Twitter: como funcionam as publicidades na plataforma?

O Twitter é uma rede social onde as pessoas podem obter informações de maneira rápida e fácil, nela é possível reclamar de tudo e conhecer a opinião de outras pessoas.

Esta plataforma ganhou popularidade no Brasil em 2008, e desde então ela vem crescendo continuamente. 

De acordo com o próprio Twitter, existem 186 milhões de usuários no mundo todo (dados de 2020).

As pessoas falam sobre diferentes assuntos, geralmente, que estão em pauta, relacionados à política, filmes, música, notícias e assim por diante.

Exatamente pelo fato de ser uma excelente ferramenta de comunicação, o Twitter passou a fazer parte das estratégias de marketing das empresas.

Só que assim como qualquer outra rede social, é necessário saber trabalhar essa plataforma para obter bons resultados.

Entretanto, se você for pesquisar sobre os melhores canais para fazer marketing, com certeza vai encontrar o Twitter entre eles. Mesmo assim, alguns gestores têm dúvidas em relação ao uso dessa ferramenta.

Portanto, neste artigo, vamos explicar o que é o Twitter, quais são os benefícios de utilizá-lo e como funciona a publicidade por meio dele. Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia até o final.

O que é Twitter?

O Twitter é uma rede social que foi criada no dia 21 de março de 2006, em São Francisco, na Califórnia. Essa plataforma simula um blog pessoal, oferecendo um espaço de 140 caracteres para publicar mensagens.

Essas mensagens são conhecidas como tweet, e o usuário só precisa escrever o que está pensando e clicar no botão. A partir disso, ele vai impactar outras pessoas.

É justamente essa rapidez que fez com que as organizações, como uma empresa de limpeza de fachada, enxergassem potencial dessa rede social nas estratégias de marketing.

As notícias são sempre dinâmicas e rápidas, visto que o espaço para escrever é bem curto. Por conta disso, os usuários precisam ser objetivos na hora de falar sobre algum assunto.

Todo esse dinamismo fez com que o Twitter fosse constantemente atualizado e aprimorasse a maneira de se comunicar com o passar do tempo.

Devido à quantidade de informações, essa plataforma é capaz de pautar os jornais e lançar as principais notícias em primeira mão.

Um fato muito curioso sobre essa rede social aconteceu em junho de 2009, quando o cantor Michael Jackson faleceu. A notícia de sua morte foi dada pelo Twitter 45 minutos antes de estar nos jornais.

Foram exatamente essas características que fizeram com que o Twitter se popularizasse tanto, e atualmente ele já conta com quase 190 milhões de usuários ao redor do planeta.

E ele vem chamando a atenção das marcas não é de hoje, pois por meio de suas ferramentas é possível melhorar as estratégias de comunicação. 

Por todos esses motivos, vamos mostrar alguns dos seus benefícios no próximo tópico.

Benefícios do Twitter para as estratégias de marketing

Talvez você não saiba, mas o Twitter é muito benéfico para as estratégias de marketing de vários tipos de negócio, como no caso de uma empresa de entrega motoboy, e dentre as suas principais vantagens estão as listadas abaixo.

Comunicação com vários indivíduos ao mesmo tempo

Se o seu objetivo é ter contato com várias pessoas ao mesmo tempo, o Twitter é a melhor opção para suas estratégias de marketing e publicidade.

Para se ter uma ideia de sua relevância, o Brasil é o terceiro país que mais cresce em números de usuários na plataforma.

Essa rede social se transformou em uma grande oportunidade para se comunicar, caso o seu público-alvo esteja presente nela.

Você precisa entender quem é o seu público para saber em quais redes sociais ele está pendente, assim, você otimiza suas estratégias e seus investimentos.

Aproxima a marca do público

Se as empresas de alimentação industrial procuram uma plataforma um pouco mais informal para se comunicar com as pessoas, devem estudar as possibilidades de trabalhar com o Twitter.

Os usuários costumam usar a rede social como um local de desabafo, onde podem assunto e mostrar o seu lado mais humano.

Para as marcas, essa é a oportunidade perfeita de construir um vínculo amigável com sua audiência e ter um contato mais íntimo com as pessoas.

A plataforma deve ser utilizada para que você possa interagir com os seus clientes e potenciais clientes, de modo a fortalecer uma relação promissora.

É um instrumento para o seu negócio

Um dos principais focos do Twitter é a experiência do usuário, por isso ele pode ser utilizado como uma verdadeira ferramenta.

Um exemplo disso é o TweetLater, que tem a função de programar as publicações que você pretende fazer. Com isso, uma empresa especializada em projeto de fachada comercial pode postar no horário em que seu público está online.

Também é possível rastrear os tópicos de interesse, permitindo que os usuários se mantenham atualizados sobre o que está acontecendo e possam interagir enquanto o assunto ainda está em pauta.

Essas funções facilitam o gerenciamento da conta e fazem da plataforma um canal muito importante para as estratégias de publicidade.

Pode falar nisso, você também precisa entender como funciona a publicidade por meio do Twitter Ads, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Um pouco sobre a publicidade no Twitter Ads

O Twitter Ads é uma ferramenta que permite que uma loja de notebook semi novo ou qualquer outra empresa possa anunciar e divulgar seus produtos e serviços, para o seu público alvo por meio de conteúdos pagos.

Entretanto, ao contrário do que acontece com o Facebook e o Instagram, essa ferramenta ainda não é muito popular no Brasil. 

Mesmo assim, é uma boa estratégia porque costuma ser rentável, além de mais barata.

Assim como no caso de outras redes sociais, seu funcionamento é levar anúncios que sejam do interesse dos usuários. 

Sendo assim, as pessoas não vão visualizar conteúdos que não são do interesse dela.

Para que você faça anúncios com bons resultados no Twitter, é necessário conhecer um pouco mais sobre o seu público, nesse contexto, é necessário reunir informações como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Preferências;
  • Necessidades.

Ao criar um anúncio, o lance para pagamento pode ser feito de duas formas. Uma delas é o lance automático, e se um fabricante de brindes corporativos diferenciados optar por ele, é o próprio Twitter quem decide o custo.

Entretanto, a plataforma vai definir o valor com base em suas necessidades e seu orçamento. 

Também existe o lance máximo ou de segundo preço, em que o próprio anunciante dá o lance.

Só que o funcionamento é bem diferente do que acontece em um leilão, pois caso você seja o vencedor, vai pagar apenas US $0,01 a mais pelo preço original do anúncio e não o valor máximo que ofereceu.

Só que além do Twitter Ads, as pessoas também podem investir em outros tipos de estratégias de marketing e publicidade.

Para isso, é necessário traçar as linhas editoriais e organizar a distribuição das publicações. 

Antes disso, um fabricante de bloco de anotações atacado precisa saber se a sua audiência utiliza a plataforma e quais temas são de seu interesse.

Por exemplo, no caso de uma agência de turismo, fala pode divulgar links com as publicações de seu blog mostrando os melhores destinos para viajar durante as férias.

As marcas, de um modo geral, podem fazer publicações sobre datas importantes, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, entre outras.

A publicidade no Twitter também depende de um calendário de publicações, e para criá-lo, é necessário pensar no volume diário ou semanal, sempre respeitando a viabilidade da produção.

As empresas, como no caso de um fabricante de mouse pad personalizado, costumam utilizar a regra 80/20, em que 80% têm o intuito de agregar valor para o público, e 20% se referem diretamente ao negócio.

Todo o trabalho de publicidade dentro do Twitter precisa ser feito com cautela porque não é permitido lotar a timeline dos seguidores com informações em excesso, principalmente, se elas falam sobre o mesmo assunto.

Por isso, as organizações precisam ter em mente o objetivo de suas postagens, para entregar valor dentro do limite de 140 caracteres, sem precisar de várias publicações diferentes.

Conclusão

Sendo assim, o Twitter é uma importante rede social para as organizações, assim como acontece com o Facebook, Instagram, YouTube, dentre outras.

Portanto, você pode fazer postagens orgânicas (não pagas) ou trabalhar com o Twitter Ads (pagas). 

Ambas te ajudam a impactar uma grande quantidade de pessoas, afinal, estamos falando de uma das redes sociais que mais crescem no Brasil.

Agora que você já sabe como ele funciona, está pronto para encaixar essa rede social no planejamento de marketing do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.