4 dicas para melhorar os resultados orgânicos do seu blog

[:pb]Com o avanço da tecnologia e a maior facilidade de acesso à internet, cada vez mais os consumidores procuram por soluções no ambiente online. Fator esse que tem proporcionado um aumento exponencial nos investimentos online. Afinal, para vender, as empresas devem estar onde seus cliente estão.

Dessa forma, empresas de diferentes setores têm voltado seus esforços de marketing e comunicação para estratégias de marketing de conteúdo. Essa prática proporciona conteúdos relevantes ao potencial consumidor, levando-o a realizar ações lucrativas para a empresa. Mas é importante produzir conteúdo e acompanhar os resultados orgânicos através de métricas como número de tráfego no blog, vizualizações e compartilhamento de conteúdos.

Antes de compreender como melhorar os resultados orgânicos do seu blog pessoal ou do blog da sua empresa, é preciso voltar algumas casas.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo já é uma realidade na maior parte das empresas. Afinal, através de conteúdos relevantes é possível guiar os potenciais consumidores pela jornada de compras e proporcionar tanto reconhecimento de marca quanto lucratividade para empresas.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ser definido como uma estratégia para conectar consumidores à empresas através da produção de conteúdos relevantes. Oferecer informações que as pessoas estão procurando significa aumentar os acessos diretos ao blog, ou seja, melhorar os resultados orgânicos.

E, mesmo quando falamos em blogs corporativos, devemos produzir conteúdos úteis e não com foco nos produtos/serviços oferecidos pela empresa. Gerar valor para o consumidor é a premissa básica do marketing de conteúdo!

Dessa forma, ao contrário de escrever sobre as qualidades de um prego, por exemplo. Sua empresa poderá escrever sobre “como colocar quadros na parede”.

Leia também: Quais resultados devo esperar com marketing de conteúdo?

Já deu para perceber que a estratégia de marketing de conteúdo pode ser muito eficaz quando bem aplicada, não é mesmo? Para ajudar você a aplicá-la, separamos algumas dicas sobre como melhorar resultados orgânicos. Confira.

Como melhorar resultados orgânicos orgânicos no blog?

1- Faça um bom planejamento de palavras-chave

Muito mais do que apenas produzir um conteúdo, temos que pensar que ele possui objetivo a cumprir. Dessa forma, planejar o conteúdo garante que ele seja encontrado pelo consumidor, além de sanar suas dúvidas em relação ao assunto proposto.

Um dos maiores erros de quem começa a produzir conteúdo próprio é sair escrevendo sobre qualquer assunto, quando uma das regras de ouro do marketing de conteúdo é entender o que seu público procura e o que realmente o levará até seu blog.

Nesse sentido, é preciso que o blogpost seja planejado previamente para atender a um público e suas possíveis necessidades. E isso é possível entendendo quais são as palavras-chaves coerentes para direcionar a produção dos textos.

Sua empresa pode optar entre palavras de cauda longa ou curta. Lembrando que elas oferecem mudanças significativas para os resultados orgânicos. Conheça a diferença:

  • Palavra-chave cauda curta: São palavras-chave genéricas formadas por  três ou menos palavras;
  • Palavra-chave cauda longa: São termos constituídos por três ou mais palavras que resultam em buscas mais específicas.

2- Otimize seus textos de acordo com as regras de SEO

A fase de otimização está diretamente ligada ao planejamento. Afinal, definidas as palavras-chaves, torna-se necessário implementá-las no conteúdo. Aqui, existem algumas regras se SEO que podem ser seguidas. Confira:

  • Título: Para que todo o título fique visível nos resultados orgânicos, é indicado construir títulos com até 60 caracteres. Além disso, é necessário que ele possua a palavra-chave, de preferência logo no início;
  • Corpo do texto: Repita a palavra-chave algumas vezes enquanto escreve o seu conteúdo: no primeiro parágrafo, nos subtítulos, no parágrafo de encerramento…
  • Metadata: A metadata representa uma pequena parte do conteúdo visível nos resultados orgânicos de busca. Dessa forma, além de conter a palavra-chave, ela precisa possuir no máximo 160 caracteres;
  • URL: É indicado otimizar a URL para que ela possua uma estética amigável ao usuário. Colocar a palavra-chave também na URL significa que ele saberá exatamente qual o destino do seu clique;
  • Imagens: As imagens podem e devem ser otimizadas. Tanto o nome da imagem quanto o texto alternativo possibilitam a inclusão da palavra-chave.
  • Links internos: Utilizar links internos ajudar a proporcionar relevância ao conteúdo. Além disso, o usuário poderá navegar pelo blog verificando outros textos de seu interesse.

Você também pode se interessar por: Por que terceirizar a produção de conteúdo da minha empresa?

3- Faça uso de outras plataformas de divulgação do conteúdo

Melhorar os resultados orgânico de um conteúdo é uma tarefa conjunta que deve contar com outras ferramentas. Afinal, o objetivo é fazer com que o maior número possível do público de interesse entre em contato com o conteúdo.

Nesse sentido, as redes sociais entre outras plataformas só vem a somar na estratégia de marketing de conteúdo. Dentre as principais redes sociais de compartilhamento estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • Pinterest;
  • Medium.

Além disso, é possível incluir no próprio blog indicadores de redes sociais. Embora não exista comprovação de que eles garantam aumento da relevância nos resultados orgânicos, eles proporcionam prova social, fator que pode oferecer mais segurança e sensação positiva do conteúdo para o usuário.

4- Reduza o tempo de carregamento da página

Estar nas primeiras posições dos resultados orgânicos depende mais do que da produção de conteúdo. Essa é apenas uma pequena parte de toda uma estratégia!

Afinal, o Google, enquanto sistema de busca, impõe algumas regras que devem ser seguidas para melhor experiência do usuário. Dentre elas, está a velocidade da página, característica que deve ser considerada e muito na estratégia de marketing de conteúdo. Até porque, a velocidade da página impacta diretamente na taxa de rejeição e influencia avaliações negativas do Google.

Gostou das dicas de como melhorar os resultados orgânicos? Você já usa algumas delas? Conte para nós nos comentários!

Call To Action not found.