O arquétipo ideal para sua marca: amante

 

Você já deve ter ouvido falar algo sobre os arquétipos de marca, não é?

 

Os arquétipos são modelos de personalidades que as pessoas têm no inconsciente e influenciam na percepção do consumidor, que então reage e possui funções eficazes na comunicação.

 

Neste texto iremos falar sobre o arquétipo cara comum, que faz parte do grupo onde o que os motiva é a comunidade e prazer.

 

Entenda o arquétipo amante!

 

O Amante

 

O arquétipo do amante tem 3 características bem marcantes, e que o próprio nome já pode nos ajudar a imaginar. São elas:

  • sedução
  • amor
  • sexualidade aflorada

 

Com essas 3 características, seu foco está todo voltado em se relacionar com pessoas, onde seu maior desejo é ter esse relacionamento com alguém que ame, agradar o mesmo, provocar ciúmes, porém ao mesmo tempo tem medo de ficar sozinho ou ser rejeitado.

 

O amante valoriza o amor, não importa qual o tipo de relacionamento em questão, desde que seja profundo e verdadeiro.

E como ele funciona na prática para o meu negócio?

 

Embora esse arquétipo esteja relacionado com amor e sensualidade, a busca do consumidor vai muito além.

 

Em que a sua marca poderia ajudar pessoas com o arquétipo amante?

 

Aqui vai a resposta:

  • amor
  • amizade
  • beleza
  • prazer
  • sofisticação

 

Para essas 5 palavras o arquétipo amante é o ideal. Só é preciso que a sua marca ajude o consumidor a encontrar o que deseja, ou que venda com sensualidade.

 

É essencial que o seu produto tenha um diferencial único, seja ele raro, exclusivo ou personalizado. Portanto, se você está em áreas do mercado como: moda, jóia ou turismo, você provavelmente tem o arquétipo amante como o ideal para a sua marca. 

 

Porém, isso não exclui a possibilidade de existirem outros nichos do mercado em que esse arquétipo se encaixe, desde que estejam relacionados ao belo, ao prazer ou à sensualidade, que dará ao cliente a sensação de se sentir único.

 

Propagandas de marcas que possuem esse arquétipo costumam ser bem sensuais e elegantes, com a função de mostrar para o consumidor que aquele produto irá auxiliá-lo na busca pelo amor, seja ele qual for.

 

Veja alguns exemplos:

  • L’Oréal;
  • Channel;
  • Durex.

 

Qual a vantagem no meu negócio?

 

Investir no arquétipo amante é onde você tem a chance de cobrar um preço mais alto pelo seu produto ou serviço, ou até mesmo se diferenciar de outros no mercado.

 

Marcas que possuem esse arquétipo como o ideal tem a vantagem de  despertar nos seus consumidores o desejo das pessoas de viverem a experiência de ter um verdadeiro amor, como em filmes e séries de romance.

 

Além disso, os produtos promovem a beleza, intimidade, ou se relacionam com a sexualidade, sendo produtos com algum diferencial (raro, exclusivo, e personalizado), que seja vendido por uma empresa íntima e elegante. Essas características despertam desejo no consumidor e farão com que ele se torne fiel.

 

Identificou o amante como o arquétipo ideal para a sua marca?

Acesse também: Da conquista à fidelização de clientes: o que a sua empresa precisa fazer.