4 erros para evitar no gerenciamento das redes sociais de sua empresa

Com o uso diário de redes sociais e através da produção de conteúdo do dia a dia, cria-se uma visão muito simplista sobre o gerenciamento de redes sociais. Tendo em vista que a junção de um texto e imagem são técnicas fáceis para a produção de conteúdo digital.

Mas se engana quem pensa que produção de conteúdo e engajamento de público se baseiam apenas nas postagens aleatórias de textos e imagens. É preciso o aprofundamento nas técnicas de inbound marketing, visando engajar e conduzir o seu público até o ato da compra de seus serviços. E o sucesso deste processo de encantamento, depende de diversos fatores como : estratégia de relacionamento, conhecimento sobre personas, interação com os seguidores, planejamento de publicações, análise de métricas e performance .

E para lhe ajudar neste processo de entender como desenvolver um bom gerenciamento de redes sociais para seu negócio, separamos 4 erros comuns e como evitá-los.

1° Não conhecer o seu público

O primeiro, e principal erro é a falta de conhecimento de seus clientes. Não saber com quem você está falando, lhe prejudica muito no processo de planejar, criar e impulsionar os seus conteúdos.

Isso devido a diferença de público para cada rede social, e essa diferença pode ser relacionada ao poder aquisitivo, idade, interesses e busca de informação de seu público alvo. Por isso não é viável usar todas as redes sociais, assim como usar apenas uma. Estude muito bem o seu público alvo, desenvolva personas e crie um planejamento voltado diretamente para elas.

2° Ausência de planejamento nas redes sociais

Postar de forma desordenada, temas aleatórios nas redes sociais de sua empresa, não é a melhor forma de engajar seus clientes. Apesar de surgir resultados em alguns casos, a descontinuidade de postagens e temas, gera uma imagem de desorganização e imprevisibilidade ao seu perfil.

É de extrema importância trabalhar com um planejamento de redes sociais, por meio de conteúdos pautados em continuidade, relevância, engajamento e convencimento de seus seguidores.

3° Falta de interação com o público

Se engana quem pensa que interação com o público se trata apenas de responder as mensagens diretas. O processo de interação vem desde o planejamento das redes, produção de conteúdos para datas comemorativas ou até mesmo a criação de sorteio/promoção para seus clientes. Também ocorre nas respostas das publicações, comentários, menções e solução das avaliações negativas ou regulares.

É preciso entender o processo de interação como uma boa forma de estreitar os laços com seus seguidores.

Entenda mais sobre o Monitoramento de Redes Sociais e Social Listening: Conheça a diferença!

4° Conteúdo simples e/ou irrelevantes

Agora sim chegamos no momento da criação de conteúdo, mas que também pode ser classificado com um dos principais erros cometidos no gerenciamento de redes sociais. Isso devido ao grande número de imagens com baixa qualidade e divergência dos temas abordados na legenda, quando se tem legenda.

Podemos destacar como um grave erro, a produção de artes e textos mal planejados. Com a baixa qualidade de imagem, ausência de uma redação atrativa, falta de título, logo, legenda curta, inexistência de CTA e linguagem desconexa com o público/rede social.

Que tal? Conhecer sobre Criação de conteúdo: Facilite a produção de conteúdo por meio do estudo de persona

Por isso é de extrema importância a consultoria e contratação de uma empresa especializada em marketing digital, tanto para o planejamento, como para criação e monitoramento das redes sociais de sua empresa.

Tendo em vista que o gerenciamento de redes sociais não se trata apenas de postagens, mas sim uma análise e elaboração de estratégias de relacionamento com seus seguidores, onde é possível ter alcance e retorno acelerado caso utilizado da forma correta. Direcionando um conteúdo de qualidade para clientes potenciais, por meio de uma estratégia eficaz.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.