Agência in house: conheça as vantagens e desvantagens

Conheça o universo das agências in house!

 

Uma agência in house é o sonho de qualquer empresa, mas por demandar um alto investimento financeiro pode acabar não sendo prioridade em muitos lugares. Para te ajudar a decidir o futuro do marketing em seu negócio, separamos um material exclusivo com as vantagens e desvantagens que uma agência in house pode oferecer para sua empresa.

 

Mas antes iremos explicar o que é uma agência in house:

 

Uma agência in house é uma agência dentro de sua empresa, acoplada ao setor de marketing, que possui apenas um cliente: você. 

 

Fazendo com que o marketing externo e o endomarketing, seja concentrada apenas em um lugar, evitando ruídos e entregando além de sua mensagem, os valores, conceitos e missão de sua empresa. Mas engana-se quem pensa que uma agência in house pode ter qualquer padrão, ela precisa seguir as normas de uma agência padrão e possui atendimento, planejamento, criação e todos os cargos necessários para rodar um job com eficiência. 

 

Confira também os benefícios do endomarketing para sua empresa.

 

Agora que você já conhece o básico de uma agência in house, está na hora de conhecer suas vantagens e desvantagens, e a analisar sua empresa para entender se há a necessidade de uma house dentro do seu ambiente.

 

As vantagens da agência in house:

 

  • Conhecimento:

 

O conhecimento do cliente na agência in house pode ser sem dúvida uma das maiores vantagens desse segmento.

Possuir no mesmo local de trabalho pessoas que possuem conhecimento de sua empresa, e que conhecem a missão, valores e conceitos é sinônimo de um job feito em menos tempo e entregue com mais qualidade, uma vez que a pessoa que está produzindo entende muito bem do assunto. 

 

 

  • Proximidade:

 

A proximidade é uma super vantagem de possuir uma agência in house, não só proximidade de valores e metas, mas proximidade física. 

As reuniões são marcadas no mesmo lugar, poupando tempo de deslocamento, a comunicação entre cliente e empresa não está suscetível a ruídos, uma vez que as necessidades de e-mails e reuniões não assistem, abrindo espaço também para que as dúvidas sejam tiradas de maneira mais rápida e eficaz.

 

 

  • Economia de tempo:

 

Não podemos deixar de lado a economia de tempo que a agência in house entrega, a entrega de materiais é feita de maneira mais rápida e eficiente, já que todos os esforços são concentrados em um cliente só.

Outra economia que as agências in house oferecem em relação ao tempo, é a demanda de deslocamento, já citada aqui, o distanciamento em relação às reuniões presenciais são inexistentes. 

 

 

  • Acompanhamento:

 

Outra vantagem de uma agência in house é possuir um acompanhamento maior da parte do cliente em cima da agência. O controle é constante e a qualidade das entregas também acaba sendo maior.

 

Confira a importância do calendário sazonal para suas campanhas de marketing. 

 

As desvantagens da agência in house: 

 

  • Aumento dos custos:

 

Abrir uma agência in house dentro de sua empresa implica em aumento dos custos. Ao contratar uma equipe inteira para completar o time de sua empresa, você estará arcando com gastos de novas contratações e impostos.

 

 

  • Muita demanda:

 

As demandas de uma agência in house são maiores, uma vez que a equipe precisa pensar em comunicação externa e interna. A equipe precisa ser muito bem organizada e distribuída em funções para que nada ocorra de maneira bagunçada, este fator pode influenciar diretamente na qualidade dos jobs que podem cair drasticamente.

 

 

  • Trabalho engessado:

 

A falta de criatividade pode ser uma questão muito preocupante nas agências in house. O fato da agência possuir apenas um cliente pode acabar engessando vários processos e acabar limitando algumas ideias, além disso, esse fatores podem desencadear em soluções já aplicadas, por estas serem mais confortáveis e dentro de um padrão que todos já estão acostumados a seguir.  

 

 

  • Demandas inconstantes:

 

Além de altas demandas, as agências in house apresentam períodos de poucas solicitações. A inconstância de demandas contribui para gerar gastos desnecessários com estrutura e equipe, uma vez que em muitos momentos não há fluxo de trabalho. 

 

Uma agência in house pode trazer muitas vantagens e desvantagens para sua empresa, por isso ela precisa ser muito bem planejada e organizada, para trazer os resultados certos para sua empresa, visando sempre a melhoria de sua equipe!

 

Você sabe como lidar com momentos de crise? Confira nosso material exclusivo sobre gestão de crise!

 

Para saber mais sobre as melhores soluções de marketing para sua empresa, fique de olho em nosso blog.