Entenda o marketing imobiliário

Enquanto nos séculos passados vivemos a era das grandes transformações geradas pela indústria, pelo comércio e pelo surgimento da tecnologia, hoje o mundo não é mais o mesmo sem se atentar às estratégias de comunicação e marketing.

Isto ocorre porque empresas e profissionais que desejam destacar-se, precisam cada vez mais e melhor saber se relacionar com seu público e clientes em potencial. E é aí que a adoção de estratégias de marketing pode auxiliar corretores e imobiliárias a conquistar seus objetivos, seja para vender ou alugar imóveis exclusivos, como também para outros de menor valor agregado ou, ainda, para manter sua carteira de clientes ativa.

Por essa razão, separamos algumas informações pertinentes para você que deseja saber um pouco mais como o marketing pode impactar de maneira positiva uma atividade no setor imobiliário. Acompanhe!

 

1 – O que é marketing?

O marketing é uma forma de execução de ações planejadas que causam impacto no mercado em que uma determinada empresa está inserida. A própria origem da palavra reforça essa afirmação. A palavra Marketing vem do inglês, market, que significa mercado. Em inglês, quando se adiciona o ing ao final de uma palavra, geralmente quer se dar o sentido de ação. O similar em português seria algo como se pegarmos a palavra faz e adicionarmos endo ao final, formando fazendo. Por isso, fazer marketing seria como “fazer algo no mercado”, ou seja, algo como fazendo ficar conhecido no mercado algum produto ou serviço.

 

2 – Para que serve o marketing imobiliário?

O marketing imobiliário tem o objetivo de gerar campanhas para captar possíveis compradores de imóveis. Os profissionais envolvidos utilizam estratégias e técnicas para qualificar leads e deixá-los aptos para o fechamento de uma compra. Para a imobiliária, essa área auxilia melhorando a credibilidade e ampliando a visibilidade e o alcance do seu negócio, o que a torna fundamental para o sucesso da venda de imóveis.

 

3 – Como um trabalho de marketing auxilia em minhas vendas?

Ele ajudará a conduzir o cliente para uma decisão de compra. Ou seja, ele recebe o potencial comprador, após o trabalho desenvolvido pela equipe de marketing, e faz a conversão dessa procura por um imóvel em uma negociação concretizada. Dessa forma, não adianta você ter uma ótima casa em disponibilidade, por exemplo, se não consegue vendê-la.  Ou seja: é necessário que você disponha de imóveis à venda ou para alugar, e que a partir do momento que algum cliente demonstre interesse nele, que ele seja abordado por um profissional que tenha capacidade para efetivar uma negociação atrativa para ambas as partes.

 

4 – Como posso administrar minha carteira de clientes?

Tenha sempre controle da quantidade de contatos que buscaram por seus serviços e alimente-os de informação sempre que possível, com uma certa periodicidade. Certamente, os leads que são potenciais compradores de imóveis voltarão a fazer negócios com sua imobiliária se ela tiver sua marca em destaque em sua memória. Para isso, manter clientes ativos, especialmente para receber malas diretas e serem convidados a seguir suas contas nas redes sociais é fundamental.

 

5 – O marketing requer uma boa comunicação interna?

Sim! Invista sempre em integração entre departamentos na sua empresa. Atuando de forma isolada, os setores acabam retendo dados valiosos, o que atrapalha muito o desempenho da imobiliária como um todo. O setor de marketing tem a meta de gerar excelentes oportunidades, mas, várias vezes, não segue todo o ciclo de vendas de um imóvel e isso atrapalha a mensuração dos resultados. Quando essa integração funciona, de fato, os resultados ficam evidentes para o segmento. Isso tudo é possível com o uso da tecnologia, com alguns sistemas que proporcionam o acompanhamento de etapas, entrega de ações e análise de resultados.

 

6 – O Marketing ajuda conhecer meu cliente

Se o marketing não gera leads qualificados, o setor de vendas vai ter muito mais trabalho para converter o comprador em cliente ou, até mesmo, não conseguirá fazê-lo. No entanto, um lamento do marketing é quando os leads são trabalhados e a área de vendas não consegue realizar a conversão. Sendo assim, fica claro que os setores precisam exercer atividades em conjunto e ter objetivos em comum.

 

7 – Una sempre os departamentos de marketing e vendas

Por mais que desempenhem atividades distintas, a integração de marketing e vendas no mercado imobiliário é essencial para obter resultados expressivos. E acompanhar números pode ser muito mais eficiente por meio da tecnologia. Por isso, existem ferramentas de gestão imobiliária, como softwares de gestão, CRM, cursos on-line para corretores de imóveis, entre outros, que ajudam a integrar e mensurar resultados com muito mais qualidade.

 

8 – Invista em treinamento

Grande parte das pessoas que atuam no setor imobiliário acreditam que aprendendo técnicas de vendas, terão sucesso imediato. Eles falham ao compreender que o negócio envolve muitos outros aspectos além da venda: é necessário treinamento e foco nos números. Para isso, o marketing pode ser um recurso importante. Por meio do estudo de suas ferramentas, como uma adequação de abordagem de clientes, de posicionamento de marca, de iniciativas de publicidade e propaganda, certamente esses esforços em prol do sucesso serão muito mais efetivos.

 

9 – Que ações de marketing devo desempenhar?

O marketing vai muito além de uma estratégia de vendas. Os 4 P’s do marketing deixam mais claro a amplitude de ações que um profissional focado em marketing pode desempenhar. Por isso, foque nestes 4 itens abaixo de maneira comprometida, e assim terá sucesso:

  • Produto: conheça bem o imóvel que está negociando. Dê ao cliente sempre todo suporte e soluções de dúvidas, independentemente se você trabalha com terrenos, lançamentos, locação ou venda.;
  • Praça: veja como trunfo a localização do imóvel. Podemos entender a praça como sendo uma região da cidade ou a cidade como um todo. Sua compreensão e conhecimento local pode ajudar a facilitar uma negociação;
  • Preço: Essa é a base da profissão de um corretor, que deve facilitar o acordo entre as partes e, em geral, o preço é o ponto central de toda negociação. No caso do marketing imobiliário, isso tem um peso ainda maior. Afinal, a definição do valor de venda/locação em cada negócio serve de base para a definição dos valores de partida para os produtos que estão ou entrarão no mercado;
  • Promoção: Se você não anuncia, não vende. Saber dar publicidade ao seu produto deveria ser uma especialidade de toda imobiliária e/ou corretor. Esteja nas redes sociais, invista em ficar conhecido!

 

Gostou do nosso artigo sobre marketing no mercado imobiliário? Acompanhe nosso site e leia nossos artigos. Isso fará com que você conheça cada aspecto do negócio, tenha uma melhor compreensão dos processos envolvidos na sua atividade e desenvolva estratégias cada vez mais eficientes. Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!