Checklist do Inbound Marketing: 6 ações para gerar mais leads

Atualmente, o Inbound Marketing se tornou uma das melhores, – se não a melhor, – estratégia para empresas que estão em busca de gerar mais leads. Assim sendo, se o objetivo da sua marca é atrair mais visitantes, fortalecer esse relacionamento e, após uma jornada bem sucedida, convertê-los em clientes fiéis, confira nosso checklist do Inbound Marketing. A partir de então, você saberá como implementar essa estratégia e se tornar lembrada positivamente pelo público.

Afinal, o que é o Inbound Marketing?

Antes de começar o nosso checklist e oferecer dicas para gerar mais leads, é importante relembrar o que é o Inbound Marketing. Assim sendo, o Inbound também é conhecido como o Marketing de Atração. Ele reúne algumas técnicas que possuem o objetivo de fazer o visitante chegar até o seu conteúdo.

A partir de então, a marca desenvolve um trabalho muito bem planejado para fortalecer o relacionamento com essa pessoa. Para isso, oferece conteúdos personalizados, únicos e relevantes. Esses materiais servirão para educar, informar e criar autoridade e credibilidade com o público. Assim, com o passar do tempo, essas pessoas irão compreender que a sua empresa oferece as melhores soluções do mercado.

O Inbound valoriza todo o processo percorrido pelo público. Isso porque a decisão de compra de um cliente começa muito antes de ele até mesmo pensar em efetivar uma compra. O marketing de atração chega até o público de maneira efetiva e aparentemente despretensiosa. Assim, muitas vezes o cliente nem sabe que está em busca de um serviço ou produto, porém, o Inbound oferece materiais tão relevantes que conquista a atenção dessa pessoa. Por isso essa se tornou uma das principais estratégias para gerar mais leads e aumentar o alcance de uma marca.

– Complemente a leitura com: Quais as etapas de Inbound Marketing?

Como gerar mais leads? Confira nosso checklist:

Você produziu bons materiais de marketing de conteúdo e atraiu visitantes para o site da sua marca, certo? Então, agora é hora de fortalecer e conduzir esse relacionamento. Ou seja, gerar mais leads e, com ações certeiras, convertê-los em clientes fiéis e propagadores da sua marca.

Pronto para colocar em prática essas ações? Então anote o nosso checklist:

1. Ofereça conteúdo de qualidade

O primeiro passo para gerar mais leads, como dito anteriormente é produzir e oferecer conteúdo de qualidade. Esse conteúdo deve ser autoral e único, e deve ser distribuído por vários canais de comunicação. Site, blog, redes sociais, e-mail, ações via WhatsApp, entre outros.

O conteúdo relevante é a ação que fará o visitante se interessar pela sua oferta e, a partir de então, se tornar um lead. De maneira resumida, o lead é aquele visitante que já realizou a primeira conversão com a sua empresa. Ou seja: baixou um e-book, curtiu, comentou, compartilhou ou se engajou com suas postagens, entre outros. Ele é a pessoa que está à disposição da sua marca. Assim sendo, cabe à empresa saber como desenvolver essa ação e gerar mais leads.

– Veja também: Como fazer criação de conteúdo de forma relevante

2. Produza e-books e demais materiais ricos

Uma ação que é de grande valor para gerar mais leads é a produção de e-books e materiais ricos. Com esse tipo de material você auxilia e instrui o seu cliente em potencial de maneira gratuita. Porém, para ele ter acesso ao seu conteúdo, precisa oferecer algo em troca: normalmente o e-mail.

Nesse cenário, ambos saem ganhando. O lead se informa mais sobre algum assunto que lhe interessa. Ao mesmo tempo, ele passa a conhecer melhor a sua marca e confiar mais nela. Ainda, a sua empresa passa a ter informações básicas de contato desse prospect.

Alguns formatos de materiais ricos que podem ser utilizados pela sua empresa para gerar mais leads são:

  • E-books;
  • Templates;
  • Planilhas;
  • Infográficos;
  • Tutoriais e guias, entre outros.

Confira: Como gerar leads com e-books

3. Faça webinários e produções audiovisuais

Além dos materiais ricos, outra ação de grande auxílio para gerar mais leads é a produção de webinários e videoaulas. Da mesma forma que acontece com os e-books, você pode pedir o e-mail e demais informações básicas dos leads em troca do acesso aos conteúdos audiovisuais.

Os webinários são palestras transmitidas ao vivo e, com isso, permitem uma grande interação com os visitantes. Assim, aumentam as chances de eles confiarem mais na sua marca e converterem-se em leads. Já as videoaulas também são extremamente importantes para atrair mais visitantes para a sua marca.

Uma dica é oferecer um teaser ou um primeiro módulo gratuito de vídeo para os visitantes. Assim, caso eles se interessem pelo assunto, precisam deixar o e-mail de contato para receber o material completo.

4. Não esqueça dos Call to Actions

Os CTAs também são extremamente importantes para gerar mais leads.

Eles são aqueles links/banners em seu site e/ou redes sociais. Normalmente, são acompanhados por uma frase do tipo “veja mais”, “clique aqui”, “conheça também”, entre outros. O objetivo do CTA, como o próprio nome sugere, é chamar para a ação.

5. Invista em landing pages

As landing pages também devem fazer parte do seu checklist do Inbound Marketing. Elas são a página de destino ideal para onde você direciona o seu visitante. Por exemplo: ao visitante clicar em um CTA, ele cai diretamente na sua landing page.

Essa landing page deve ser simples, confiável e focar apenas no que você está oferecendo ao seu visitante. Pode ser um questionário para baixar um e-book, uma promoção para se cadastrar, entre outros. O objetivo é pegar o contato do prospect e, em troca, oferecer algo para ele.

6. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais se tornaram um incrível canal para a geração de leads e interação com o público. Assim sendo, é fundamental que a sua empresa esteja presente nesse meio e, mais do que isso, saiba como aproveitar ao máximo as suas funcionalidades.

Além de gerar mais leads, as redes sociais são fundamentais para estreitar o relacionamento, aumentar sua credibilidade e responder, de maneira dinâmica, seus clientes. Ainda, é um local em que é possível expor toda a identidade da marca, fazer enquetes, compartilhar materiais de outras empresas, entre outros.

– Leia também: Entenda a importância das redes sociais para Inbound Marketing

Com essas 6 dicas do Inbound Marketing, você está preparado para atrair mais visitantes e gerar mais leads. E então, pronto para colocá-las em prática? Conhece alguém que pode se interessar por esse material? Então compartilhe o post!

Inbound Marketing