O LinkedIn é uma das redes sociais mais populares da atualidade, devido ao seu potencial de networking e capacidade de divulgação de vagas de emprego. No texto de hoje, saiba escolher a ferramenta ideal e alavancar seus negócios através da plataforma!
Quais as vantagens de usar o LinkedIn?
Popularmente conhecida como a rede social profissional, a plataforma do LinkedIn está conquistando cada vez mais usuários, expandindo sua atuação e capacidade de engajamento.
Só para termos uma ideia, mais de 4 milhões de horas de conteúdo no LinkedIn foram consumidas desde em março de 2020, o que representa um aumento de 50% ao mês. Nos últimos tempos, a receita da rede social aumentou mais de 21% a cada trimestre.
Atualmente, o LinkedIn tem mais de 200 milhões de usuários espalhados em 200 países ao redor do mundo, em 19 línguas diferentes. Tanto que muitos especialistas falam que estamos vivendo a “era de ouro do LinkedIn”.
Isso já era de se esperar, afinal de contas, muito mais do que um repositório de currículos, a rede é um ótimo canal para o marketing.
Por exemplo, uma clínica emagrecimento pode facilmente utilizar o LinkedIn para expandir a marca e, ao mesmo tempo, buscar novos profissionais.
Hoje em dia, mais de 26 milhões de empresas, dos mais diversos ramos e segmentos, já possuem uma página no LinkedIn. Assim, é possível investir em estratégias de marketing e vendas direcionadas, além de contar com os recursos únicos da rede social.
Ou seja, a plataforma é muito eficiente quando o assunto é atrair novos públicos para o seu negócio, além de ser uma canal próspero para o feedback dos clientes.
Então, podemos dizer que as vantagens de investir no LinkedIn são inúmeras, afinal, com uma página do seu negócio, você pode:
- Divulgar conteúdos segmentados;
- Melhorar o engajamento da sua audiência;
- Expandir o reconhecimento da marca;
- Facilitar os processos seletivos.
Vale dizer que, assim como as páginas comerciais no Facebook, os perfis no LinkedIn também podem ser usados para a apresentação de produtos e serviços.
Desse modo, um chaveiro residencial, por exemplo, pode usar a sua página para publicar imagens dos serviços e, com isso, atrair leads (potenciais clientes).
5 maneiras de alavancar o seu negócio com o LinkedIn
Diante do crescimento e das inúmeras vantagens do LinkedIn, é fácil entender o porquê muitas empresas estão investindo em campanhas de marketing na rede social.
No entanto, não basta criar uma simples página para a sua escola de ensino integral e esperar render frutos sozinha. Ao contrário disso, é necessário ter um planejamento detalhado para conquistar o sucesso.
A seguir, separamos algumas dicas de como alavancar o seu negócio com o LinkedIn. Confira!
1 – Priorize conexões segmentadas
O LinkedIn é uma das melhores redes sociais para investir em ações segmentadas. Com ele, é possível encontrar pessoas realmente dispostas a investir no que você oferece. Por isso, quem investe na plataforma, alcança ótimos resultados com o marketing digital.
Isso ocorre porque o LinkedIn é um verdadeiro banco de informações de profissionais cadastrados. Inclusive, é possível encontrar dados que outras plataformas não informam, nem mesmo o Facebook.
Desse modo, o seu negócio pode focar exatamente no perfil do cliente ideal, aumentando as chances de fechar uma venda ou uma parceria.
Pense por um instante: é mais fácil vender um serviço de automação industrial empresas para pessoas potencialmente interessadas, ou sair por aí, “atirando para todos os lados”? É bem provável que você tenha pensado na primeira opção!
Por esse motivo, dê prioridade para as conexões segmentadas e não deixe de analisar as informações obtidas sobre o seu público-alvo.
2 – Personalize a sua URL
Assim que você criar a Company Page do seu negócio, o próprio LinkedIn irá gerar uma URL padrão. No entanto, é importante verificar se o endereço é fácil de ser encontrado, não só pelos usuários, mas também pelo Google.
Dessa forma, fica mais fácil alavancar a sua empresa, pois os usuários podem te encontrar facilmente, incluindo em uma busca simples no site de pesquisa.
Para personalizar a sua URL, você precisa fazer um pedido no suporte do LinkedIn, que fica no ícone “Configurações”, e entrar com o nome da sua empresa.
Dê preferência para uma URL simples e amigável. A dica é optar pela mesma extensão que você costuma usar no seu site e em outras redes sociais.
3 – Complete o seu resumo
Imagine que o seu resumo funciona como uma espécie de banner impressão, que contém todas as informações básicas sobre o seu negócio. É importante preenchê-lo corretamente, para que os usuários conheçam mais sobre a sua empresa e não fiquem “perdidos”.
Um erro muito comum dos perfis comerciais é justamente desconsiderar a seção do resumo. Mas esse espaço é muito privilegiado!
Contudo, você tem que pensar bem no que vai escrever, porque só dá para escrever 2 mil caracteres. Sendo assim, priorize os produtos e serviços oferecidos, bem como os diferenciais da sua empresa.
Aqui, a dica é escrever em primeira pessoa, para aproximar a marca da audiência, com uma linguagem simples, objetiva e direta.
4 – Produza conteúdos de qualidade
A informação é a grande moeda de troca da internet. Hoje em dia, quando um usuário procura por adesivação de carros, por exemplo, ele não quer apenas se deparar com um anúncio sensacionalista e invasivo; ao contrário, a busca também é por conhecimento.
Sendo assim, uma dica importante para alavancar a sua marca no LinkedIn é alimentar a sua company page com conteúdos de qualidade.
Aqui, vale a pena ter em mãos as informações a respeito do seu público-alvo, justamente para elaborar materiais direcionados às necessidades do cliente ideal.
Além do mais, no LinkedIn, deve-se adotar uma frequência de postagens. Por esse motivo, a produção de conteúdo deve ser constante e periódica – ainda mais levando em consideração o dinamismo das redes sociais.
A diversificação do conteúdo também é outro ponto que se deve levar em consideração. Felizmente, o LinkedIn aceita uma grande diversidade de materiais. Isso quer dizer que você pode compartilhar tanto um texto, foto, vídeo ou um hiperlink.
É interessante usar recursos visuais para aumentar o engajamento do público. Por exemplo, ao tratar dos benefícios de alugar uma sala de reunião, vale a pena usar uma foto do ambiente para chamar a atenção da audiência.
Lembre-se que vivemos em um mundo com forte apelo imagético. Daí a importância de usar recursos visuais em seus conteúdos.
Você também pode usar as funcionalidades do próprio LinkedIn. A rede social conta com uma ferramenta muito interessante para o compartilhamento de conteúdo, chamada “LinkedIn Pulse”, que é bastante similar a um blog.
Por lá, os usuários podem escrever artigos e compartilhá-los com suas conexões, estabelecendo uma rica troca de ideias e interações com outros profissionais.
Além disso, a ferramenta permite mensurar o alcance, incluindo número de visualizações, as curtidas das publicações, entre outras métricas. Dessa forma, você consegue saber se o seu conteúdo, de fato, teve um bom engajamento.
5 – Tenha um cronograma de conteúdos
Lembra que dissemos o quão importante é manter a periodicidade de compartilhamento de conteúdos? Por esse motivo, vale a pena elaborar um cronograma, para não esquecer os materiais que devem ser postados.
Por exemplo, se a intenção é criar um anúncio para o serviço de motoboy, é interessante verificar qual é o horário de maior engajamento para fazer a publicação. Além disso, você pode separar os dias da semana em que é preciso fazer uma postagem.
O cronograma de publicações também te ajuda a não esquecer de datas importantes, como festividades, feriados e parabenizações.
Inclusive, é uma boa forma de divulgar os dias que são importantes para a empresa, como aniversários de colaboradores, tempo de funcionamento do seu negócio, qual o dia pode ajudar a aumentar as vendas, entre outros.
Conclusão
O crescimento do LinkedIn nos últimos anos chegou a ser espantoso. Em pouco tempo, a plataforma teve um salto da quantidade de usuários e, a cada dia que passa, mais empresas estão voltando suas estratégias e marketing para a rede social.
Muito disso, deve-se à eficiência na divulgação dos negócios, já que o LinkedIn é voltado para o âmbito profissional, tornando a segmentação muito mais assertiva. No entanto, é preciso ter cuidado para não errar nas campanhas.
Por esse motivo, vale a pena elaborar um planejamento detalhado especialmente para a plataforma. Com isso, é possível aproveitar os recursos voltados às empresas, além de considerar as especificidades do seu público.
Com as dicas acima, você poderá sim alavancar o seu negócio através do LinkedIn e, dessa forma, alcançar o maior reconhecimento da sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.