Você já ouviu falar de uma metodologia de marketing conhecida como Marketing de Atração – ou Inbound Marketing, certo? Ela funciona como um conjunto de estratégias que têm como principal objetivo atrair voluntariamente os visitantes para o seu site. Porém, além de atrair os visitantes, é preciso fazer com que eles se tornem clientes. Assim sendo, para obter sucesso nessa jornada, é utilizada uma estratégia conhecida como o funil de vendas. Essa estratégia de Inbound visa fortalecer o relacionamento com o público ao mesmo tempo em que ele é informado e educado sobre a sua marca e sobre o mercado.
Assim sendo, o Inbound Marketing propõe, dentre outras ações, que você produza conteúdos que atraiam o público para o seu site ou blog. A partir de então, quando esses visitantes já possuem maior familiaridade com o seu material, se tornam mais propensos a serem convertidos em leads e clientes – e então, promotores – da sua marca.
É claro que, para obter sucesso nessa jornada do cliente, existem estratégias, ferramentas e ações especiais que ajudam a alcançá-la. E uma que merece grande destaque é o funil de vendas. E é exatamente por isso que nós simplificamos esse funil para que você possa compreendê-lo melhor e dar início ao processo de atração e conversão do público.
– Complemente a leitura com: Minha empresa deveria usar inbound marketing?
Entendendo o funil de vendas
Dividimos o funil de vendas em 5 grandes etapas principais. A medida que você for realizando as ações de relacionamento, vai “descendo” no funil cada vez mais. Não entendeu? Então confira com calma os próximos passos:
1. Estranhos
Essa é a primeira etapa do Funil, é quando o cliente ainda é considerado um “estranho” para o seu site e a sua empresa. Assim, nesse primeiro momento, você deve direcionar a sua atenção para atrair essas pessoas por meio das ferramentas que a sua empresa utiliza.
Quais são elas? As redes sociais, sites, anúncios, blogs, entre outras. Durante essa fase, o foco da sua marca é atrair e informar esses “estranhos”. E como fazer isso? Produzindo e compartilhando conteúdos relevantes para eles nos canais de comunicação citados acima. Assim, para concluir essa etapa com sucesso, os até então “estranhos” passam a ser considerados “visitantes”.
Como entender que tipo de conteúdo criar? Você deve entender o que esse público quer.
2. Visitantes
O visitante é a pessoa que era “estranha” mas que, agora, já se tornou alguém que conhece a sua marca. É aquele que navega pelo seu site, blog ou rede social. Também, já fez pelo menos um primeiro contato com os seus produtos e/ou serviços e está entendendo a sua marca.
Ao compreender essa etapa do funil de vendas, é hora de passar os visitantes para a próxima fase. Como? Convertendo-os em leads.
Existem algumas estratégias que podem ser adotadas pela empresa para obter sucesso nessa conversão. Landing pages, formulários, pop ups, entre outros. Sabe quando você entra em um site e se depara com a opção de se cadastrar para receber materiais, newsletters ou baixar e-books? Então: é exatamente disso que estamos falando!
Ao efetivar essa etapa, você passou a ter um visitante interessado por aquilo que você tem a oferecer. Assim, é uma pessoa que deixou de ser apenas um visitante e se tornou um lead.
– Complemente a leitura com: As principais técnicas para gerar leads com Inbound Markerting
3. Leads
Chegamos na etapa do funil de vendas em que o seu foco deve ser o relacionamento com o seu lead. Vale lembrar que “lead” é o nome dado à quem demonstrou alguma forma de interesse pelos serviços ou produtos da sua marca e, com isso, tem mais chances de finalizar uma compra.
Assim sendo, cabe à empresa saber como fortalecer o relacionamento e aproveitar de maneira positiva esse interesse do lead.
Algumas ações que são fundamentais para criar esse laço e conquistar a confiança do lead são:
- Realizar ações segmentadas, personalizadas e certeiras por meio de e-mail marketing;
- Continuar investindo na produção e compartilhamento em redes sociais, que revelem posicionamento e personalidade da empresa – criando um senso de identificação com o lead;
- Manter um blog atualizado com conteúdos relevantes, que informem, eduquem e aumentem a credibilidade e autoridade da marca no mercado.
Todas essas ações devem ser focadas em atrair cada vez mais a atenção do seu lead. É por meio desses canais que o lead tomará a decisão de seguir em frente no funil de vendas. Ou seja: de fechar um negócio com a sua marca.
– Confira: Como transformar seus leads em clientes?
4. Cliente
Agora você tem o seu lead e ele se tornou cliente da sua marca. Ou seja: você obteve sucesso na sua tarefa de educar e conquistar essa pessoa e ela efetivou a compra daquilo que você estava oferecendo. Então isso significa que o funil de compras acabou? Não é bem assim…
Muitas marcas encerram suas ações, erroneamente, nessa etapa. Não seja uma delas! Após o cliente adquirir seu produto, é hora de fidelizá-lo. Ou seja: oferecer uma experiência positiva, memorável e que faça com que ele deseje fazer novos negócios com você. Mas como fazer isso? Através do que chamamos de encantamento em Inbound Marketing: oferecendo um bom suporte pós-vendas e atendimento, fortalecendo o relacionamento via e-mail e redes sociais, realizando ações específicas para clientes, entre outros.
O seu objetivo é:
- Fidelizar o cliente;
- Fazer com que ele se torne um promotor da marca;
- Feche novos negócios e, mais do que isso, traga novos clientes para a sua empresa.
Assim, partirmos para o próximo passo no funil de vendas:
5. Promotor
Agora sim você chegou na última etapa do funil de vendas. Aquela pessoa que começou sua jornada como “estranho” para a sua empresa, hoje é um promotor da sua marca. Ou seja: a divulga para outras pessoas e, dependendo da situação, faz até mesmo propagandas espontâneas em suas redes sociais. O resultado? Sua marca mais conhecida por outras pessoas que também deixam de ser “estranhas” e se tornam promotoras do seu produto/serviço.
Pronto para aplicar as técnicas do funil de vendas para na sua empresa?
Seguindo esse nosso passo a passo você está pronto para conquistar, encantar e fidelizar o seu público. Ainda, lembre-se que essa é uma ação cíclica e contínua: ou seja, é essencial que a sua empresa continue sempre de olho nas tendências de mercado, produzindo materiais de qualidade e oferecendo um bom atendimento.
Gostou e quer saber mais sobre o Funil de Vendas? Então vem falar com a gente!