As práticas de SEO para atrair pacientes são fundamentais para dar visibilidade e relevância ao seu consultório na internet. Quer saber como aplicá-las e quais são seus benefícios? Descubra agora!
Estar no topo do Google é muito benéfico para captar mais pacientes no seu consultório, só para se ter uma ideia, cerca de 4 bilhões de pesquisas são realizadas todos os dias no buscador.
Agora imagine, já pensou em como todo esse alcance pode funcionar como um “divulgador” gratuito do seu consultório e tratamentos?
Pois é! Por essa razão você deve investir em Marketing Digital e, principalmente, aplicar práticas de SEO no seu blog/site a fim de ter mais acessos.
Quer saber como fazer tudo isso na prática? Continue lendo este conteúdo com 4 dicas separadas especialmente para você!
O que é SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em bom e velho português. Otimização de Mecanismo de Busca.
Essa metodologia aplica em sites uma série de técnicas para que eles fiquem melhor ranqueados em mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing (alguém faz pesquisa ser ser no Google, inacreditável). As empresas usam SEO para que seus produtos ou serviços sejam encontrados pelo público quando eles pesquisam por termos parecidos.
Quer um exemplo para simplificar? Bom, um paciente tem interesse em saber sobre tratamento de canal e busca pelo seguinte termo: “canal dente preço”.
Se o seu site aplicar as técnicas de SEO, é bem provável que você seja o resultado dessa busca e feche mais um tratamento. Ok, mas e na prática, como usar o SEO para atrair pacientes?
1 – Palavras-chave
Antes de selecioná-las você deve conhecer muito bem a intenção de busca dos seus potenciais pacientes. A palavra-chave é o termo que o seu site posiciona a fim de ser encontrado pelo público que busca por algo relacionado ela.
Melhor dizendo, se você é um endodontista, uma palavra genérica como endodontia não é muito útil, embora seja relacionada à sua área.
Já um termo como “canal no dente da frente” é bem mais específico e traz ao seu site pessoas que possivelmente estejam procurando pelo procedimento.
Dica bônus: sempre cheque o volume de busca das Palavras-chave e priorize as chamadas cauda longa (ou long tail se você quiser parecer cult naquela reunião), ou seja, aquelas mais específicas.
2 – Crie conteúdo acerca da palavra-chave foco
Isso é o básico do básico. Se não quiser ser penalizado pelo Google e perder acessos nunca insira palavras-chave não condizentes com o conteúdo em questão. Nunca.
Se a busca do potencial paciente é “quanto custa uma restauração de dente com resina” e ele acessou seu site, forneça a ele informações sobre o assunto buscado.
O conteúdo oferecido ao usuário precisa servir de apoio a ele, afinal, é por isso que as pessoas vão ao Google.
Sendo assim, práticas recomendáveis de conteúdo são:
- Textos relevantes a longo prazo;
- Conteúdos completos;
- Referências;
- Exploração do tema central;
- Proposta de resolução desse tema.
3 – Cuide da formatação do site
Seu site não deve apenas ser bonito, ele precisa ser funcional!
Hoje as pessoas só ligam o computador para trabalhar, no mais, elas resolvem tudo na palma da mão com um smartphone.
Para melhorar a experiência desses usuários de mobile na sua página, aplique no seu site o design responsivo.
O design responsivo adequa as páginas de um site à formatação dos smartphones, tornando-as mais compactas, legíveis e principalmente, rápidas.
Evite parágrafos longos, imagens pesadas, pop-ups em excesso ou mesmo links para outras páginas.
4 – Mantenha os conteúdos atualizados
Você vai ao Google, pesquisa a população do Brasil e se depara com um post de 2004 que nunca foi atualizado, o qual a sua reação? Fechar a página, óbvio. Justamente por isso, atualizar os conteúdos do seu site farão com que eles tenham relevância a longo prazo e conquistem posições privilegiadas no Google.
Conteúdos sobre aparelho lingual preço, por exemplo, devem ser atualizados com frequência para que sejam perenes, até porque preço de tratamentos podem variar com frequência.
Por fim, existem inúmeras formas de aplicar a metodologia SEO em seu site e as 4 abordadas neste conteúdo podem sim te ajudar muito, mas o ideal é que você sempre fique atento às mudanças tanto de comportamento do seu público, como as exigências do Google para o posicionamento.
SEO é uma estratégia que requer paciência e cautela, os resultados são expressivos e podem mudar a realidade do seu consultório, entretanto eles devem ser visados no longo prazo. Se você busca imediatismo, invista também em mídias pagas (Ads), por exemplo.
Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal