O que sua equipe de gestão de crise precisa ter

Desenvolver uma boa equipe de gestão de crise é imprescindível para evitar futuras dificuldades em sua empresa, e também controlar os problemas atuais. 

Para te ajudar nessa missão de criar uma equipe de gestão de crise forte para guiar sua empresa neste momento turbulento, nós preparamos algumas skills que seu time precisa desenvolver:

Mas antes disso, queremos relembrar que a missão de administrar uma boa equipe de gestão de crise não é especialmente do RH, estamos levando também em consideração que sua empresa não possui uma equipe de recursos humanos, neste caso a missão de administrar uma equipe de gestão de crise é da diretoria. 

 

  • Liderança:

Uma equipe de gestão de crise eficaz é aquela que sabe liderar. Ela não irá somente distribuir funções e ordens, mas sim guiar sua equipe nas melhores decisões, tendo em vista cada um dos setores atribuídos dentro da empresa.

Neste momento de fragilidade, é normal que a equipe se sinta um pouco perdida, o índice de rendimento diário comece a cair, a pressão comece a aumentar quando as demissões em massa comecem a acontecer, e tudo isso resulte em funcionários completamente perdidos em suas funções.

Neste momento cabe um pouco de paciência, compreensão e calma, com cada um dos setores, e uma liderança eficiente para que tudo ocorra bem. 

 

  • Análise da situação:

Algumas crises são mais fortes do que outras, e provocam mais “estragos” do que outras, por isso é importante analisar muito bem a situação que sua empresa se encontra. Cada crise é diferente e cada crise precisa de uma gestão diferente. Caso contrário, você pode acabar tomando decisões precipitadas, colocando os pés pelas mãos, e fazendo com que sua gestão de crise seja o início de seus problemas.

Por isso, é importante optar por um time com alguns funcionários que já conhecem a empresa, ou um bom treinamento incluindo o histórico da empresa para novos colaboradores.

 

  • Inteligência emocional:

Como já citado aqui, nestes momentos de inconstância em sua empresa, é importante que sua gestão de crise tenha uma excelente inteligência emocional, os ânimos estão a todo vapor, as críticas são constantes, e seus colaboradores estão fragilizados pela situação.

Manter os níveis de estresse em alta é muito prejudicial para sua empresa, podendo comprometer o rendimento de todos os setores!

Por isso a equipe de gestão de crise, precisa ser bem treinada para não só acalmar o time e incentivá-los nesse período complicado, mas em parceria com o setor de marketing, desenvolver estratégias para alavancar as vendas, mesmo em meio a crise.

Para descobrir os segredos da prospecção de clientes, que precisa ser o próximo passo de sua gestão de crise, clique aqui.

 

  • Organização:

Organização e planejamento é um fator crucial para uma gestão de crise eficiente. Levando em consideração que no final de todo ano a empresa precisa fazer um planejamento anual para o próximo ano, no momento que a crise chegar é preciso rever esse planejamento, para que ele seja competente para ponderar as novas situações. Podendo ser alterado em partes, ou por inteiro, é imprescindível que o mesmo seja avaliado, para conferir se há necessidade de reavaliar gastos e estratégias para o próximo período, levando em consideração o novo cenário. 

Para isso, é necessário reunir todos os setores de sua empresa, para que tudo seja levado em consideração.

Uma opção  interessante para não cortar os gastos do setor de marketing, é optar pelo tráfego orgânico e deixar que a internet faça com que sua estratégia de marketing seja eficaz e trabalhe a seu favor.

 

Montar uma excelente equipe de gestão de crise é muito mais do que juntar pessoas que possuam as skills citadas acima, é reunir pessoas que possuam o mesmo propósito: fazer a empresa decolar em meio a tantas dificuldades. Com muito foco, otimismo e disciplina, você saíra de inúmeras crises com poucos, ou até mesmo nenhum dano.

Se você gostou desse tipo de conteúdo, fique ligado em nosso blog para mais textos exclusivos sobre comunicação e marketing.