4 etapas da publicidade criativa e sua importância

A publicidade nada mais é do que uma estratégia de marketing essencial para o avanço da venda de produtos ou serviços de uma empresa. É de extrema importância, pois está em todos os lugares e momentos do dia a dia.

 

Ela pode ser vista na televisão, em outdoors, na adesivacao de carros propaganda, nas plataformas de mídias sociais, entre outros. Ou seja, estão por todos os lados. 

 

Para que uma publicidade seja propagada, ela precisa adquirir um espaço em diferentes plataformas de divulgação por meio da compra. Com isso, ela consegue incentivar o seu público a consumir o produto, serviço ou a marca em geral.

 

Contudo, esse conceito envolve pontos muito maiores do que apenas vender uma determinada mercadoria: ela deve estudar os pontos de relações e comportamentos sociais. 

 

Isso se comprova com o uso das atualidades nos anúncios publicitários, que seguem as tendências do momento para agradar e afetar cada vez mais o possível consumidor.

 

Sua função dentro de uma empresa é divulgar uma determinada mensagem de acordo com os objetivos da campanha, de maneira que consiga atingir o público desejado, expandindo a empresa e aumentando o número de vendas.

 

Entendendo isso, é possível concluir que a publicidade deve investir na criatividade, para ganhar destaque e chamar a atenção dos consumidores, bem como da concorrência.

 

A publicidade ainda pode ter diferentes tipos para se adaptar de acordo com o objetivo que cada empresa define, cada uma com seus benefícios. 

 

Portanto, investir no setor de publicidade na área corporativa pode resultar em ótimas vantagens: 

 

  • Atrair novos clientes;
  • Solidificar a imagem da marca;
  • Aumentar as vendas;
  • Popularizar um novo produto;
  • Ganhar destaque nos negócios.

 

Assim, desde a sua criação, design, planejamento e divulgação, a publicidade prepara o serviço para que o receptor possa se tornar um cliente.

 

Além disso, ela permite que a empresa consiga criar uma imagem estável de seus produtos e faz com que a marca ganhe destaque no mercado e em relação aos demais do mesmo nicho. 

Passo a passo para fazer uma propaganda

Antes de simplesmente divulgar a campanha, é preciso pensar com cuidado nela. Portanto, serão analisadas as etapas desse processo:

Analise sua empresa

Antes de determinar o que a publicidade irá promover e como ela afetará a empresa é preciso realizar um estudo de todos os resultados e lucros, para identificar o que é necessário para sua evolução.

 

Além disso, é importante compreender a situação do mercado em que a companhia está inserida. Dessa forma, é possível entender as tendências e perceber quais pontos estão faltando. 

 

Esse momento é o de analisar como a empresa está em relação à satisfação dos seus consumidores. Se os resultados prévios são antigos, significa que alguns fatores podem ser melhorados para agradar os clientes.

 

Isso porque a publicidade é o meio de conseguir informar o consumidor da situação da empresa e de convencê-lo a adquirir seus produtos ou serviços. Então, é preciso se adaptar aos seus desejos e investir nessa estratégia para melhorar a situação com o cliente.

 

Logo, se uma empresa de alimentacao hospitalar percebe que sua audiência não é tão fiel e não costuma fechar negócios novamente, ela voltará os investimentos em publicidade criativa com o objetivo de fidelizar esses clientes. 

Faça um planejamento para estabelecer metas

Antes de qualquer ação, é essencial desenvolver um planejamento que define quais ações serão tomadas. Dessa maneira, é possível se organizar e realizar trabalhos definidos e efetivos sem se perder durante o caminho. 

 

Assim, para que a publicidade seja efetiva para alcançar os resultados que a empresa deseja, ela precisa ser escolhida de uma forma específica, sendo imprescindível determinar quais são os objetivos ao utilizar esse mecanismo.

 

Ademais, é importante ser específico, para que o cliente compreenda totalmente a mensagem e realize a ação desejada. 

 

Por exemplo, se uma empresa de informática deseja atrair um público novo, ela pode realizar a publicidade de um computador completo que está em alta e chamará a atenção de qualquer consumidor interessado. 

Determine o orçamento

É preciso que haja disponibilidade de verba para investir nessa ferramenta. Por isso, deve haver uma definição da quantia que será investida nesse momento para que o trabalho seja focado e limitado pelo que está disponível.

 

Deve-se levar em consideração todos os gastos fixos já existentes e o que há de sobra sem, que a empresa fique com saldo negativo no final do mês.

 

Ainda é necessário levar em conta o quanto terá de retorno com a campanha. Além disso, não exagere no preço, uma vez que deve haver o retorno e lucro, mas também aquisição.

 

Se uma empresa realizar uma publicidade para seu novo papel de parede 3d, deve estudar o quanto de verba tem disponível para fazer a campanha, aproveitando dos investimentos ao máximo.

Escolha o público

Definir para que grupo a campanha será direcionada ajuda a realizar um trabalho mais focado. É o momento de escolher o público que se deseja que a empresa tenha uma ligação. 

 

Com essa informação definida, é possível ter uma mensagem específica que afetará os clientes desejados, contribuindo para um retorno mais efetivo.

 

É importante levar em consideração quem já consome os conteúdos da empresa e para quem deseja expandir a marca. Essa análise dependerá também das metas determinadas, uma vez que o alvo pode ser os já consumidores ou uma nova leva de clientes.

 

Assim, se uma empresa que vende mobiliario urbano em sao paulo decide realizar uma publicidade, ela precisa determinar que a direcionará às prefeituras, que de fato irão adquirir o produto. 

Defina as plataformas de divulgação

Para isso, é preciso saber quem é o público-alvo, pois assim há conhecimento de onde eles estão localizados e de como levar a publicidade até eles. Pode-se definir uma plataforma ou diversos meios online ou offline. 

 

Logo, se um buffet para eventos deseja fazer uma publicidade, ele deve compreender que a maior parte dos interessados no assunto está na internet, então a campanha poderá ser realizada nas redes sociais ou rede de pesquisa, por exemplo. 

Faça um rascunho

Definida a ideia da publicidade, como ela será produzida, divulgada, todas as informações que serão importantes na hora da liberação, será criada a mensagem de forma objetiva e que instigue o leitor a realizar a ação desejada. 

 

Venda uma solução, não só um serviço. Por exemplo, se uma empresa deseja fazer uma publicidade de sua nova caixa display papelao, é recomendável produzir um conteúdo teste para ver se ele será bem aceito. 

Libere o conteúdo e acompanhe os resultados

Com a publicidade pronta, o próximo passo é divulgá-la. Deixe o público conhecer o projeto e interagir com ele.

 

Além disso, não esqueça de acompanhar como a campanha se saiu, pois permite que a empresa tenha noção se o trabalho foi efetivo e se há pontos que devem ser melhorados no futuro. 

 

Isso deve ser feito durante a propagação do próprio projeto, para que ela possa se adaptar rapidamente ao que surgir como necessário durante o percurso.

 

Logo, ao divulgar sua nova impressora de etiqueta colorida e perceber que houve grande tráfego de novos clientes, ainda assim é possível mudar as estratégias enquanto a campanha acontece para atrair ainda mais público. 

Como elaborar uma publicidade criativa?

Estar em um mercado muito competitivo exige que uma companhia se destaque para conseguir expandir e crescer melhor. Para isso, a inovação e criatividade despertam o interesse dos clientes na hora de consumir.

 

Dessa forma, entregar um conteúdo de publicidade criativa faz com que a empresa consiga atingir muitos resultados positivos.

 

A seguir, serão analisadas mais detalhadamente as etapas que devem ser seguidas para o desenvolvimento de uma publicidade criativa:

1. Preparar-se

Nesse momento, deverão ser compreendidos quais os objetivos da publicidade, porém, devem ser analisadas as características mais atrativas ao público, assim como as tendências a serem incorporadas ao projeto. 

 

É necessário realizar uma definição de qual estrutura se deseja seguir e em como impactar os consumidores. É a etapa de realizar um estudo do que se deseje incluir de novidade na campanha.

2. Realizar uma pausa

Para que a criatividade venha, é preciso dar uma pausa nos pensamentos e análises contínuas. As informações que foram definidas continuarão em aberto e serão analisadas independente e inconscientemente pelo cérebro.

3. Surgimento de inspiração

Com uma pausa, há o surgimento da inspiração e as ideias criativas passam a surgir. As concepções passam a ter maior clareza e se tornar mais concretas. 

 

A partir desse momento, com uma base criativa, o projeto pode ser melhorado com um trabalho ativo da equipe.

4. Desenvolvimento do projeto

Com o rascunho da campanha já definido, é preciso desenvolver o projeto, seguindo os passos de uma publicidade, definindo o orçamento, os meios de divulgação e os outros tópicos essenciais, com o diferencial de querer surpreender o público-alvo.

Considerações finais

É possível concluir que investir na área de publicidade criativa é essencial para uma empresa, para que ela atinja um bom posicionamento de mercado.

 

Porém, é preciso que haja um planejamento e que algumas etapas sejam seguidas. Além disso, as publicidades criativas aumentam a chance de ganhar destaque entre o público, além das chances de se tornar viral e melhorar cada vez mais seu alcance.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.