O mercado está cada vez mais competitivo, isso é fato. As empresas têm buscado cada vez mais criar uma máquina de leads para crescer o faturamento de forma rápida.
Porém, o que muitas vezes é descuidado é o desenvolvimento de boas estratégias e como elas podem interferir diretamente no resultado entregue pela equipe.
Muita gente pode ter a dúvida: mas o que é uma estratégia de leads? Por onde devo começar?
Se você é do time dos que querem gerar mais receita, mas não tem ideia de quais as melhores estratégias e como aplicá-las no seu negócio, vamos listar 6 das melhores práticas realizadas pelas equipes.
Quer começar a aprender a vender mais? Continue lendo e saiba como gerar leads qualificados!
1. Invista em marketing de conteúdo
Não poderíamos começar diferente, afinal o investimento em marketing de conteúdo tem se mostrado a melhor estratégia tanto para gerar quanto para qualificar um lead. Além de mostrar seu produto ou serviço, você estará educando seu cliente em relação ao problema que ele tem e sua solução para isso.
Por produzir conteúdo de qualidade e promover o engajamento dos usuários através de estratégias CTA, você está enriquecendo a relação com seu potencial cliente que, naturalmente, terá sua empresa como referência e autoridade no assunto que lhe interessa, como a manutenção de geradores, por exemplo. Ou seja, a nutrição de leads é fundamental!
2. Defina uma persona
É muito comum confundir o conceito de persona com público-alvo. A persona representa o seu cliente ideal e por isso, ela precisa ser tão específica. É fundamental delinear um perfil completo, onde constam nome, profissão, idade, objetivos, desafios e motivações.
Ao definir a persona da sua empresa, você saberá qual conteúdo irá interessá-la e atraí-la. Essa estratégia está diretamente ligada com a anterior, afinal, como você poderá investir em marketing de conteúdo se não sabe para quem irá produzir?
3. Produza materiais ricos
Vá além da produção de conteúdo para seus canais de comunicação e disponibilize materiais ricos, com profundidade, que podem ser produzidos nos mais variados formatos – e-book, infográficos, podcasts, webinars, videoaulas.
Esse tipo de conteúdo pode ser trocado por dados de contato do usuário, o que favorece bastante a concretização de um negócio, como a venda de um compressor parafuso, por exemplo. Pense em materiais ricos de acordo com a área de atuação que a sua organização realmente tenha como diferencial.
4. Invista em ofertas diretas
Produzir conteúdo é, sim, fundamental. Porém, existem outras opções que podem ser adotadas para ajudar a aumentar sua base de contatos. São as chamadas ofertas diretas, que focam no momento da compra.
Geralmente esse tipo de oferta é voltado para quem já conhece o problema que enfrenta e entende qual é a solução para esse problema. Alguns exemplos que cito aqui são: trial de produtos ou serviços, promoções, cupons de desconto, sorteios, pesquisas de qualidade atreladas a descontos especiais, etc.
5. Foque em canais de divulgação alternativos
Para gerar leads pensamos nos meios tradicionais – email marketing, redes sociais e CTA. Mas, você sabia que existem alguns canais alternativos que também são excelentes quando se trata de gerar leads?
Sim, estamos falando da imprensa. Se você tem contato com jornalistas dos mais diferentes veículos de mídia, o diferencial aqui é produzir conteúdo para esse público que esteja procurando um elevador de carga, por exemplo, com o intuito de ter alcance diferenciado de leads.
6. Mensure os resultados
Como qualquer ação de marketing digital, avaliar os resultados das estratégias para gerar leads é essencial para que possa aperfeiçoar constantemente suas campanhas.
A mensuração dos resultados digitais permite saber quantas oportunidades de negócio apareceram, quais canais geram mais leads e qual retorno teve com o trabalho de divulgação. É sempre melhor ter completa noção dos resultados de suas ações do que apostar no escuro, não é mesmo?
Coloque essas dicas em prática e conquiste leads qualificados. Dessa maneira, aumenta a probabilidade de potenciar suas vendas!
Gostou do conteúdo? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.