas na internet, você é um explorador!

 

Alguns exemplos de marcas com arquétipo explorador são:

  • Jeep
  • The North Face
  • Go Pro

e muitas outras.

 

Agora ficará fácil reconhecer!

 

Agora que você já conhece o arquétipo explorador, já pode ver o que ele tem em comum com a sua marca!

Acesse também: Qual a importância do brandbook para a sua empresa.