Como trabalhar o posicionamento da sua marca

Para que uma empresa possa alcançar o sucesso desejado, é fundamental que ela consiga se destacar das demais que atuam em seu nicho de mercado.

Seja uma empresa de elevadores residenciais, que atua em um nicho mais específico, ou uma loja de roupas unissex, que tem um público mais abrangente, se posicionar no mercado com um diferencial é indispensável.

Para que isso aconteça, é primordial trabalhar o posicionamento da marca.

Neste texto, iremos falar sobre o que é o posicionamento de mercado e como uma empresa deve trabalhar o posicionamento de sua marca no mercado. Fique conosco.

O que é posicionamento de marca?

Há uma famosa frase que diz “quem não é visto, não é lembrado” e basicamente, o posicionamento de marca se refere a isso. Quando um empreendedor cria sua empresa, seu objetivo, além de vender seu produto ou serviço, é que o público lembre sempre de sua empresa, a reconheça e que assim, ela se torne referência.

O posicionamento de marca pode ser representado como a forma que você deseja que o público enxergue a sua marca no mercado.

Uma empresa de estruturas metálicas, por exemplo, que deseja definir seu posicionamento de marca, deve ter um trabalho constante nesse quesito, até porque o mercado está em constante mudança, assim como o comportamento dos consumidores. O que hoje é referência de mercado, amanhã pode ser substituído por algo mais inovador.

Entre os pontos que englobam o posicionamento de mercado, podemos citar:

  • Preço dos produtos ou serviços;
  • Benefícios oferecidos;
  • Diferenciação competitiva.

O posicionamento de marca de uma empresa é um fator essencial para o sucesso e consolidação, pois o sucesso de uma empresa também está relacionado à forma como o público a enxerga, que deve ser o mais positiva possível.

Veja como trabalhar o posicionamento de sua marca

Para estruturar o posicionamento de uma marca, é de suma importância responder a algumas perguntas básicas. Vamos apresentá-las.

  1. A quem o seu produto ou serviço se destina?

Uma empresa de purgador de vapor, por exemplo, trabalha para um nicho de mercado industrial, ou seja, empresas que necessitam deste equipamento para os seus processos produtivos.

Conhecendo o nicho ao qual é focado o seu produto ou serviço, fica mais fácil definir qual posicionamento você quer que tenha a sua empresa.

  1. Qual dor o seu produto ou serviço resolve?

O comportamento do consumidor relacionado a uma empresa, ou como ele a enxerga, é em grande parte motivado pelas suas necessidades. Ou seja, como seu produto ou serviço pode resolver um problema ou proporcionar algum entretenimento?

  1. Qual o seu diferencial em relação à concorrência?

Aqui, é preciso que você justifique porque o cliente deve escolher a sua empresa e não qualquer outra. Sua qualidade é melhor? Seu preço é mais em conta? Seus serviços são mais eficientes?

  1. Eu entrego meu serviço com excelência?

A excelência de um serviço ou produto, é um fator básico e que obviamente está entre as exigências do cliente para que ele reconheça a sua empresa de forma positiva em relação às outras;

  1. Como eu quero que a minha marca seja vista e lembrada?

Por fim, esta é a pergunta que ilustra o trabalho de posicionamento de sua marca. É preciso focar em como você quer que sua empresa seja lembrada, em que ela se torne referência.

E então, nosso texto sobre posicionamento de marca foi útil para você? Compartilhe-o com os amigos nas redes sociais.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.