Social media: conheça mais a fundo essa profissão

Um social media que também é conhecido como Analista de Redes Sociais, é um profissional responsável pela gestão dos perfis das empresas nas redes sociais.

Entretanto, engana-se quem acredita e apenas com quem cuida da criação e da publicação dos conteúdos, pois também é de sua responsabilidade o desenvolvimento de estratégias, por meio de pesquisas e análise de mercado.

Essa profissão revolucionou o mercado porque é possível ganhar dinheiro e construir uma carreira cuidando apenas das redes sociais.

Tendo em vista a evolução trazida pela internet e a importância das redes sociais no planejamento de marketing de uma marca, o social media se tornou indispensável.

Essa evolução também foi a responsável pela criação de um mercado grande e que começou do zero, isso fez surgir muitas profissões novas para dar conta da demanda.

Sem as redes sociais é praticamente impossível construir uma boa reputação para a empresa, muito menos conquistar uma boa visibilidade.

Só que além de estar presente nessas plataformas, é necessário saber administrá-las para alcançar bons resultados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é social media, quais são os seus objetivos e as vantagens de contar com esse profissional.

Entendendo o conceito de social media

Social media é o profissional responsável pelos perfis nas redes sociais de uma marca. 

Entretanto, seu papel não é apenas fazer publicações, ele também precisa se relacionar com os usuários e arcar com outras responsabilidades.

É esse profissional que vai passar para o público a essência da marca, mostrando quem é ela, qual é o seu posicionamento, no que acredita e como enxerga o mundo.

Quanto aos conteúdos e à oferta de produtos e serviços, são apenas tarefas simples que surgem como consequência de todo o trabalho feito pelo social media.

Portanto, podemos dizer que o objetivo desse profissional é mostrar para o público, por meio das redes sociais, quem é a empresa e o que ela faz.

Para isso, ele depende de algumas estratégias, como a realização de planejamentos, ou seja, ele desenvolve um planejamento pelas redes sociais.

Em uma sala de treinamento moderna, o social media vai reunir no documento as principais informações estratégicas do negócio, como:

  • Público-alvo;
  • Concorrentes;
  • Números internos;
  • Diretrizes;
  • Posicionamento.

É a partir disso que ele vai desenvolver o branding, criar uma identidade visual e estabelecer de que forma será realizado o diálogo com os seguidores.

Ele também será responsável pela produção de conteúdo, de modo que ele esteja alinhado com as diretrizes que resultaram de várias pesquisas e análises de dados.

Nesse sentido, a produção de conteúdo é o resultado de uma construção prévia. 

Sendo assim, primeiro ele determina a personalidade da marca, de que maneira ela vai conversar com sua audiência, quais imagens vai utilizar, dentre outros aspectos.

Para isso, o gestor de redes sociais elabora um calendário para publicar os conteúdos de maneira estratégica, escolhendo sempre os melhores dias e horários.

Se ele trabalha, por exemplo, para uma confecção de camisa social personalizada, vai se basear em dados entregues pelas próprias redes sociais ou por ferramentas que ajudam no gerenciamento dos perfis.

É dessa forma que ele consegue entregar valor em cada conteúdo, abordando assuntos realmente interessantes para o público e utilizando estratégias que ajudam a converter as vendas.

Outra estratégia adotada pelo social media é a elaboração de relatórios, pois é dessa forma que ele descobre se seus perfis nas redes sociais estão tendo um bom desempenho.

Geralmente, esse profissional gera esses relatórios no início de cada mês, expondo as métricas mais importantes, como alcance, mensagens diretas, informações sobre o público, taxa de engajamento, curtidas e comentários, dentre outras.

Feito isso, ele realiza uma análise qualitativa que torna o relatório ainda mais rico e possibilita que esse profissional trabalhe melhor os perfis nas redes sociais nos próximos meses.

Por fim, o social media de uma empresa de higenização de sofás vai cuidar do relacionamento dela com o seu público.

Isso acontece porque as redes sociais se tornaram importantes plataformas de atendimento ao cliente. 

O Facebook, por exemplo, permite que os seguidores enviem mensagens diretamente para a empresa.

O mínimo que eles esperam é uma resposta, portanto, é fundamental que você tenha um profissional capacitado para interagir com essas pessoas por meio dessas plataformas.

Agora que você já sabe o que é social media, seu objetivo e quais estratégias ele utiliza, no próximo tópico, vamos falar sobre a importância dele para a comunicação.

Importância do social media para a comunicação

As redes sociais são plataformas importantes para que qualquer negócio, como uma empresa de entrega motoboy, possa se comunicar com seu público.

Por meio delas, é possível se relacionar com as pessoas e fazer com que a empresa cresça constantemente, em outras palavras, são capazes de fazer o seu negócio se expandir.

Entretanto, existe uma grande quantidade de pessoas conectadas pelas redes sociais, portanto, as estratégias de comunicação têm um grande peso para a imagem do negócio.

Tudo precisa ser elaborado por um profissional que seja capaz de transmitir a mensagem, além de acompanhar e responder o que os seus clientes têm a dizer.

Ao estabelecer uma boa comunicação, ele é capaz de elaborar boas estratégias de vendas, melhorar o engajamento, dentre outras práticas que são importantes e vantajosas para a organização.

É com base na comunicação pelas redes sociais que uma empresa de manutenção de jardim conhece melhor o seu público e entende quais são as suas necessidades.

Essas informações se refletem em todas as outras ações realizadas pela empresa, fazendo com que ela se aproxime mais das pessoas e conquiste um número maior de clientes.

Portanto, por saber se comunicar, ele também sabe estabelecer um relacionamento entre a marca e o consumidor, por meio de publicações estratégicas e interações constantes com as pessoas.

A comunicação também melhora porque ele sabe trabalhar em cima de conteúdos relevantes, e vai mensurar todas as estratégias colocadas em prática.

Além dos benefícios trazidos para a comunicação, contratar esse profissional também traz muitas vantagens para os negócios, e vamos falar um pouco mais sobre elas no próximo tópico.

Vantagens de contratar um social media

Se um fabricante de totem sinalização resolve contratar um social media para cuidar de seus perfis nas redes sociais, terá acesso a várias vantagens, como:

Alimentar a confiança dos clientes

Esse profissional te ajuda a conquistar a confiança do seu público, por meio da divulgação de conteúdos relevantes.

O consumidor moderno sente que precisa confiar na marca antes de fazer negócio com ela, mas isso leva tempo, nesse caso, é fundamental construir o relacionamento com essas pessoas.

Todo o trabalho desenvolvido pelo social media tem exatamente o objetivo de aproximar a marca de seu público, isso gera confiança e autoridade, e facilita as vendas.

Excelente custo-benefício

Ter um perfil no Facebook ou em qualquer outra rede social não custa nada, mas essa estratégia não traz resultado se não for bem elaborada.

Mas, quando é bem trabalhada, pode trazer resultados surpreendentes, que estão diretamente relacionados com os lucros do negócio.

Por conta disso, se uma loja especializada em computador semi novo contrata um social media, os lucros obtidos por meio do trabalho dele compensam os investimentos.

Mais aproximação com a audiência

Todo e qualquer investimento que você fizer nas redes sociais é uma forma de aumentar a sua relação com os consumidores e potenciais clientes.

Com isso, sua marca, produtos e serviços vão aparecer o tempo todo nos perfis dessas pessoas, e assim despertar o interesse dela.

A compra, na verdade, acaba sendo uma consequência, visto que você estará presente todos os dias na vida dessas pessoas, por meio de um canal digital do agrado delas e sem invadir sua privacidade.

Aprimorar as chances de fidelização

Como falamos na vantagem anterior, ao investir nas redes sociais contratando um social media, uma empresa de instalação de internet consegue se aproximar mais do seu público.

Quando isso acontece, ela chega em um patamar além do consumo, com foco muito maior no relacionamento, criando um ambiente favorável para uma relação mais direta.

Isso favorece a comunicação com pessoas que já compraram com você, prestando um bom atendimento e mostrando que a sua empresa está disponível para o que ela precisar.

Além disso, você pode melhorar o atendimento ao cliente por meio dessas plataformas, fazendo com que os consumidores se sintam ainda mais satisfeitos, ajudando a fidelizá-los.

Conclusão

Portanto, para trabalhar bem as suas redes sociais, é fundamental que você conte com a ajuda de um social media.

Esse profissional entende tudo sobre o assunto e vai planejar as suas estratégias nesses canais de maneira inteligente, para que a sua marca possa obter resultados cada vez melhores e crescer em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.