Como utilizar o Instagram para vender mais?

Você faz parte dos 50 milhões de brasileiros que possuem uma conta no Instagram? Utiliza o seu perfil para publicar imagens bonitas no feed, compartilhar acontecimentos rotineiros nos stories e interagir com os seus seguidores? Então, você já possui certa familiaridade com essa rede. Porém, você sabia que esse pode ser um canal excelente para aumentar a renda da sua empresa? Então confira nossas dicas para utilizar o Instagram para vender mais e alavanque os resultados da sua marca.

Como consequência, conquiste mais seguidores, se torne autoridade no assunto e seja lembrado pelos consumidores como um case de sucesso no Instagram.

– Para se inspirar: Instagram para empresas: 10 dicas para bombar o perfil da sua marca

5 dicas para utilizar o Instagram para vender mais:

1. Seja visto (e lembrado)

Há um ditado que diz: “quem não é visto não é lembrado”. E essa máxima funciona também para as redes sociais, inclusive no Instagram. Por se tratar de um canal de compartilhamento extremamente dinâmico, é fundamental manter o seu perfil sempre atualizado. Somente assim será possível alcançar um número maior de seguidores e potencializar o contato das pessoas com a sua marca.

O Instagram é puramente visual, por isso capriche nas imagens. Invista em fotos que sejam bonitas e que, ao mesmo tempo, contem uma história para quem está vendo. Isso faz com que você tenha maior probabilidade de criar vínculo, identificação e empatia com o seu público.

Vale ressaltar que produzir e compartilhar histórias envolventes não é ação complicada. Porém, para que elas funcionem como devem, é fundamental que você saiba exatamente quem é a sua persona ideal. Somente assim identificará o que essa pessoa deseja encontrar no Instagram e, então, poderá entregar o material adequado para ela. Assim sendo, faça uma pesquisa de como seu público interage nesta rede social, o que ele busca, quais são os outros perfis que segue, quais são os seus principais interesses, entre outros.

– Confira: Persona: qual a importância e como definir a da sua marca

2. Padronize as imagens

Quando dizemos que o Instagram é puramente visual, não é somente na estética das fotos que estamos falando. Padronizar as imagens faz com que seu público identifique que a foto faz parte da sua empresa e não de outras. Por isso, adote uma identidade visual em suas fotos e torne ela sua assinatura. Busque formas de se relacionar com seu público através das fotos. Essa ação leva tempo e exige planejamento, porém, pode ajudar muito na hora de utilizar o Instagram para vender mais.

Exemplo: você já conferiu o Instagram do Nubank? A empresa utiliza apenas imagens esteticamente bonitas, porém, em tons puxados para o roxo. Afinal, essa é a cor que identifica a marca. Assim sendo, são fáceis de serem identificadas em seu feed. Esse é apenas um exemplo de marca que utiliza muito bem a padronização de imagens, conquista a atenção e demonstra que leva o Instagram a sério.

– Você pode se interessar por: 5 cases para a sua empresa ter como referência

3. Use legendas para criar interação

O ponto forte do Instagram é o seu visual, principalmente as fotos e vídeos – seja no feed, nos stories ou no IGTV. Porém, as legendas também são importantes. Assim sendo, use-as com sabedoria.

Evite escrever textos muito grandes, a não ser que seja necessário. Lembre-se sempre que essa é uma rede social extremamente dinâmica. Ou seja, seus usuários se prendem muito mais ao apelo visual. Sendo assim, ao utilizar o Instagram para vender mais é preciso focar em hashtags importantes, frases de impacto mais curtas e descrições relevantes.

Lembre-se que você também pode usar links para vender pelo Instagram – porém, esses links não devem ficar na legenda da foto. Assim sendo, desempenhe essa ação de maneira estratégia. Você pode colocar na legenda da foto no seu feed “link na bio” ou compartilhá-lo em seus stories.

Atenção especial: se você optar por usar links, garanta que os usuários serão direcionados para o endereço correto. Ou seja, encontrarão aquilo que desejam.

4. Patrocine quando considerar necessário

Nem só de tráfego e postagens orgânicas vive uma empresa. É possível, sim, alcançar uma grande quantidade de pessoas fazendo apenas publicações orgânicas.

Porém, se a sua marca está desenvolvendo uma campanha específica ou tem objetivos que serão alcançados de maneira mais certeira com o impulsionamento, não hesite em fazer esse investimento. Além de os posts patrocinados terem um alcance maior, eles permitem uma grande segmentação de público. Assim sendo, você poderá fazer com que a sua publicação apareça para pessoas que fazem parte do seu público alvo ideal.

Com isso, as chances de aumentarem os seguidores, as visitas no seu site e, por fim, suas vendas, são maiores.

5. Use as #hashtags de maneira inteligente

As hashtags são palavras ou frases que identificam as imagens por meio de tags. Desta forma, é possível segmentar seu conteúdo por nichos, atraindo mais público para suas fotos.

Por exemplo: se você tem uma loja que produz canecas personalizadas e você compartilhou uma foto de uma nova caneca do Harry Potter, pode utilizar hashtags como: #caneca #harrypotter #muggles.

Porém, tenha bastante atenção: o uso de hashtags é liberado, mas, assim como qualquer outra ação, é preciso ter cautela. Isso porque você não deve utilizar palavras fora de contexto ou em demasia. Foque no seu produto e nos interesses do seu público. Utilizar o Instagram para vender mais não é difícil, mas é necessário tomar alguns cuidados para que o resultado seja cada vez melhor.

Com essas dicas você já sabe um pouco mais sobre como vender no Instagram e fortalecer a sua marca nesse canal. Vale lembrar que essa é uma rede que muda com frequência e, de tempos em tempos, acrescenta novas funcionalidades e formas de interação. Por isso, além de manter sempre a atenção nas dicas que citamos aqui, é importante estar sempre de olho em tendências, buscar por inspirações e produzir o melhor conteúdo possível para os seus seguidores.

– Veja também: Confira as novas funções de compra do Instagram

Gostou das nossas dicas? Conhece outras pessoas que podem se interessar por esse texto? Então compartilhe esse post!

Guia Inbound