Inbound X Outbound: qual a melhor estratégia de marketing

Inbound ou Outbound, em qual estratégia de marketing devo investir?

 

Se você não sabe a diferença, vamos te apresentar agora!

 

Venha descobrir qual a melhor estratégia de marketing para sua empresa, Inbound ou Outbound Marketing.

Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber. 

 

Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing é como o Marketing de Conteúdo.

 

No Inbound, o consumidor que se torna um visitante da marca, passa por um processo de nutrição de leads, onde recebe conteúdos que agregam ao público, e que posteriormente levam ele à compra do produto final, e se torna um cliente.

 

Assim, o sucesso da estratégia está no ponto de não importunar o consumidor com anúncios, e sim deixar com que ele passe por onde quiser na internet, e seja impactado sem perceber, por conta dos materiais que busca.

 

Portanto, todo o processo de conquistar o consumidor até ele efetuar uma compra e se tornar um cliente, se torna menos invasivo do que no Outbound.

 

Além da possibilidade de ser mais barato, por ser uma estratégia majoritariamente orgânica, também tem a vantagem de criar um relacionamento com o cliente, sendo mais fácil de fidelizar ele, e de ele fazer boas recomendações da sua marca.

 

Mas onde você pode fazer isso?

 

Você deve trabalhar diferentes técnicas e materiais dentro da estratégia, veja alguns:

  • Técnicas de SEO, como: palavras-chave, link building
  • Redes Sociais
  • CTA (call to action)
  • Copywriting
  • Landing Pages

e muito mais!

 

O Inbound também tem a tarefa de encantar o cliente. Através das técnicas acima, o relacionamento com o consumidor é algo possível. Antes da compra você já oferece conteúdos educativos gratuitamente, no processo de compras você proporciona uma experiência positiva ao cliente, e depois cria um relacionamento, tornando o cliente um fã da marca, e não apenas um consumidor.

 

Outbound Marketing

 

O Outbound Marketing é também chamado de marketing tradicional.

 

No Outbound, temos a interrupção, os anúncios, sejam eles grandes campanhas que envolvam televisão, mídia impressa ou mídia OOH (out of home), até o telemarketing.

 

Vamos combinar que tem horas em que é inconveniente receber anúncios que interrompam a sua ação, sem contar que isso pode te deixar um pouco irritado, gerar raiva da marca, e fazer com que você nem preste mais atenção no que assistiu.

 

Mas o Outbound não é tão ruim quanto parece, existem outras maneiras com que ele pode aparecer, sem ser apenas interrompendo suas tarefas, ele tem sim suas vantagens.

 

Existe um público para os anúncios, basta apenas você elaborar técnicas e conteúdos criativos, que irão chamar atenção do seu público.

 

Outro ponto, é que por conta de vários fatores, não é tão simples e fácil analisar resultados das mídias que mais caracterizam o Outbound, como televisão, mídia impressa e mídia OOH (out of home) e o telemarketing.

 

O Outbound também está no digital, onde tem o tão famoso tráfego pago, onde é possível anunciar nas redes sociais através do Facebook Ads e do Google AdWords. Porém, a mensuração dos resultados fica restrita ao digital.

 

O Outbound ainda tem sucesso na pesquisa de clientes, só que um pouco mais caro, mas com o seu ROI mais perceptível

 

Inbound X Outbound

 

Neste tópico você verá algumas das principais diferenças entre as duas estratégias:

 

  • A comunicação é oposta. No Inbound você vê uma comunicação mais indireta, porém com mais diálogo e interação da marca com o cliente. No Outbound, é uma comunicação mais direta, mas para todos, sem interação.

 

  • No Inbound, o conteúdo é mais relevante e envolve mais, e no Outbound é uma comunicação direta e na hora, onde atinge os resultados mais rapidamente.

 

 

Agora que você já sabe como funciona cada uma e quais são as principais diferenças, já pode partir para sua escolha.

E aí, Inbound ou Outbound Marketing?

 

Leia mais conteúdos como esse no nosso blog.