E-mail marketing: 9 benefícios da estratégia

Engana-se quem pensa que as redes sociais são as únicas plataformas para se relacionar com o público. Os benefícios do e-mail marketing são muito superiores, fora o alto potencial de alcance, já que o número de contatos de e-mail é muito maior.

 

Para termos uma ideia, existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Além disso, estima-se que 92% dos usuários usam esse recurso, sendo que 61%, diariamente. 

 

Em conjunto, cerca de 72% dos consumidores preferem esse canal de comunicação para falar com as empresas, pois acreditam que é uma forma mais profissional e confiável de contato com as marcas.

 

Por esse motivo, quem deseja expandir as estratégias de marketing digital, bem como conquistar bons resultados, incluindo o aumento das vendas, tem no e-mail uma campanha extremamente assertiva.

 

Para mostrar todos os benefícios da estratégia, o artigo de hoje vai trazer dados concretos a respeito do e-mail marketing, que vão te convencer do potencial desse tipo de campanha. Acompanhe a leitura!

1 – Alto potencial de alcance

Como vimos no início do texto, grande parte dos usuários possui, pelo menos, uma conta de e-mail. Afinal de contas, para quase tudo na internet é preciso ter um cadastro e-mail, além de ser o canal mais tradicional de comunicação online. Fora que é muito mais fácil enviar uma mensagem pela plataforma. 

 

Por exemplo, se quer compartilhar um texto com dicas de jardinagem e paisagismo, basta acionar sua lista de contatos pré-selecionados e pronto! Só apertar enviar que todos os contatos que você clicou irão receber o conteúdo.

 

No Brasil, aproximadamente 46% das empresas brasileiras usam o e-mail marketing para o disparo de conteúdo promocional. Não é uma maioria, o que abre uma brecha de oportunidades para quem deseja conquistar maior destaque no mercado.

2 – Melhor retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é um dos pontos mais favoráveis da estratégia de e-mail marketing. Isso porque a elaboração de materiais para envio por correio eletrônico é muito mais barata em comparação às demais mídias. Além disso, muitos serviços de e-mail são gratuitos.

 

De acordo com dados da área, o e-mail marketing tem um ROI médio de 3800% (o que é muito maior do que as redes sociais!). Ou seja, uma transação originada de um disparo tem até 3 vezes mais valor do que postagens em outras mídias.

 

Por esse motivo, até mesmo empreendimentos menores, como uma empresa que trabalha com buffet a domicílio para casamento, por exemplo, podem usufruir das vantagens da campanha de e-mail marketing e ainda sair no lucro.

3 – Capacidade de previsibilidade

Diferentemente das redes sociais e outras plataformas web, com o e-mail marketing é possível saber exatamente para quem você está enviando o seu conteúdo. Quer dizer que você tem previsibilidade de entrega, o que é algo ótimo para a nutrição de leads.

 

Dessa forma, até mesmo os resultados são facilmente mensuráveis. Afinal de contas, você tem o número certo de pessoas que receberam o seu panfleto pizzaria, por exemplo, e como isso se converteu em vendas.

 

Essa mensuração é indispensável para avaliar se a sua campanha de marketing está gerando resultados positivos, ou é necessário modificar a abordagem.

 

Atualmente, para facilitar essa análise dos dados, é possível contar com várias ferramentas de automação do e-mail marketing, que fornecem informações em tempo real.

4 – Grande flexibilidade de materiais

O e-mail marketing oferece uma excelente flexibilidade de materiais, ou seja, é possível enviar diferentes tipos de conteúdos.

 

Você pode imaginar a mensagem como uma grande tela em branco, onde dá para inserir diferentes tipos de compartilhamento, como textos, imagens, infográficos, hiperlinks, ilustrações e até mesmo vídeos.

 

Inclusive, dá para anexar documentos à mensagem. Essa é uma prática muito convencional quando temos que receber resultados de exame de um check up geral, por exemplo, sem a necessidade de nos deslocarmos novamente até o laboratório.

 

Essa flexibilidade também ajuda a atrair diferentes públicos e manter o seus leads (potenciais clientes) interessados no seu conteúdo.

 

Afinal de contas, é muito mais interessante ver um vídeo tutorial, por exemplo, do que ler um texto longo sobre um determinado assunto. 

 

Sendo assim, o e-mail oferece maior liberdade criativa para trabalhar com diversos formatos, o que não ocorre em todas as redes.

5 – Baixo custo de investimento

Mesmo para quem investe em ferramentas de automação de e-mail marketing, o custo de envio de mensagem por correio eletrônico é muito inferior em comparação às demais mídias pagas, como o Google Ads, Facebook/Instagram Ads, entre outros.

 

Dessa forma, se a intenção é divulgar um novo aparelho auditivo interno, mas a sua empresa não dispõe de uma alta quantia para o marketing, o e-mail aparece como uma das melhores ferramentas para alcançar bons resultados.

6 – Alto engajamento do público

O engajamento se refere à interação do público com o seu conteúdo. No e-mail marketing, esse relacionamento é muito mais forte, visto que as mensagens são personalizadas e, por conta disso, as pessoas querem se engajar com a marca.

 

As estimativas mostram que 35% do público abre um e-mail considerando apenas o assunto. Por isso, é importante ter bastante atenção nessa parte do conteúdo, construindo frases atrativas e interessantes.

 

Além disso, o e-mail consegue obter 40 vezes mais engajamento, em comparação com as redes sociais. Fora que 70% das pessoas dizem que visualizam um e-mail das suas empresas ou marcas prediletas.

 

Uma dica é colocar CTAs (Call to Action), que chamam os usuários para alguma ação. Alguns exemplos são:

 

  • Visitar o site da empresa;
  • Ir para o carrinho de compras;
  • Conferir uma promoção;
  • Fazer o download de algum material;
  • Entre outros.

 

Aqui, também é importante focar na produção de conteúdo relevante. Por exemplo, na entrega de um e-book com dicas de manutenção de jardim, promova algo que faça sentido e traga informações valiosas ao público.

7 – Mantém um bom relacionamento com o público

Não é à toa que o e-mail marketing é usado como ferramenta de relacionamento e nutrição de leads. Mais do que colaborar com o engajamento, é possível manter uma comunicação constante, periódica e direcionada com o público.

 

Sendo assim, mesmo que a pessoa ainda não tenha fechado negócio com a sua empresa, é possível enviar conteúdos interessantes, que vão aproximá-la cada vez mais da compra.

 

Tanto que o e-mail marketing faz parte das estratégias usadas no funil de vendas. Além do mais, os clientes sentem mais confiança no envio de uma mensagem por e-mail, do que pelas redes sociais.

 

Sendo assim, se algum consumidor quer saber mais a respeito do serviço de restauração de carros, por exemplo, há grandes chances do contato ser feito por e-mail.

8 – Aumento das vendas para as empresas

Com certeza, essa é uma das melhores vantagens do e-mail marketing. Afinal de contas, a sobrevivência das empresas depende das vendas e, por esse motivo, a estratégia é capaz de aumentar potencialmente as chances de comercialização dos produtos ou serviços.

 

Em geral, os consumidores impactados pelo e-mail marketing costumam gastar 138% a mais. Além disso, cerca de 44% dos destinatários realizam, pelo menos, uma compra por ano, com base no conteúdo recebido na caixa de entrada.

 

Por essa razão, se você quer aumentar as chances de venda do serviço de fechamento de vidro, por exemplo, vale a pena enviar um e-mail aos seus contatos.

 

Uma dica é oferecer algum desconto ou condição especial, já que isso também cativa o público e aumenta consideravelmente as chances de venda.

9 – Integração com outras ferramentas de gestão

Por fim, um dos benefícios do e-mail marketing é que ele pode ser integrado a várias ferramentas de gestão, em especial para os e-commerces.

 

Com isso, é possível que o software de automação de e-mail acompanhe o CRM (sistema de relacionamento com o cliente), para oferecer conteúdos ainda mais personalizados.

 

Importante ressaltar que essa integração de sistemas é extremamente importante para a otimização da produtividade nas empresas, facilitando os processos e eliminando burocracias desnecessárias, bem como erros cometidos por falhas humanas.

Conclusão

O e-mail marketing é uma ótima estratégia de divulgação de produtos ou serviços, relacionamento com o cliente, nutrição de leads e expansão da marca. Por esse motivo, ele é cada vez mais usado por várias empresas.

 

Contudo, muitas pessoas ainda não conhecem os benefícios das campanhas de e-mail marketing, acreditando que o investimento somente em redes sociais é o suficiente para alcançar bons resultados.

 

De fato, o crescimento das redes é notável. Porém, o e-mail ainda é um dos canais mais populares da internet, além de proporcionar um excelente engajamento. Por isso, quem estava com dúvidas se vale mesmo a pena, já tem a resposta!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.