A diferença entre B2B e B2C

Conheças as diferenças entre B2B e B2C.

 

O marketing hoje em dia engloba várias nomenclaturas que podem confundir as pessoas que estão buscando a entrada nesse universo. Entre eles estão os modelos de negócio B2B e B2C, que são muito populares, mas ainda despertam dúvidas em algumas pessoas.

 

Por isso hoje iremos explicar como esses modelos funcionam e quais as suas principais diferenças:

 

B2B:

O business to business é o modelo de negócio, que consiste em uma empresa vender um serviço ou produto para outra empresa. Neste caso as transações são feitas entre pessoas jurídicas e envolve a compra de diversos tipos de produtos.

 

Desse modo, o foco é comercializar direto para a empresa, para que ela entregue os produtos certos para o consumidor final, fazendo com que o trabalho de transformar a matéria prima em produto final, seja totalmente da empresa.   

 

Entretanto, não estamos falando só da venda de matérias primas, mas sim de qualquer produto ou serviço que possa ser vendido de empresa para empresa.

 

Temos o modelo B2B presente em lojas de roupas varejistas que precisam repor o estoque de matérias base para a confecção das peças, cafeterias que precisam comprar café de outras empresas, ou até mesmo uma empresa que precisa contratar um serviço de limpeza ou reparos. 

 

B2C:

Já no modelo Business To Consumer a dinâmica é um pouco diferente. Dessa vez, é a empresa que se relaciona com o público, ou seja, com o consumidor final. 

 

O B2C é o modelo de negócio mais presente em nosso dia a dia, pois contempla o varejo e os principais comércios que fazem parte da rotina do público. Dessa forma, esse modelo é o mais popular e destinado para todos os públicos, estando presente em e-commerces e serviços que você mesmo contrata, para seu uso pessoal.

 

Agora que você já entende como funcionam os modelos B2B e B2C, vamos às suas principais diferenças.

 

 

  • Público- alvo:

 

A principal diferença entre os modelos de negócio B2B e B2C com certeza é o público-alvo que cada um deles se relaciona.

 

Tendo em vista que o modelo B2B se encarrega de comercializar com outras empresas, a relação B2C se relaciona apenas com o consumidor final.  

 

Essa diferença é a mais comum e parece ser simples, mas se não executada de maneira correta, pode influenciar diretamente de maneira negativa no resultado das ações. 

 

Aprenda a definir o seu público-alvo.

 

 

  • Volume de compra:

 

O volume de compra entre B2B e B2C é muito diferente.

 

As transações no modelo B2B são feitas em volumes maiores, uma vez que os preços também seguem essas medidas. Já no B2C as transações são menores, não é à toa que esse modelo de negócio faz parte do nosso cotidiano.

 

 

  • Ciclo de vendas:

 

O ciclo de vendas em modelos B2B e B2C também chamam a atenção.

 

Quando a negociação vem de empresa para empresa elas tendem a ser mais longas, por conta de inúmeras etapas e pessoas que podem estar envolvidas. Já no business to customer o ciclo de venda é mais simples e rápido, sendo diretamente feito para o consumidor final.

 

  • Método de pagamento:

Outra grande diferença entre o B2B e o B2C são os métodos de pagamento.

 

Uma vez que o método B2B oferece mais parcelas e métodos de pagamento, por se tratar de grandes quantias e serviços. Já no B2C os métodos e parcelas acabam sendo atribuídos de acordo com o valor do produto. 

 

Apesar de todas essas diferenças entre B2B e B2C, um fator que não pode ser deixado de lado em ambas os modelos de negócio, é investir em um bom e duradouro relacionamento com o cliente, para atender todas as suas necessidades e interesses, sempre entregando os melhores resultados e focando nas melhores soluções! 

 

Descubra como aumentar as vendas do seu e-commerce. 

 

Para saber mais sobre as melhores soluções para sua empresa, continue acompanhando nosso blog.