Como funciona uma agência de publicidade

Você sabe como funciona uma agência de publicidade?

 

A decisão de contratar uma agência de publicidade pode vir de vários fatores, como a falta de tempo para focar no marketing ou a falta de experiência para tal função. Seja qual for, é importante entender o que uma agência de publicidade faz e como ela funciona, para assim, você ficar tranquilo para depositar suas expectativas em um lugar que sabe como supri-las.  

 

Descubra 4 técnicas de SEO para suas redes sociais. 

 

Confira, como realmente funciona uma agência de publicidade, começando por todos os seus cargos: 

Administrativo:

Toda agência de publicidade precisa de um setor administrativo, independente do seu tamanho. 

 

Esse setor é responsável por toda a parte administrativa e de recursos humanos, é ela que contrata clientes e funcionários de maneira formal, além de cuidar de toda a parte jurídica da empresa. 

 

Atendimento:

O atendimento é a ponte entre cliente e agência de publicidade. 

 

Desse modo, eles prezam pela captura de novos clientes e pelo bom relacionamento com eles. Além de providenciar a coleta do briefing e intermediar a aprovação junto com os clientes.

 

Tráfego:

Comum nas maiores agências de publicidade, o setor de tráfego é responsável pela fluidez dos processos internos.

 

Seu objetivo é agilizar todas as etapas de uma campanha, de maneira fluída, com divisão de trabalho e organização do fluxo de cada setor, juntamente com seus prazos. 

 

Planejamento:

A equipe de planejamento de uma agência de publicidade, é responsável por organizar as informações que serão passadas para o setor de criação.

 

Uma das melhores estratégias que esse setor carrega é o brainstorm, com ele os profissionais responsáveis pelas campanhas podem discutir as melhores soluções criativas para cada cliente.

 

Além disso, o planejamento é responsável pela área financeira da agência de publicidade, é ele que checa se as verbas estão condizentes com cada campanha proposta. 

 

Pesquisa:

O setor de pesquisa de uma agência de publicidade trabalha em conjunto com o planejamento. 

 

Essa área é responsável pela coleta de dados e informações sobre o mercado e o consumidor, para trazer novas e melhores soluções para o seu cliente, por meio de ferramentas de análise e pesquisas. 

 

Aprenda como fazer uma campanha de marketing de sucesso.

 

Criação: 

O setor de criação de uma agência de publicidade é dividido em três funções: redator, diretor de arte e designer gráfico.

 

É aqui que a mágica acontece e todas as ideias ganham vida. A equipe precisa ser composta por profissionais habilidosos e versáteis, pois as produções são muito variadas.  Além disso, é necessário ter conhecimento avançado em algumas ferramentas de edição de imagens e vídeos, para melhores resultados.

 

Mídia:

A área de mídia de uma agência de publicidade é responsável por definir as melhores estratégias para veiculação da campanha, peça ou anúncio. 

 

Dessa forma, o profissional precisa entender os melhores canais, em relação a valor investido e benefícios que o mesmo pode entregar. 

 

O fluxo de uma agência de publicidade é feito na ordem que foi apresentado às funções acima. Começando pelo briefing com o atendimento, seguido do cronograma com a equipe de planejamento, reuniões de brainstorming com planejamento, pesquisa e criação, depois as peças são criadas pela equipe de criação, juntamente com o plano de veiculação da equipe de mídia, finalizando novamente com o atendimento que aprova a campanha com o cliente. Dessa maneira, todas as equipes saberão o que fazer e irão realizar suas funções da melhor maneira possível!

 

Pensando em contratar uma agência de publicidade? Entre em contato pelo nosso site, temos as melhores soluções para sua empresa!