Pesquisa por voz: entenda a importância desse fator para SEO

Que o mundo tecnológico está em crescente desenvolvimento e expansão não é nenhuma novidade. Dessa forma, também não é nenhuma surpresa que profissionais da comunicação e do marketing devem estar sempre de olho nas novas tendência que impactam a sociedade e por consequência o trabalho que eles desenvolvem. Dito isso, é inevitável fugir da pesquisa por voz, uma função cada vez mais explorada pelos usuários de internet.

Esta interessado em saber como ela pode afetar o SEO do seu site? Então continue a sua leitura e entenda!

Pode ser do seu interesse – Já ouviu falar da rede social Vero? Conheça essa nova aposta

Crescimento da pesquisa por voz

Até poucos anos atrás era inviável pensar que com apenas um comando de voz fosse possível realizar ações e até mesmo pesquisas. No entanto, com os avanços tecnológicos, o que antes parecia coisa de ficção científica se tornou uma realidade nas nossas vidas.

O crescimento da pesquisa por voz acontece por conta de vários fatores. O primeiro deles é com toda a certeza o grande número de pesquisas realizadas através de smartphones. O uso dos buscadores por meio do dispositivos móveis já superou o uso em desktop e esses números não param de crescer. Dessa forma, quanto mais as pessoas utilizam seus celulares para realizar buscas, maior será o número de pesquisa por voz relatado.

Outro ponto chave para o crescimento da pesquisa por voz é uso de assistentes pessoais nos smartphones. Como a Siri – IOS, Cortana – Microsoft, Google Now e Tina – Android. Usar esses assistentes ao invés de ter que digitar a busca se tornou comum devido à praticidade e principalmente  sensação de individualidade que oferecem.

Prova disso é o crescimento da pesquisa por voz ao redor do país, na qual os jovens predominam, mas há uma grande participação do público adulto, cerca de 41% segundo a  pesquisa Mobile Voice Study, realizada pelo Google.

Estima-se que até 2020 pelo menos 50% de todas as buscas realizadas serão feitas através da pesquisa por voz. Ou seja, quanto mais fácil se torna realizar um pesquisa por voz, menos pessoas realizam pesquisas convencionais através da digitação.

A importância do contexto

Por um longo tempo o item mais importante em uma busca era a pergunta em si. De acordo com as mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca isso se tornou ultrapassado e a maior relevância se tornou o contexto e não a questão.

Ao realizar um pesquisa por voz e não escrita, as chances do Google fornecer uma resposta direta são altíssimas. Fazendo com que não seja necessário ler todo o conteúdo para achar a resposta. Afinal de contas, o objetivo é oferecer uma resposta rápida e não mostrar uma lista de possibilidades.

Pesquisa por voz em SEO

O foco em pesquisa por voz em SEO é utilizar as palavras da mesma maneira que as pessoas as digitam. Por isso tantos profissionais ficam em dúvida com a pesquisa por voz, considerando que a pesquisa por voz leva a semântica e contexto em conta e não apenas as palavras em si.

A boa notícia é que a pesquisa por voz não irá acabar com seus esforços em SEO. E não é tão difícil quanto parece se adaptar a esse recurso. Ao contrário do que se acredita, as pesquisas por voz irão enriquecer ainda mais os sites que se adaptarem a elas.

Isso é, em casos de perguntas diretas como “Qual é a idade do Silvio Santos?” a pesquisa resultará em uma resposta direta e não apresentará diversos resultados, como de costume. No entanto, a resposta direta virá do site que melhor estiver adequado à pesquisa feita.

Ou seja, da mesma forma que novos endereços eletrônicos que não estão entre os principais resultados atualmente podem ganhar notoriedade, aqueles que já a possuem devem se assegurar de estar dentro dos critérios exigidos para não perder o posto. Afinal, quando o buscador entende que seu endereço está resolvendo a problema do usuário ele pode lhe garantir certa porcentagem de preferência entre os demais resultados.

Cauda longa em pesquisa por voz

Que é mais fácil rankear bem as palavras-chave de cauda longa todo mundo sabe. É por isso que, antes de criar um conteúdo, a preocupação com a busca das palavras-chave é tão grande. Outro ponto forte que nos volta para a pesquisa por voz é o aumento da cauda longa.

Quando um usuário realiza uma busca por pesquisa de voz ele é muito mais preciso no que busca, usando no mínimo três palavras para buscar resultados. E como sabemos, quanto mais específica é uma palavra-chave, maior é sua cauda. Dessa forma, podemos afirmar que com a pesquisa de voz será mais fácil de rankear bem o seu site/blog.

Pesquisa por voz para locais

Se seu negócio possui uma sede física em que as pessoas devem ir até você, a pesquisa por voz tem muito a oferecer.

Na pesquisa por voz o primeiro colocado é a busca por locais. Por exemplo: “Qual o restaurante mais próximo?” e até mesmo “Como chegar ao shopping mais próximo?”

Assim também, não apenas palavras-chave de cauda longa são beneficiadas, mas os negócios locais são melhor rankeados, o que nem sempre acontece na pesquisa convencional.

Dessa forma, podemos afirmar que a pesquisa por voz já deixou de ser algo que vai decolar e se tornou algo que já está decolando. Começar a investir seu conteúdo online para as pesquisas por voz é uma tarefa que deve ser feita o mais rápido possível. E quanto mais cedo você estiver dentro dos novos critérios por busca, melhor. Afinal quem larga na frente sempre possui vantagem.

Leia também – O que é Inteligência de Conteúdo? Oriente seu conteúdo de forma inteligente com dados

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Nos mande sua pergunta e nós respondemos!

Inbound Marketing